Alopecia areata: sintomas, tratamentos e causas

Alopecia areata é uma doença auto-imune que ataca os folículos capilares do corpo, causando perda de cabelo.

O que é alopecia areata?

Alopecia areata é uma condição que faz com que o cabelo de uma pessoa caia. (Alopecia é o termo médico para perda de cabelo; existem vários tipos de alopecia, incluindo alopecia areata.)

Quem fica com alopecia areata?

Qualquer um pode desenvolver alopecia; No entanto, suas chances de ter alopecia areata são um pouco maiores se você tiver um parente com a doença. Além disso, a alopecia areata ocorre mais freqüentemente entre pessoas que têm familiares com distúrbios autoimunes, como diabetes , lúpus ou doenças da tireoide .

Quais são as causas e sintomas da alopecia areata?

Alopecia areata é uma doença auto-imune, onde o sistema imunológico de uma pessoa ataca o corpo, neste caso, os folículos pilosos. Quando isso acontece, o cabelo da pessoa começa a cair, geralmente em pedaços do tamanho e da forma de um quarto. A extensão da perda de cabelo varia; em alguns casos, é apenas em alguns pontos. Em outros, a perda de cabelo pode ser maior. Em raras ocasiões, a pessoa perde todo o cabelo em sua cabeça (alopecia areata totalis) ou corpo inteiro (alopecia areata universalis).

Acredita-se que a composição genética da pessoa pode desencadear a reação auto-imune da alopecia areata, juntamente com um vírus ou uma substância com a qual a pessoa entra em contato.

Alopecia areata é uma doença imprevisível. Em algumas pessoas, o cabelo volta a crescer, mas cai mais tarde. Em outros, o cabelo cresce e permanece. Cada caso é único. Mesmo que alguém perca todo o cabelo, há uma chance de que ele volte a crescer.

Como é tratada a alopecia areata?

A alopecia areata não pode ser curada; no entanto, pode ser tratado e o cabelo pode crescer novamente.

Em muitos casos, a alopecia é tratada com medicamentos que são usados ​​para outras condições. Opções de tratamento para alopecia areata incluem:

• Corticosteróides : anti-inflamatórios que são prescritos para doenças auto-imunes. Os corticosteróides podem ser administrados como uma injeção no couro cabeludo ou em outras áreas, oralmente (como uma pílula), ou aplicados topicamente (esfregados na pele) como uma pomada, creme ou espuma. A resposta à terapia pode ser gradual.
  • Rogaine ® (minoxidil): este medicamento tópico já é usado como tratamento para a calvície padrão. Geralmente, leva cerca de 12 semanas de tratamento com Rogaine antes que o cabelo comece a crescer.

Outras drogas que são usadas para a alopecia com vários graus de eficácia incluem medicamentos usados ​​para tratar a psoríase e sensibilizadores tópicos (drogas que são aplicadas na pele e causam uma reação alérgica que pode causar o crescimento do cabelo).

Vivendo com alopecia areata

Além dos tratamentos com medicamentos, existem várias técnicas cosméticas e de proteção que as pessoas com alopecia podem experimentar. Esses incluem:

• Use maquiagem para esconder ou minimizar a perda de cabelo.
  • Use óculos escuros para proteger os olhos do sol e do meio ambiente (se houver perda de cílios).
  • Use coberturas (perucas, chapéus ou lenços) para proteger a cabeça dos elementos.
  • Coma uma dieta bem equilibrada. O crescimento do cabelo é um processo dependente de vitaminas e minerais. As pessoas em dietas da moda geralmente têm problemas com a queda de cabelo (embora não especificamente relacionadas à alopecia areata).
  • Reduza o estresse. Embora nunca tenham sido comprovados em grandes estudos e investigações, muitas pessoas com alopecia areata de início recente tiveram tensões recentes na vida, como trabalho, família, óbitos, cirurgias, acidentes, etc.