Alzheimer: o que é, sintomas, tratamentos e causas

A doença de Alzheimer é um distúrbio neurológico no qual a morte de células cerebrais causa perda de memória e declínio cognitivo.

É o tipo mais comum de demência , responsável por 60% a 80% dos casos de demência nos Estados Unidos.

Em 2013, 6,8 milhões de pessoas nos EUA foram diagnosticadas com demência. Destes, 5 milhões tinham diagnóstico de doença de Alzheimer. Em 2050, espera-se que os números dobrem.

A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa. No início, os sintomas são leves, mas se tornam mais graves com o tempo.

Fatos rápidos sobre a doença de Alzheimer

• A doença de Alzheimer é o tipo mais comum de demência.
  • Isso acontece quando placas contendo beta-amiloide se formam no cérebro.
  • À medida que os sintomas pioram, torna-se mais difícil para as pessoas lembrar de eventos recentes, raciocinar e reconhecer pessoas que conhecem.
  • Eventualmente, uma pessoa com Alzheimer provavelmente necessitará de assistência em tempo integral.

Sintomas

Para receber um diagnóstico de Alzheimer, a pessoa deve ter experimentado um declínio na função cognitiva ou comportamental e desempenho em comparação com a forma como eles eram anteriormente. Esse declínio deve interferir na sua capacidade de funcionar no trabalho ou em atividades usuais.

O declínio cognitivo deve ser visto em pelo menos duas das cinco áreas de sintomas listadas abaixo:

1. Reduzida capacidade de absorver e lembrar de novas informações, o que pode levar, por exemplo, a:

• perguntas repetitivas ou conversas
  • extravio de pertences pessoais
  • esquecendo eventos ou compromissos
  • se perdendo em uma rota familiar

2. Deficiências no raciocínio, tarefas complexas e julgamento, por exemplo:

• má compreensão dos riscos de segurança
  • incapacidade de gerenciar finanças
  • baixa capacidade de decisão
  • incapacidade de planejar atividades complexas ou sequenciais

3. Habilidades visuo espaciais prejudicadas que não são, por exemplo, devido a problemas de visão. Estes poderiam ser:

• incapacidade de reconhecer rostos ou objetos comuns ou de encontrar objetos em visão direta
  • incapacidade de usar ferramentas simples, por exemplo, para orientar as roupas para o corpo

4. Fala, leitura e escrita prejudicadas, por exemplo:

• dificuldade em pensar em palavras comuns enquanto fala, hesitações
  • erros de fala, ortografia e escrita

5. Mudanças na personalidade e comportamento, por exemplo:

• mudanças de humor fora do caráter, incluindo agitação, apatia, retraimento social ou falta de interesse, motivação ou iniciativa
  • perda de empatia
  • comportamento compulsivo, obsessivo ou socialmente inaceitável

Se o número e a gravidade dos sintomas confirmarem demência, os seguintes fatores podem confirmar a doença de Alzheimer.

• um início gradual, ao longo de meses a anos, em vez de horas ou dias
  • uma acentuada piora do nível normal de cognição do indivíduo em áreas específicas

Se os sintomas começarem ou piorarem ao longo de horas ou dias, você deve procurar atendimento médico imediato, pois isso pode indicar uma doença aguda.

A doença de Alzheimer é mais provável quando a perda de memória é um sintoma proeminente, especialmente na área da aprendizagem e da recuperação de novas informações.

Problemas de linguagem também podem ser um sintoma inicial importante, por exemplo, lutando para encontrar as palavras certas.

Se déficits visuo espaciais são mais proeminentes, estes incluem:

• incapacidade de reconhecer objetos e rostos
  • dificuldade em compreender partes separadas de uma cena de uma só vez
  • dificuldade em ler texto, conhecido como alexia

Os défices mais proeminentes na disfunção executiva estariam relacionados com raciocínio, julgamento e resolução de problemas.

Outros sinais precoces

Em 2016, pesquisadores publicaram descobertas sugerindo que uma mudança no senso de humor pode ser um sinal precoce da doença de Alzheimer.

Pesquisas recentes sugerem que as características da doença de Alzheimer, como as lesões cerebrais, podem já estar presentes na meia-idade, embora os sintomas da doença não apareçam até anos mais tarde.

Doença de Alzheimer de início precoce

A doença de Alzheimer familiar de início precoce pode afetar pessoas mais jovens com história familiar da doença, tipicamente entre as idades de 30 e 60 anos.

É responsável por menos de 5% de todos os casos de Alzheimer.

Estágios

A progressão da doença de Alzheimer pode ser dividida em três etapas principais:

• pré-clínico, antes de aparecerem os sintomas
  • comprometimento cognitivo leve, quando os sintomas são leves
  • demência

Além disso, a Associação de Alzheimer descreve sete etapas ao longo de um contínuo de declínio cognitivo, com base na gravidade dos sintomas.

A escala varia de um estado sem comprometimento, passando por um declínio leve e moderado, chegando a um “declínio muito severo”.

Um diagnóstico geralmente não fica claro até o estágio quatro, descrito como “Alzheimer leve ou em estágio inicial”.