Artrite e exames de sangue

Os exames de sangue mais comuns utilizados para auxiliar no diagnóstico e tratamento da artrite são discutidos.

Quais exames de sangue são feitos para diagnosticar artrite?

Os pacientes com artrite provavelmente terão exames de sangue quando virem pela primeira vez o médico e como parte de seus cuidados de acompanhamento. Isso ocorre porque o sangue é o tecido corporal amostrado mais fácil e seguro, e contém traços de material de todas as outras partes do corpo.

Os exames de sangue mais comuns usados ​​para ajudar a diagnosticar e controlar a artrite incluem os seguintes:

Hemograma completo: O hemograma completo (CBC) é uma série de exames de sangue que fornece informações sobre as diferentes partes do sangue, incluindo glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Máquinas automáticas contam rapidamente os tipos de células. Os resultados do teste de hemograma completo podem ajudar a diagnosticar doenças e também informar a gravidade da doença.

Em condições normais, a contagem de glóbulos brancos é entre 4.000 e 11.000. Uma contagem elevada de glóbulos brancos pode significar que há inflamação (inchaço), que pode ser causada pela artrite reumatóide (AR). No entanto, infecções, estresse e exercícios aumentam temporariamente a contagem de glóbulos brancos também.

Um hemograma completo também mede a hemoglobina , um componente das células vermelhas que contém ferro e transporta oxigênio. O hematócrito é a porcentagem do volume total de sangue que é composto de células vermelhas. Os valores normais do hematócrito são 39 a 51% para homens e 36 a 46% para mulheres. Um hematócrito menor pode ser causado por vários fatores ou condições, incluindo AR.

Taxa de sedimentação de eritrócitos: A taxa de sedimentação de eritrócitos (ESR) é um teste no qual uma amostra de sangue é colocada num tubo para ver até que ponto os glóbulos vermelhos se estabelecem em uma hora. Inflamação no corpo produz proteínas no sangue, que fazem as células vermelhas se aglomerarem e faz com que elas caiam mais rápido do que as células sangüíneas saudáveis. Como a inflamação pode ser causada por outras condições além da artrite, o teste de VHS por si só não diagnostica a artrite.

Fator Reumatóide: O fator reumatoide (FR) é um anticorpo encontrado em muitos pacientes com AR. É um dos vários métodos usados ​​para diagnosticar a AR (80% dos pacientes com AR têm RF no sangue, embora outras doenças inflamatórias ou infecciosas também possam ser a causa).

Anticorpo antinuclear: Os pacientes com certas doenças reumáticas, como o lúpus, produzem anticorpos que são direcionados ao núcleo das células do corpo. Esses anticorpos, conhecidos como anticorpos antinucleares (ANAs), são descobertos visualizando-se o soro sanguíneo do paciente (líquido claro separado do sangue) sob um microscópio. Mais de 95% dos pacientes com lúpus têm um teste ANA positivo. No entanto, pacientes com outras doenças também podem ter resultados positivos no teste de ANA, e mesmo pessoas perfeitamente saudáveis ​​podem ter resultados positivos no teste de ANA, portanto, outros testes devem ser completados antes que um diagnóstico possa ser feito.