Câncer de Mama – Doenças Femininas

O câncer de mama é o câncer que se forma nas células dos seios.

Após o câncer de pele, o câncer de mama é o câncer mais comum diagnosticado em mulheres nos Estados Unidos. O câncer de mama pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, mas é muito mais comum em mulheres.

O apoio substancial à conscientização do câncer de mama e ao financiamento da pesquisa ajudou a criar avanços no diagnóstico e no tratamento do câncer de mama. As taxas de sobrevivência ao câncer de mama aumentaram, e o número de mortes associadas a esta doença está em constante declínio, em grande parte devido a fatores como a detecção precoce, uma nova abordagem personalizada ao tratamento e uma melhor compreensão da doença.

Sinais e sintomas de câncer de mama podem incluir:

• Um nódulo ou espessamento da mama que pareça diferente do tecido circundante
  • Mudança no tamanho, forma ou aparência de um seio
  • Alterações na pele sobre a mama, como covinhas
  • Um mamilo recém-invertido
  • Peeling, descamação, formação de crostas ou descamação da área pigmentada da pele ao redor do mamilo (aréola) ou pele da mama
  • Vermelhidão ou picada da pele sobre o peito, como a pele de uma laranja

Quando ir a um médico

Se você encontrar um nódulo ou outra alteração no seio – mesmo que uma mamografia recente seja normal – marque uma consulta com seu médico para uma avaliação imediata.

Causas

Os médicos sabem que o câncer de mama ocorre quando algumas células da mama começam a crescer anormalmente. Essas células se dividem mais rapidamente do que as células saudáveis ​​e continuam a se acumular, formando um nódulo ou massa. As células podem se espalhar (metastatizar) através do seio até os nódulos linfáticos ou outras partes do corpo.

O câncer de mama na maioria das vezes começa com células nos ductos produtores de leite (carcinoma ductal invasivo). O câncer de mama também pode começar no tecido glandular chamado lóbulo (carcinoma lobular invasivo) ou em outras células ou tecidos da mama.

Pesquisadores identificaram fatores hormonais, de estilo de vida e ambientais que podem aumentar o risco de câncer de mama. Mas não está claro por que algumas pessoas que não têm fatores de risco desenvolvem câncer, mas outras pessoas com fatores de risco nunca o fazem. É provável que o câncer de mama seja causado por uma interação complexa de sua composição genética e seu ambiente.

Câncer de mama hereditário

Os médicos estimam que cerca de 5 a 10 por cento dos cânceres de mama estão ligados a mutações genéticas transmitidas por gerações de uma família.

Um número de genes mutantes herdados que podem aumentar a probabilidade de câncer de mama foram identificados. Os mais conhecidos são o gene 1 do câncer de mama (BRCA1) e o gene 2 do câncer de mama (BRCA2), ambos aumentando significativamente o risco de câncer de mama e de ovário.

Se você tem uma forte história familiar de câncer de mama ou outros tipos de câncer, seu médico pode recomendar um exame de sangue para ajudar a identificar mutações específicas no BRCA ou outros genes que estão sendo transmitidos por sua família.

Considere pedir ao seu médico uma referência para um conselheiro genético, que pode rever o seu histórico de saúde da família. Um conselheiro genético também pode discutir os benefícios, riscos e limitações do teste genético para ajudá-lo na tomada de decisões compartilhadas.

Fatores de risco

Um fator de risco de câncer de mama é qualquer coisa que torne mais provável que você tenha câncer de mama. Mas ter um ou até vários fatores de risco de câncer de mama não significa necessariamente que você irá desenvolver câncer de mama. Muitas mulheres que desenvolvem câncer de mama não têm outros fatores de risco conhecidos além de serem mulheres.

Fatores associados a um risco aumentado de câncer de mama incluem:

• Ser mulher. As mulheres são muito mais propensas que os homens a desenvolver câncer de mama.
  • Aumento da idade Seu risco de câncer de mama aumenta com a idade.
  • Uma história pessoal das condições da mama. Se você fez uma biópsia de mama que encontrou carcinoma lobular in situ (LCIS) ou hiperplasia atípica da mama, você tem um risco aumentado de câncer de mama.
  • Uma história pessoal de câncer de mama. Se você teve câncer de mama em um dos seios, tem um risco maior de desenvolver câncer no outro seio.
  • Uma história familiar de câncer de mama. Se sua mãe, irmã ou filha foi diagnosticada com câncer de mama, particularmente em uma idade jovem, o risco de câncer de mama é aumentado. Ainda assim, a maioria das pessoas diagnosticadas com câncer de mama não tem histórico familiar da doença.
  • Genes herdados que aumentam o risco de câncer. Certas mutações genéticas que aumentam o risco de câncer de mama podem ser passadas de pais para filhos. As mutações genéticas mais conhecidas são denominadas BRCA1 e BRCA2. Esses genes podem aumentar muito o risco de câncer de mama e outros tipos de câncer, mas não tornam o câncer inevitável.
  • Exposição à radiação. Se você recebeu tratamentos de radiação no peito quando criança ou adulto jovem, o risco de câncer de mama é aumentado.
  • Obesidade. Ser obeso aumenta o risco de câncer de mama.
  • Começando seu período em uma idade mais jovem. O início do período anterior aos 12 anos aumenta o risco de câncer de mama.
  • Começando a menopausa em uma idade mais adiantada. Se você começou a menopausa com mais idade, é mais provável que você desenvolva câncer de mama.
  • Ter seu primeiro filho em idade mais avançada. As mulheres que dão à luz seu primeiro filho depois dos 30 anos podem ter um risco aumentado de câncer de mama.
  • Nunca ter estado grávida. As mulheres que nunca engravidaram têm um risco maior de câncer de mama do que as mulheres que tiveram uma ou mais gestações.
  • Terapia hormonal pós-menopausa. As mulheres que tomam medicamentos de terapia hormonal que combinam estrogênio e progesterona para tratar os sinais e sintomas da menopausa têm um risco aumentado de câncer de mama. O risco de câncer de mama diminui quando as mulheres param de tomar esses medicamentos.
  • Beber álcool. Beber álcool aumenta o risco de câncer de mama.

Redução do risco de câncer de mama para mulheres com risco médio

Fazer mudanças em sua vida diária pode ajudar a reduzir o risco de câncer de mama. Tente:

• Pergunte ao seu médico sobre o rastreio do cancro da mama. Discuta com seu médico quando iniciar exames e exames de rastreamento do câncer de mama, como exames clínicos das mamas e mamografias.

Converse com seu médico sobre os benefícios e riscos da triagem. Juntos, você pode decidir quais estratégias de rastreamento do câncer de mama são perfeitas para você.

• Familiarize-se com os seus seios através do auto-exame das mamas para a percepção das mamas. As mulheres podem optar por se familiarizar com seus seios, inspecionando ocasionalmente seus seios durante um auto-exame de mama para conscientização da mama. Se houver uma nova alteração, caroços ou outros sinais incomuns em seus seios, converse com seu médico imediatamente.

A consciência da mama não pode prevenir o câncer de mama, mas pode ajudá-lo a entender melhor as alterações normais que seus seios sofrem e identificar sinais e sintomas incomuns.

• Beba álcool com moderação, se em tudo. Limite a quantidade de álcool que você bebe para não mais do que uma bebida por dia, se você optar por beber.
  • Exercite a maioria dos dias da semana. Apontar para pelo menos 30 minutos de exercício na maioria dos dias da semana. Se você não está ativo ultimamente, pergunte ao seu médico se está tudo bem e comece devagar.
  • Limite de terapia hormonal pós-menopausa. A terapia hormonal combinada pode aumentar o risco de câncer de mama. Converse com seu médico sobre os benefícios e riscos da terapia hormonal.

Algumas mulheres apresentam sinais e sintomas incômodos durante a menopausa e, para essas mulheres, o aumento do risco de câncer de mama pode ser aceitável para aliviar os sinais e sintomas da menopausa.

Para reduzir o risco de câncer de mama, use a menor dose possível de terapia hormonal pelo menor tempo possível.

• Mantenha um peso saudável. Se seu peso for saudável, trabalhe para manter esse peso. Se você precisa perder peso, pergunte ao seu médico sobre estratégias saudáveis ​​para conseguir isso. Reduza o número de calorias que você come a cada dia e aumente lentamente a quantidade de exercício.
  • Escolha uma dieta saudável. As mulheres que comem uma dieta mediterrânica suplementada com azeite extra-virgem e nozes mistas podem ter um risco reduzido de câncer de mama. A dieta mediterrânea concentra-se principalmente em alimentos à base de plantas, como frutas e legumes, cereais integrais, legumes e nozes. As pessoas que seguem a dieta mediterrânea escolhem gorduras saudáveis, como azeite, manteiga e peixe, em vez de carne vermelha.

Redução do risco de câncer de mama para mulheres com alto risco

Se o seu médico tiver avaliado a sua história familiar e determinado que você tem outros fatores, como uma condição de mama pré-cancerosa, que aumentam o risco de câncer de mama, você pode discutir opções para reduzir seu risco, tais como:

• Medicamentos preventivos (quimioprevenção). Medicamentos bloqueadores de estrogênio, como moduladores seletivos do receptor de estrogênio e inibidores da aromatase, reduzem o risco de câncer de mama em mulheres com alto risco da doença.

Esses medicamentos acarretam um risco de efeitos colaterais, de modo que os médicos reservam esses medicamentos para mulheres que têm um risco muito alto de câncer de mama. Discuta os benefícios e riscos com o seu médico.

• Cirurgia preventiva. Mulheres com um risco muito alto de câncer de mama podem optar por ter suas mamas saudáveis ​​removidas cirurgicamente (mastectomia profilática). Eles também podem optar por remover seus ovários saudáveis ​​(ooforectomia profilática) para reduzir o risco de câncer de mama e de ovário.