Caxumba: prevenção, sintomas e tratamento

A caxumba é uma doença contagiosa causada por um vírus que passa de uma pessoa para outra através da saliva, secreções nasais e contato pessoal próximo.

A condição afeta principalmente as glândulas salivares, também chamadas de glândulas parótidas. Essas glândulas são responsáveis ​​pela produção de saliva. Existem três conjuntos de glândulas salivares em cada lado do rosto, localizadas atrás e abaixo das orelhas. O sintoma característico da caxumba é o inchaço das glândulas salivares .

Quais são os sintomas da caxumba?

Os sintomas da caxumba geralmente aparecem dentro de duas semanas após a exposição ao vírus. Sintomas semelhantes aos da gripe podem ser os primeiros a aparecer, incluindo:

• fadiga
  • dores no corpo
  • dor de cabeça
  • perda de apetite
  • febre baixa

Uma febre alta de 39 ° C e o inchaço das glândulas salivares ocorrem nos próximos dias. As glândulas podem não inchar de uma só vez. Mais comumente, elas incham e se tornam dolorosas periodicamente. É mais provável que você passe o vírus da caxumba para outra pessoa, desde o momento em que entra em contato com o vírus até quando suas glândulas parótidas incham.

A maioria das pessoas que contraem caxumba mostra sintomas do vírus. No entanto, algumas pessoas não têm ou apresentam muito poucos sintomas.

Qual é o tratamento para a caxumba?

Porque a caxumba é um vírus, não responde a antibióticos ou outros medicamentos. No entanto, você pode tratar os sintomas para ficar mais confortável enquanto estiver doente. Esses incluem:

• Descanse quando você se sentir fraco ou cansado.
  • Tome analgésicos de venda livre, como paracetamol e ibuprofeno, para diminuir a febre.
  • Acalme as glândulas inchadas aplicando bolsas de gelo .
  • Beba muitos líquidos para evitar a desidratação devido à febre.
  • Coma uma dieta suave de sopa, iogurte e outros alimentos que não são difíceis de mastigar (a mastigação pode ser dolorosa quando suas glândulas estão inchadas).
  • Evite alimentos ácidos e bebidas que possam causar mais dor nas glândulas salivares.

Normalmente, você pode retornar ao trabalho ou à escola cerca de uma semana depois que um médico diagnostica sua caxumba, se você se sentir à vontade. Por este ponto, você não é mais contagioso. A caxumba geralmente segue seu curso em algumas semanas. Dez dias depois da sua doença, você deveria estar se sentindo melhor.

A maioria das pessoas que tem caxumba não pode contrair a doença pela segunda vez. Ter o vírus uma vez protege você contra a infecção novamente.

Quais são as complicações associadas à caxumba?

As complicações da caxumba são raras, mas podem ser graves se não forem tratadas. A caxumba afeta principalmente as glândulas parótidas. No entanto, também pode causar inflamação em outras áreas do corpo, incluindo o cérebro e os órgãos reprodutivos.

A orquite é uma inflamação dos testículos que pode ser causada pela caxumba. Você pode controlar a dor da orquite colocando bolsas de frio nos testículos várias vezes ao dia. Seu médico pode recomendar analgésicos prescritos, se necessário. Em casos raros, a orquite pode causar esterilidade.

As mulheres infectadas com caxumba podem apresentar inchaço dos ovários. A inflamação pode ser dolorosa, mas não prejudica os óvulos de uma mulher. No entanto, se uma mulher contrai caxumba durante a gravidez, ela tem um risco maior do que o normal de sofrer um aborto espontâneo.

A caxumba pode causar meningite ou encefalite, duas condições potencialmente fatais se não forem tratadas. A meningite é o inchaço das membranas ao redor da medula espinhal e do cérebro. Encefalite é inflamação do cérebro. Contacte o seu médico se sentir convulsões, perda de consciência ou dores de cabeça graves enquanto estiver com caxumba.

Pancreatite é uma inflamação do pâncreas, um órgão na cavidade abdominal. A pancreatite induzida por caxumba é uma condição temporária. Os sintomas incluem dor abdominal, náusea e vômito.

O vírus da caxumba também leva à perda auditiva permanente em cerca de 5 em cada 10.000 casos. O vírus danifica a cóclea, uma das estruturas do ouvido interno que facilita a audição.

Como posso evitar a caxumba?

A vacinação pode prevenir a caxumba. A maioria dos bebês e crianças recebe uma vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (MMR) ao mesmo tempo. A primeira dose de MMR é geralmente administrada entre as idades de 12 e 15 meses em uma consulta rotineira de bem-criança. Uma segunda vacinação é necessária para crianças em idade escolar entre 4 e 6 anos de idade. Com duas doses, a vacina contra caxumba é aproximadamente 88% efetiva.A taxa de eficácia Trusted Source de apenas uma dose é de cerca de 78 por cento.

Adultos que nasceram antes de 1957 e ainda não contraíram caxumba podem querer ser vacinados. Aqueles que trabalham em um ambiente de alto risco, como um hospital ou escola, devem sempre ser vacinados contra caxumba.

No entanto, pessoas que têm comprometimento do sistema imunológico, são alérgicas a gelatina ou neomicina, ou estão grávidas, não devem receber a vacina MMR. Consulte o seu médico de família sobre um esquema de imunização para você e seus filhos.