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Como curar uma dor de cabeça sem remédio

Uma dor de cabeça dolorosa e perturbadora que simplesmente não vai desistir. Você pode usar o ibuprofeno, a aspirina, o acetaminofeno ou qualquer outro tipo de remédio para se livrar dele, mas chegar ao remédio mais de duas vezes por semana pode piorar sua cabeça, de acordo com Lawrence Newman, MD. , neurologista e diretor da Divisão de Dor de Cabeça da NYU Langone Health, em Nova York.

“Só porque não requer receita médica não significa que não seja um medicamento”, diz ele. “Isso pode induzir a uma coisa chamada dores de cabeça por uso excessivo de medicamentos, onde muita medicação realmente induz dores de cabeça mais freqüentes e torna o paciente resistente a outros tratamentos”.

Antes de correr para a farmácia, uma série de remédios caseiros pode ajudar a livrar-se de dores de cabeça de tensão comuns e enxaquecas mais sérias. Apenas tome nota de que você deve sempre consultar um médico se tiver dores de cabeça uma vez por semana ou mais , ou se elas estiverem ocorrendo com determinadas bandeiras vermelhas (mais sobre isso abaixo). Com isso em mente, aqui está o que você pode fazer em casa para evitar e reduzir dores de cabeça:

1. Repense o seu horário de sono.

Para prevenir a enxaqueca, o Dr. Newman diz a seus pacientes que sigam as SEMENTES mnemônicas : sono, alimentação, exercícios, bebida e redução do estresse . “O gene da enxaqueca nos dá basicamente um cérebro hiperativo ou excessivamente sensível”, diz ele. “Por causa disso, qualquer mudança pode induzir enxaquecas.”

Por exemplo, dormir demais ou pouco pode induzir enxaquecas, mas manter uma rotina mais regular também pode ajudar com dores de cabeça ocasionais.

“Dores de cabeça do tipo tensão são diferentes das enxaquecas, pois não são tão graves; não têm náuseas, vômitos e sensibilidade à luz, ao som e ao olfato”, diz Newman. “Mas essas dicas de estilo de vida saudável funcionam para qualquer tipo”.

Em qualquer caso, isso significa evitar dormir nos fins de semana ou férias (desculpe!) E manter uma hora de dormir e vigília consistente.

2. Coma refeições regulares todos os dias.

Se você ainda não está tomando café da manhã , agora é a hora de começar. Abastecer seu corpo do nascer do sol ao pôr do sol também pode ajudar a manter as dores de cabeça afastadas. “Se você não pode fazer três refeições por dia, pelo menos, ter pequenos lanches saudáveis , como amêndoas ou passas ao longo do dia”, aconselha o Dr. Newman.

3. Acertar o ginásio.

Treinar com uma cabeça latejante não soa ideal, mas ouça isso: “O exercício pode ajudar porque o exercício libera endorfinas, que são analgésicos naturais”, explica o Dr. Newman.

Faça pelo menos 150 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana, aconselha o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA . Isso pode incluir caminhar , nadar, andar de bicicleta, fazer jogging ou a sua aula favorita de bombeio cardíaco no ginásio.

4. Fique bem hidratado.

A desidratação é um desencadeador conhecido de enxaquecas, diz o Dr. Newman, portanto, certifique-se de beber água suficiente.

A maioria de nós precisa beber pelo menos oito xícaras por dia , aconselha Jaclyn London, MS, RD, CDN , diretora de nutrição do Good Housekeeping Institute, e esse número sobe quando você considera calor, suor, medicamentos e mudanças de umidade.

“Se você está dormindo, você (presumivelmente) não está bebendo, então é provável que você esteja acordando em um estado de desidratação subclínica”, diz ela. “Comece o seu dia com um pouco de refresco na forma de 16 onças de água – imediatamente. Mantendo um recipiente de 16 onças de água em seu criado-mudo ou colocando um copo antes de dormir para preencher sua cozinha pela manhã ajuda.”

5. Mantenha o estresse sob controle.

Um exercício de relaxamento muscular progressivo pode ajudar a desestimular os músculos tensos que contribuem para a sua dor de cabeça, diz Noah Rosen, MD , diretor do Centro de Dor de Cabeça da Northwell Health em Great Neck, Nova York. Veja como fazer isso, de acordo com a Cleveland Clinic :

  1. Concentre sua mente em um grupo muscular específico, como os da sua mão. Inspire e aperte, fazendo um punho apertado, o mais forte que puder por cerca de 8 segundos.
  2. Solte a tensão exalando e abrindo rapidamente a mão. Sinta os músculos relaxarem e a tensão diminuir.
  3. Repita com diferentes grupos musculares em seu corpo, começando em seus pés e subindo até o seu rosto.

Técnicas de mindfulness como imagens guiadas também podem ajudá-lo a tirar sua mente da dor. “Encontrar uma maneira de ensinar alguém a não atender ao problema pode reduzir o impacto”, explica Rosen.

6. Beba um pouco de café.

Se você costuma beber algumas xícaras todas as manhãs e perdeu o AM, esse é provavelmente o culpado por sua dor.

“Há boas evidências de que, se você ingerir cafeína, precisa se manter estável na dose, pois a redução significativa pode precipitar uma dor de cabeça de abstinência”, diz Rosen. Como beber muitas bebidas cafeinadas pode causar dores de cabeça em algumas pessoas, tente obter uma média de menos de 150 miligramas de cafeína por dia (cerca de duas xícaras de café), acrescenta.

7. Alcance um bloco de gelo ou uma bolsa quente.

Qual você prefere é com você, mas ambos podem ajudar com enxaquecas e dores de cabeça. “Os blocos de gelo funcionam porque basicamente amortecem a área”, diz Newman. “As compressas quentes funcionam porque aumentam o fluxo sanguíneo para essa área”. Se você estiver em casa, tente entrar no chuveiro e deixar a água quente bater na sua cabeça.

8. Receba uma massagem.

Com dores de cabeça tipo tensão, algumas pessoas também experimentam aumento da tensão muscular, então liberar os pontos-gatilho pode ajudar, diz o Dr. Newman. “Faça com que o seu outro significativo ou amigo pressione os músculos trapézio em seus ombros”, ele aconselha. Pressionar as áreas da têmpora ou sobre as orelhas também pode ajudar a aliviar os músculos tensos.

9. Procure um quarto escuro e silencioso.

“Um dos principais sintomas da enxaqueca é fotossensibilidade”, diz o Dr. Rosen. “Luz e ruído podem ser diretamente prejudiciais.” Distanciar-se do que está exacerbando sua dor pode ajudá-lo a voltar a 100% mais rápido. Se você não puder fugir, tente fechar os olhos e relaxar por um momento.

10. Faça uma pausa nas telas.

Um dos sintomas mais comuns associados à Síndrome de Visão por Computador (Computer Vision Syndrome) ou Digital Eye Strain (dor ocular) são as dores de cabeça, afirma a American Optometric Association . Quer se trate de um computador, celular ou tablet, basta rolar para cima e para baixo pode provocar dores de cabeça em algumas pessoas, diz o Dr. Newman. Para evitar desconforto, a AOA recomenda seguir o que é chamado de regra 20-20-20: Faça uma pausa de 20 segundos para ver algo a 20 pés de distância a cada 20 minutos.

11. Tente um suplemento de vitamina B2.

“Altas doses de vitamina B2 foram mostrados para diminuir enxaquecas”, diz o Dr. Newman. Tomar 400 mg por dia do nutriente – também chamado de riboflavina – teve um efeito positivo em pacientes adultos com enxaqueca, de acordo com a revisão de 2017 no Journal of Clinical Pharmacy and Therapeutics..

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