Dicas de saúdeSaúde

Como HIV afeta o corpo

O HIV não afeta apenas o seu sistema imunológico. O vírus também pode prejudicar outras partes do seu corpo. Além disso, as drogas que você toma para tratar o HIV podem ter efeitos colaterais.

Você precisará observar problemas e tomar medidas para evitar ou retardar o dano.

Olhos

Alguns problemas oculares são leves, enquanto outros podem ser graves o suficiente para causar cegueira. Entre as mais comuns estão as infecções, que podem levar a hemorragias na retina (o tecido na parte posterior do olho) e descolamento da retina. Cerca de 7 em cada 10 pessoas com AIDS avançada terão problemas com os olhos.

Você pode não ter nenhum sintoma até que os problemas estejam bem adiantados, por isso, se você tem o HIV avançado, é importante fazer exames oftalmológicos regulares. E chame seu médico se sua visão mudar, incluindo:

  • Você fica com a visão embaçada ou dupla, ou as cores não parecem corretas.
  • Você vê manchas.
  • Você tem olhos lacrimejantes ou vermelhos.
  • Você é sensível à luz.
  • Seus olhos doem.

Coração

Várias coisas aumentam sua chance de problemas relacionados ao coração.

VOCÊ PODE GOSTAR

Como o HIV afeta seu sistema imunológico, seu corpo ficará inflamado ao tentar combater a infecção, como um ferver constante e baixo. Este tipo de inflamação tem sido associado a doenças cardíacas.

Alguns medicamentos que você toma para o HIV também podem tornar a doença cardíaca mais provável. Eles podem causar resistência à insulina, o que aumenta suas chances de diabetes e problemas na quebra de gorduras. E isso leva a doenças cardíacas. Você pode precisar tomar mais medicamentos para controlar seu diabetes e colesterol. Siga as instruções para suas prescrições cuidadosamente.

Se você fuma, saia.

Coma uma variedade de vegetais e frutas, muitos grãos integrais e ácidos graxos ômega-3. Escolha cortes de carne magra e produtos lácteos com baixo teor de gordura. Exercite-se, como uma caminhada rápida, por 20 a 30 minutos na maioria dos dias da semana.

Se você está carregando peso extra, perder apenas 5 ou 10 libras pode fazer uma grande diferença.

Rins

A hipertensão arterial e diabetes são as principais causas de doença renal. A dieta saudável e o exercício regular que são bons para o coração também ajudarão a manter a pressão arterial e o açúcar no sangue sob controle, o que também ajudará a proteger seus rins.

Alguns medicamentos para o HIV podem causar danos nos rins. Se você já tem problemas renais, seu médico pode querer evitar essas drogas ou ficar de olho em seus efeitos.

Seu médico precisará verificar seus rins regularmente, porque os sinais de doença renal podem não ser  óbvios. Seus rins podem ser verificados por exames de sangue de rotina

Fígado

Alguns medicamentos para o HIV também têm efeitos colaterais prejudiciais ao fígado.

Muitas pessoas com HIV também têm alguma forma de hepatite, uma inflamação do fígado.

Seja gentil com seu fígado: limite sua ingestão de álcool e não use drogas recreativas. Diabetes, colesterol alto ou triglicerídeos, e excesso de peso pode levar a doença hepática gordurosa, então observe os carboidratos, gorduras e calorias extras.

Converse com seu médico sobre as vacinas contra a hepatite A e hepatite B. Não há vacina contra a hepatite C, mas você deve fazer o teste para ela.

Faça exames regulares de sangue para detectar problemas no fígado precocemente.

Ossos
Pessoas com HIV tendem a perder osso mais rapidamente do que pessoas saudáveis. Seus ossos podem ficar frágeis e quebrar mais facilmente. Seus quadris, especialmente, podem doer e se sentir fraco.

Pode ser do próprio vírus ou da inflamação que causa, medicamentos que você toma para combater o HIV ou doenças relacionadas (como esteróides ou antiácidos) ou um estilo de vida pouco saudável. Também pode ser de uma deficiência de vitamina D, que é comum em pessoas com HIV.

Para ajudar a preservar seus ossos:

Certifique-se de obter bastante cálcio e vitamina D.
Exercite-se de maneiras que ponham peso em seus ossos, como caminhar ou fazer treinamento de força.
Não fume e limite sua ingestão de álcool.
Pergunte ao seu médico para verificar o seu nível de vitamina D.
Pergunte ao seu médico se você deve tomar suplementos ou outros medicamentos para ajudar os seus ossos.

Cérebro

Se você tem HIV avançado, é mais provável que você tenha infecções que podem causar inflamação no cérebro e na medula espinhal. Isso pode levar a confusão e outros problemas de pensamento, bem como fraqueza, dores de cabeça, convulsões e problemas de equilíbrio.

Quando a AIDS está muito distante, você pode ter demência e ter problemas para lembrar as coisas.

Ter o HIV também pode afetar sua saúde mental. Muitas pessoas que vivem com ele têm depressão ou ansiedade.

Tente ficar o mais saudável possível. Tome seus medicamentos conforme prescrito e informe ao seu médico sobre quaisquer novos sintomas ou alterações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo