Como uma infecção intestinal pode desencadear a doença de Parkinson

Nos últimos anos, os pesquisadores se tornaram cada vez mais interessados ​​na ligação entre o sistema imunológico e a doença de Parkinson. Usando um modelo de rato, os cientistas recentemente exploraram o papel potencial de uma infecção intestinal bacteriana.

A doença de Parkinson se desenvolve devido à lenta depleção de neurônios produtores de dopamina em uma parte do cérebro chamada substantia nigra.

Esta região do cérebro desempenha um papel importante no movimento, por isso os sintomas incluem tremores, tremores e rigidez.

O principal fator de risco para Parkinson é a idade e, como a população dos Estados Unidos está lentamente envelhecendo, o número de casos está crescendo constantemente.

Alguns acreditam que estamos nos aproximando de uma pandemia de Parkinson; globalmente, entre 1990 e 2015, o número de casos de Parkinson dobrou para mais de 6 milhões .

Alguns prevêem que o número duplique novamente para 12 milhões em 2040.

Embora os pesquisadores estudem a doença há décadas, eles ainda têm muitas dúvidas sobre como e por que as células cerebrais são destruídas.

Parkinson e o sistema imunológico

Mais recentemente, as ligações entre o sistema imunológico e o mal de Parkinson vieram à tona. Evidência está lentamente a montagem que Parkinson pode ter uma auto-imune componente.

As doenças auto-imunes são condições em que o sistema imunológico de um indivíduo confunde as células do corpo com patógenos e os destrói.

Um estudo recente, publicado na Nature , testa ainda mais essa teoria; os pesquisadores são da Université de Montréal, do Montreal Neurological Institute e da McGill University, todos no Canadá.

Cerca de 10% dos casos de Parkinson se devem a mutações em genes que codificam as proteínas PINK1 e Parkin, que desempenham um papel na eliminação de mitocôndrias danificadas.

Indivíduos portadores dessas mutações têm maior probabilidade de desenvolver Parkinson em idade mais precoce – antes dos 50 anos de idade.

No entanto, quando os cientistas eliminam esses genes dos camundongos, os camundongos não desenvolvem a doença de Parkinson ou qualquer sintoma semelhante. Por que esses ratos knock-out são imunes ao Parkinson tem foxed pesquisadores.

Segundo os autores, isso significa que “outros fatores que não a perda de função dessas proteínas provavelmente serão necessários para desencadear o Mal de Parkinson”. Eles se propuseram a identificar esses outros fatores.

Juntando os pontos

Os autores queriam encontrar mais evidências de que existe uma ligação entre as proteínas PINK1 e Parkin, as mitocôndrias, o sistema imunológico e o mal de Parkinson.

Eles acreditam que camundongos knockout não desenvolvem o Parkinson por causa de como os pesquisadores os criaram. Os ratos usados ​​nesses estudos são tipicamente livres de germes, o que significa que nunca encontraram bactérias.

Então, para testar essa hipótese, eles infectaram camundongos jovens que não tinham PINK1 e Parkin com Escherichia coli . Isso causou sintomas intestinais leves nos camundongos.

Como esperado, a infecção precoce desencadeou a ocorrência de sintomas motores do tipo Parkinson à medida que envelhecem. Os cientistas também identificaram uma perda de neurônios dopaminérgicos em seus cérebros.