Criptococose: causas, sintomas, tratamento e prevenção

Criptococose “doença do pombo” é um tipo de fungo encontrado no solo em todo o mundo, geralmente associado a excrementos de pássaros. A principal espécie de Criptococose que causa doenças em humanos é o Criptococose neoformans . Outra espécie menos comum que também pode causar doenças em humanos, Criptococose gattii , foi isolada de eucaliptos em regiões tropicais e subtropicais.

Criptococose

Desde 1999, C. gattii também foi encontrado em regiões do noroeste do Pacífico, particularmente na Ilha Victoria, na Colúmbia Britânica, e em Oregon e Washington, nos Estados Unidos.

QUEM RECEBE CRIPTOCOCOSE?

Criptococose é uma doença causada por uma espécie do fungo Criptococose . C. neoformans tipicamente infecta pessoas imunocomprometidas. A maioria das pessoas nos Estados Unidos que desenvolvem infecções criptocócicas são HIV positivas. No entanto, ocasionalmente pessoas sem problemas aparentes no sistema imunológico desenvolvem criptococose. Infecções por C. gattii também ocorreram em pessoas saudáveis, sem comprometimento do sistema imunológico.

COMO O CRIPTOCOCOSE SE ESPALHA?

Inalação de fungos no ar. Não se sabe que a criptococose se espalhou de pessoa para pessoa.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE UMA INFECÇÃO CRIPTOCÓCICA?

A infecção criptocócica pode causar uma doença semelhante à pneumonia , com falta de ar, tosse e febre . Também podem ocorrer lesões na pele. Outra forma comum de criptococose é a infecção do sistema nervoso central, como meningoencefalite . Pessoas com meningoencefalite criptocócica geralmente são imunocomprometidas. Os sintomas podem incluir febre, dor de cabeça ou alteração no estado mental.EM QUANTO TEMPO OS SINTOMAS APARECEM?

Os tempos de incubação variam para infecção devido a espécies de Criptococose . Estima-se que os sintomas da infecção por C. gattii iniciem de 2 a 11 meses após a exposição. O tempo de incubação para C. neoformans não é conhecido.

SE EU TIVER SINTOMAS, DEVO CONSULTAR MEU MÉDICO?

Sim, é muito importante procurar avaliação médica imediata.

COMO É DIAGNOSTICADA UMA INFECÇÃO CRIPTOCÓCICA?

O diagnóstico pode ser feito por exame microscópico e / ou cultura de tecidos ou fluidos corporais, como sangue, líquido cefalorraquidiano e escarro. O teste do antígeno criptocócica é um teste rápido que pode ser realizado no sangue e / ou no líquido cefalorraquidiano para fazer o diagnóstico.

COMO SÃO TRATADAS AS INFECÇÕES CRIPTOCÓCICAS?

O tratamento da meningoencefalite e outras infecções graves é geralmente iniciado com uma formulação de anfotericina B, com ou sem flucitosina. O fluconazol é usado para terapia de manutenção em pacientes infectados pelo HIV com meningoencefalite criptocócica e pode ser usado para pacientes com formas mais leves de infecção que não envolvem o sistema nervoso central.

COMO AS INFECÇÕES CRIPTOCÓCICAS PODEM SER PREVENIDAS?

C. neoformans é comumente espalhada por excrementos de pássaros, especialmente excrementos de pombos. As pessoas que têm o sistema imunológico enfraquecido devem evitar áreas contaminadas por excrementos de pássaros e evitar o contato com os pássaros. Não há recomendações formais para a prevenção da infecção por C. gattii .