Deixar antidepressivos de repente

0

Seu médico prescreveu um antidepressivo para ajudar a melhorar seu humor ou aliviar sua ansiedade . Mas, assim que se sentir melhor, você pode assumir que não precisa mais do remédio. Então você pára de tomar.

Deixar antidepressivos de repente 1

E, de repente, você sente que está gripado ou com um problema no estômago , ou talvez ache difícil pensar e ter pensamentos perturbadores.

Você provavelmente está tendo sintomas de descontinuação.

Quando os antidepressivos que afetam a serotonina do cérebro são repentinamente interrompidos, o corpo pode responder com sintomas físicos e emocionais causados ​​pela súbita ausência de níveis elevados de serotonina que ocorrem durante o uso do antidepressivo. Esses sintomas não são tecnicamente a mesma coisa que “retirada” física de um medicamento. Retirada fisiológica acontece quando alguém está tomando uma droga que pode ser viciante. Isso leva ao comportamento de desejo e procura de drogas. Os antidepressivos não são viciantes ou formadores de hábito. Ao contrário da abstinência de drogas, os efeitos de descontinuação do antidepressivo não estão relacionados ao vício, mas podem refletir as conseqüências fisiológicas da interrupção de um medicamento, assim como quando alguém com diabetes pára insulina . Cerca de uma em cada cinco pessoas que tomam um antidepressivo por seis ou mais semanas pode apresentar sintomas de descontinuação se pararem subitamente de tomar o medicamento. Reduzir gradualmente a sua medicação sob a supervisão do seu prestador de cuidados de saúde pode ajudar a evitar ou minimizar os sintomas. No entanto, ainda é possível naqueles que diminuem a dose muito rapidamente ou, às vezes, até mesmo abandonam o medicamento lentamente.

Seu médico pode diagnosticar você com sintomas de descontinuação de antidepressivos se:

  • Você de repente desenvolve sintomas dias depois de parar um antidepressivo
  • Os sintomas desaparecem rapidamente quando você começa a tomar o antidepressivo novamente

O que causa a síndrome de descontinuação do antidepressivo?

Não há como prever se você terá sintomas de descontinuação depois de abandonar um antidepressivo. Os cientistas não sabem exatamente porque algumas pessoas desenvolvem a síndrome de descontinuação antidepressiva, enquanto outras não.

Os antidepressivos ajudam a restaurar a função normal das substâncias naturais que regulam o humor no cérebro, chamadas neurotransmissores, incluindo serotonina e norepinefrina. Alguns especialistas em saúde mental acreditam que interromper abruptamente um antidepressivo simplesmente não dá tempo ao seu cérebro para se adaptar às mudanças rápidas.

Todos os medicamentos para depressão podem potencialmente levar a sintomas de descontinuação, mas alguns são muito mais propensos a fazê-lo do que outros. De fato, os rótulos antidepressivos frequentemente alertam que interromper a medicação rapidamente pode levar a sintomas incômodos.

No entanto, os sintomas de descontinuação são mais prováveis com antidepressivos que permanecem em seu corpo por um curto período de tempo, especialmente aqueles que afetam tanto a serotonina quanto a norepinefrina, como Effexor (venlafaxina) e Cymbalta (duloxetina). Outros medicamentos de ação curta que afetam principalmente a serotonina incluem:

  • Lexapro ( escitalopram )
  • Paxil (paroxetina)
  • Zoloft ( sertralina )

A abstinência é menos comum com medicamentos que demoram mais tempo para o corpo clarear, como Prozac ( fluoxetina ) ou Trintellix (vortioxetina). No entanto, os antidepressivos de ação prolongada ainda podem, às vezes, causar sintomas de descontinuação.

Os sintomas de descontinuação também foram relatados em pessoas que param de tomar medicamentos antidepressivos mais antigos, incluindo tricíclicos e inibidores da monoamina oxidase (IMAOs).

Os sintomas ocorrem com mais frequência dentro de três dias após a interrupção do antidepressivo. Eles geralmente são leves e desaparecem em cerca de duas semanas. Os sintomas podem incluir:

  • Ansiedade
  • Depressão e humor
  • Problemas de tontura e equilíbrio, possivelmente vertigem
  • Sensações de choque elétrico
  • Fadiga
  • Sintomas como os da gripe
  • Dor de cabeça
  • Perda de coordenação
  • Espasmos musculares
  • Náusea
  • Pesadelos
  • Tremores
  • Dificuldade para dormir
  • Vômito

Em casos raros, a retirada do antidepressivo pode causar mania. Certos tipos mais antigos de antidepressivos chamados IMAOs podem levar a confusão e sintomas psicóticos.

Como parar antidepressivos com segurança

Se você está pensando em interromper a terapia antidepressiva, converse com seu médico para discutir os riscos e benefícios da interrupção do tratamento. Nunca pare de “peru frio”. Em muitos casos, a melhor maneira de parar de tomar a maioria dos antidepressivos é diminuir a dose lentamente sob a orientação de seu médico. Isso é chamado afunilamento. A redução gradual ajuda o cérebro a ajustar-se às alterações químicas e pode ajudar a prevenir sintomas de descontinuação. O seu médico dir-lhe-á como diminuir a sua dose ao longo de alguns dias. Nunca tente fazer isso sozinho.

Às vezes, os médicos podem prescrever medicamentos para ajudar com sintomas de interrupção, como náuseas ou insônia . Eles também podem aconselhar a mudança de um antidepressivo de ação curta a longa ação para facilitar a transição de um remédio para a depressão .

Os sintomas de descontinuação geralmente desaparecem dentro de algumas semanas. Mas se você tiver sintomas extremamente graves de abstinência, seu médico poderá recomendar outros medicamentos para aliviá-los.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui