Depressão: testes, sintomas, causas e tratamento

A depressão é um transtorno de humor que causa um sentimento persistente de tristeza e perda de interesse.

Também chamado de transtorno depressivo maior ou depressão clínica, afeta como você se sente, pensa e se comporta e pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos. Você pode ter dificuldade em fazer as atividades normais do dia-a-dia, e às vezes pode sentir que a vida não vale a pena ser vivida.

Mais do que apenas um surto de tristeza, a depressão não é uma fraqueza e você não pode simplesmente “sair” dela. Depressão pode exigir tratamento a longo prazo. Mas não desanime. A maioria das pessoas com depressão se sente melhor com medicação, psicoterapia ou ambos.

Sintomas

Embora a depressão possa ocorrer apenas uma vez durante a sua vida, as pessoas geralmente têm vários episódios. Durante esses episódios, os sintomas ocorrem a maior parte do dia, quase todos os dias e podem incluir:

• Sentimentos de tristeza, lacrimejamento, vazio ou desesperança
  • Explosões de raiva, irritabilidade ou frustração, mesmo em assuntos pequenos
  • Perda de interesse ou prazer na maioria das atividades normais, como sexo, hobbies ou esportes
  • Distúrbios do sono, incluindo insônia ou dormir demais
  • Cansaço e falta de energia, por isso mesmo pequenas tarefas exigem esforço extra
  • Redução do apetite e perda de peso ou aumento do desejo por comida e ganho de peso
  • Ansiedade, agitação ou inquietação
  • Pensamentos, fala ou movimentos do corpo lentos
  • Sentimentos de inutilidade ou culpa, fixando-se em falhas passadas ou auto-culpa
  • Problemas para pensar, concentrar-se, tomar decisões e lembrar de coisas
  • Pensamentos freqüentes ou recorrentes de morte, pensamentos suicidas, tentativas de suicídio ou suicídio
  • Problemas físicos inexplicáveis, como dor nas costas ou dores de cabeça

Para muitas pessoas com depressão, os sintomas geralmente são graves o suficiente para causar problemas perceptíveis nas atividades do dia a dia, como trabalho, escola, atividades sociais ou relacionamentos com outras pessoas. Algumas pessoas podem se sentir geralmente infelizes ou infelizes sem realmente saber o porquê.

Sintomas de depressão em crianças e adolescentes

Sinais e sintomas comuns de depressão em crianças e adolescentes são semelhantes aos dos adultos, mas pode haver algumas diferenças.

• Em crianças pequenas, os sintomas de depressão podem incluir tristeza, irritabilidade, preocupação, dores e sofrimentos, recusar-se a ir à escola ou estar abaixo do peso.
  • Na adolescência, os sintomas podem incluir tristeza, irritabilidade, sentir-se negativo e sem valor, raiva, mau desempenho ou baixa frequência escolar, sentir-se incompreendido e extremamente sensível, usar drogas recreativas ou álcool, comer ou dormir demais, autoflagelação, perda de interesse em atividades normais e evitar a interação social.

Sintomas de depressão em adultos mais velhos

A depressão não é uma parte normal do envelhecimento, e nunca deve ser tomada de ânimo leve. Infelizmente, a depressão muitas vezes não é diagnosticada e tratada em adultos mais velhos, e eles podem se sentir relutantes em procurar ajuda. Os sintomas da depressão podem ser diferentes ou menos óbvios em adultos mais velhos, como:

• Dificuldades de memória ou alterações de personalidade
  • Dores físicas ou dor
  • Fadiga, perda de apetite, problemas de sono ou perda de interesse em sexo – não causados ​​por uma condição médica ou medicação
  • Muitas vezes querendo ficar em casa, em vez de sair para socializar ou fazer coisas novas
  • Pensamentos ou sentimentos suicidas, especialmente em homens mais velhos

Quando ver um médico

Se você se sentir deprimido, marque uma consulta com seu médico ou profissional de saúde mental assim que puder. Se você estiver relutante em procurar tratamento, converse com um amigo ou ente querido, com um profissional de saúde, um líder religioso ou alguém em quem você confia.

Quando obter ajuda de emergência

Se você acha que pode se machucar ou tentar o suicídio, ligue para 911 ou para o seu número de emergência local imediatamente.

Considere também estas opções se você está tendo pensamentos suicidas:

• Ligue para o seu médico ou profissional de saúde mental.
  • Ligue para um número de linha de suicídio – nos EUA, ligue para o National Suicide Prevention Lifeline no número 1-800-273-TALK (1-800-273-8255). Use esse mesmo número e pressione “1” para chegar à Linha de Crise dos Veteranos.
  • Estenda a mão a um amigo íntimo ou a um ente querido.
  • Entre em contato com um ministro, líder espiritual ou outra pessoa em sua comunidade de fé.

Se você tem um ente querido que está em perigo de suicídio ou fez uma tentativa de suicídio, certifique-se de que alguém fique com essa pessoa. Ligue para 911 ou seu número de emergência local imediatamente. Ou, se você acha que pode fazê-lo com segurança, leve a pessoa ao pronto-socorro do hospital mais próximo.

Causas

Não se sabe exatamente o que causa depressão. Tal como acontece com muitos transtornos mentais, uma variedade de fatores podem estar envolvidos, tais como:

• Diferenças biológicas. Pessoas com depressão parecem ter mudanças físicas em seus cérebros. O significado dessas mudanças ainda é incerto, mas pode eventualmente ajudar a identificar as causas.
  • Química cerebral. Os neurotransmissores são substâncias químicas cerebrais naturais que provavelmente desempenham um papel na depressão. Pesquisas recentes indicam que mudanças na função e no efeito desses neurotransmissores e como eles interagem com os neurocircuitos envolvidos na manutenção da estabilidade do humor podem desempenhar um papel significativo na depressão e em seu tratamento.
  • Hormônios Alterações no equilíbrio do corpo de hormônios podem estar envolvidas em causar ou desencadear a depressão. As alterações hormonais podem resultar em gravidez e durante as semanas ou meses após o parto (pós-parto) e de problemas de tiróide, menopausa ou uma série de outras condições.
  • Traços herdados. A depressão é mais comum em pessoas cujos parentes de sangue também têm essa condição. Pesquisadores estão tentando encontrar genes que possam estar envolvidos em causar depressão.

Fatores de risco

Depressão geralmente começa na adolescência, 20 ou 30 anos, mas pode acontecer em qualquer idade. Mais mulheres do que homens são diagnosticadas com depressão, mas isso pode ser devido, em parte, porque as mulheres são mais propensas a procurar tratamento.

Fatores que parecem aumentar o risco de desenvolver ou desencadear a depressão incluem:

• Certos traços de personalidade, como baixa auto-estima e ser muito dependente, autocrítico ou pessimista
  • Eventos traumáticos ou estressantes, como abuso físico ou sexual, a morte ou a perda de um ente querido, um relacionamento difícil ou problemas financeiros
  • Parentes de sangue com histórico de depressão, transtorno bipolar, alcoolismo ou suicídio
  • Ser lésbica, gay, bissexual ou transgênero, ou ter variações no desenvolvimento de órgãos genitais que não são claramente masculinos ou femininos (intersexo) em uma situação sem apoio
  • História de outros transtornos mentais, como transtorno de ansiedade, transtornos alimentares ou transtorno de estresse pós-traumático
  • Abuso de álcool ou drogas recreativas
  • Doença grave ou crônica, incluindo câncer, derrame, dor crônica ou doença cardíaca
  • Certos medicamentos, como alguns medicamentos para pressão alta ou pílulas para dormir (fale com o seu médico antes de parar qualquer medicação)

Complicações

A depressão é um distúrbio grave que pode prejudicar gravemente você e sua família. Depressão muitas vezes fica pior se não for tratada, resultando em problemas emocionais, comportamentais e de saúde que afetam todas as áreas da sua vida.

Exemplos de complicações associadas à depressão incluem:

• Excesso de peso ou obesidade, que pode levar a doenças cardíacas e diabetes
  • Dor ou doença física
  • Uso indevido de álcool ou drogas
  • Ansiedade, transtorno do pânico ou fobia social
  • Conflitos familiares, dificuldades de relacionamento e problemas de trabalho ou escola
  • Isolamento social
  • Sentimentos suicidas, tentativas de suicídio ou suicídio
  • Auto-mutilação, como cortar
  • Morte prematura de condições médicas

Prevenção

Não há maneira de prevenir a depressão. No entanto, essas estratégias podem ajudar.

• Tome medidas para controlar o estresse, aumentar sua resiliência e aumentar sua auto-estima.
  • Estenda a mão para a família e amigos, especialmente em tempos de crise, para ajudá-lo a enfrentar períodos difíceis.
  • Obter tratamento no primeiro sinal de um problema para ajudar a evitar que a depressão se agrave.
  • Considere obter tratamento de manutenção a longo prazo para ajudar a evitar uma recaída dos sintomas.