Derrame Pleural: sintomas, tratamentos e causas

O derrame pleural, por vezes referido como “água nos pulmões”, é o acúmulo de líquido em excesso entre as camadas da pleura fora dos pulmões. As pleuras são membranas finas que revestem os pulmões e o interior da cavidade torácica e agem para lubrificar e facilitar a respiração. Normalmente, uma pequena quantidade de fluido está presente na pleura.

O derrame pleural é grave?

A gravidade da condição depende da causa primária do derrame pleural, se a respiração é afetada e se pode ser tratada de forma eficaz. Causas de derrame pleural que podem ser efetivamente tratadas ou controladas incluem uma infecção devido a um vírus, pneumonia ou insuficiência cardíaca. Dois fatores que devem ser considerados são o tratamento de problemas mecânicos associados, bem como o tratamento da causa subjacente do derrame pleural.

Quais são os sintomas do derrame pleural?

Alguns pacientes com derrame pleural não apresentam sintomas, com a condição descoberta em radiografia de tórax que é realizada por outro motivo. O paciente pode ter sintomas não relacionados devido à doença ou condição que causou o derrame.Os sintomas de derrame pleural incluem:

• Dor no peito
  • Tosse seca e não produtiva
  • Dispneia (falta de ar ou dificuldade de respiração difícil)
  • Ortopnéia (a incapacidade de respirar facilmente a menos que a pessoa esteja sentada ereta ou ereta)

O que causa o derrame pleural?

Os derrames pleurais são muito comuns, com aproximadamente 100.000 casos diagnosticados nos Estados Unidos a cada ano, de acordo com o National Cancer Institute .

Dependendo da causa, o excesso de líquido pode ser pobre em proteínas (transudativo) ou rico em proteínas (exsudativo). Essas duas categorias ajudam os médicos a determinar a causa do derrame pleural.

Os derrames pleurais exsudativos (fluidos ricos em proteínas) são mais comumente causados ​​por:

• Pneumonia
  • Câncer
  • Embolia pulmonar
  • Doenca renal
  • Doença inflamatória

Outras causas menos comuns de derrame pleural incluem:

• Tuberculose
  • Doença auto-imune
  • Sangramento (devido a trauma torácico)
  • Quilotórax (devido a trauma)
  • Rara tórax e infecções abdominais
  • Derrame pleural do amianto (devido à exposição ao amianto)
  • Síndrome de Meig (devido a um tumor ovariano benigno)
  • Síndrome de hiperestimulação ovárica

Certos medicamentos, cirurgia abdominal e radioterapia também podem causar derrame pleural. O derrame pleural pode ocorrer com vários tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão , câncer de mama e linfoma. Em alguns casos, o próprio fluido pode ser maligno (canceroso) ou pode ser um resultado direto da quimioterapia .