Devo me preocupar com picadas de mosquito?

Mosquitos são pequenos insetos voadores. Mosquitos fêmeas têm um bocal longo e perfurante, com o qual perfuram a pele para consumir seu sangue. Algumas picadas de mosquito são inofensivas, mas outras são perigosas.

São apenas mosquitos fêmeas que picam as pessoas. O sangue serve como fonte de proteína para seus ovos. Mosquitos machos não consomem sangue.

As picadas de mosquitos representam um risco considerável à saúde, com doenças transmitidas por mosquitos causando milhões de mortes por ano em todo o mundo. A malária , uma das doenças mais comumente conhecidas pelos mosquitos, matou cerca de 438.000 pessoas em todo o mundo em 2015.

No entanto, uma pessoa pode tomar medidas preventivas para mantê-los afastados. Este artigo explora os sintomas e riscos, além de como evitar picadas.

Sintomas

Os sintomas de uma picada de mosquito ocorrem logo após serem mordidos. Um inchaço redondo e vermelho com um ponto no meio geralmente acompanha uma sensação de coceira.

Outros sinais de uma picada de mosquito incluem:

• manchas escuras que se assemelham a contusões
  • inchaço ou vermelhidão
  • pequenas bolhas no lugar de colisões duras

Vários impactos também são comuns. Estes indicam que um mosquito perfurou a pele em mais de um local, ou que mais de um inseto picou a pessoa.

Crianças e pessoas com sistema imunológico debilitado podem experimentar sintomas extras, como urticária, glândulas inchadas e febre baixa.

Em geral, os sintomas se tornam menos graves com mordidas adicionais. Isso ocorre porque o corpo se aclimata lentamente às picadas.

De acordo com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia (AAAAI), uma picada de mosquito pode causar anafilaxia em casos raros. Esta é uma condição potencialmente fatal que causa inchaço na garganta, urticária, desmaios ou chiado no peito.

Complicações

O risco de desenvolver uma doença grave é o resultado mais perigoso de uma picada de mosquito.

Existem várias infecções prejudiciais que os mosquitos podem transmitir e transmitir, incluindo:

• Malária: Os parasitas causam esta doença fatal, infectando e destruindo os glóbulos vermelhos. Para controlar e tratar a malária, o diagnóstico precoce é crucial.
  • Vírus do Nilo Ocidental: A maioria das pessoas com o vírus do Nilo Ocidental não apresenta sintomas, embora alguns desenvolvam febre ou outros sintomas semelhantes aos da gripe. Para um pequeno número de pessoas com o vírus, uma doença grave se desenvolve no sistema nervoso.
  • Vírus zika: Esta é uma condição geralmente leve que inicialmente causa febre, dor nas articulações e erupção cutânea. Os sintomas iniciais do zika geralmente passam após uma semana, mas a doença pode levar a anomalias congênitas se a mulher engravidar depois de receber uma picada de mosquito.
  • Febre amarela: este vírus causa inflamação no cérebro e na medula espinhal. Seus sintomas incluem febre e dor de garganta .
  • Dengue: Esta doença pode desencadear febre alta, erupção cutânea, dor muscular e dor nas articulações. Nos casos mais extremos, sangramento grave, choque e morte podem ocorrer. A dengue é mais ativa em regiões tropicais e subtropicais.
  • Chikungunya: dor nas articulações, dor de cabeça, erupção cutânea e febre são comuns em chikungunya. Pessoas com a doença precisam de repouso e fluidos para recuperação.

Se uma pessoa notar uma picada de mosquito e sentir algum sintoma de gripe ou febre, deve procurar tratamento médico imediatamente.

Fatores de risco

As fêmeas dos mosquitos tendem a atacar algumas pessoas em detrimento de outras quando se trata de alimentação. Os pesquisadores ainda não entendem completamente as razões desse processo seletivo.

Um estudo de 2013 observou que os mosquitos têm sensores que captam as emissões de dióxido de carbono e o odor corporal . Eles podem então identificar quais pessoas próximas fariam um campo de alimentação adequado.

O calor corporal, o movimento e os odores corporais, como o suor e o ácido lático, também podem desempenhar um papel na atração de mosquitos.

Prevenção

Prevenir picadas de mosquito é sempre mais eficaz do que tentar tratá-las, dada a gravidade potencial das doenças que podem transmitir durante a picada.

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) aconselha que os mosquitos precisem de água para se reproduzir. A remoção de fontes de água parada ao redor da casa e do jardim pode reduzir o número de mosquitos na área.

As etapas a seguir podem ajudar a evitar mordidas:

• Use telas e redes.
  • Encobrir a pele quando estiver ao ar livre.
  • Evitando áreas arborizadas e gramadas.
  • Quando planeja estar em áreas densas de mosquitos, evite roupas brilhantes, perfumes e produtos de beleza perfumados.

Repelentes

O uso de repelente de insetos pode ser necessário quando se fazem atividades que aumentam naturalmente as emissões de dióxido de carbono e os odores corporais, como exercícios ao ar livre.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendam uma série de opções eficazes para repelir mosquitos.