Dieta à base de plantas pode curar sua artrite reumatóide

De acordo com a revisão mais recente, a adoção de uma dieta baseada em vegetais poderia aliviar as articulações inchadas e a dor da artrite reumatoide (AR) .

A AR tem origem auto-imune, um distúrbio articular doloroso causado pela inflamação das articulações , afetando 1 em cada 100 pessoas em todo o mundo . Tanto a predisposição genética quanto os fatores de estilo de vida participam de sua etiologia. O último inclui fatores como infecções, dieta e microbioma intestinal.

Como a dieta afeta as articulações? Uma teoria é que os fatores alimentares podem reduzir a força da barreira intestinal, o que permite que as moléculas de alimentos das bactérias violem as defesas e entrem na corrente sanguínea. Isso produz uma resposta inflamatória.

Outro mecanismo pelo qual a dieta afeta a AR é o fato conhecido de que o excesso de peso reduz a resposta do corpo aos medicamentos para a AR e, portanto, as chances de a doença se tornar inativa. Por esse motivo, a modificação da dieta pode ser importante no gerenciamento da AR.

Agora, uma grande revisão de ensaios e estudos observacionais concluiu que uma dieta que inclui principalmente plantas reduz os sintomas de forma significativa e consistente.

Como uma dieta baseada em vegetais ajuda?

Menos inflamação: de acordo com um estudo realizado em 2015, quando as pessoas foram designadas a uma dieta baseada em vegetais por dois meses, suas pontuações para inflamação foram menores em comparação com aquelas que ingeriam mais gordura e produtos de origem animal. Uma razão óbvia é a facilidade com que as metas de gordura na dieta (≤30% de energia da gordura) podem ser alcançadas em uma dieta baseada em vegetais, uma vez que os alimentos para animais são ricos em gordura. Os exames de sangue mostram níveis mais altos de substâncias químicas produzidas na inflamação, como proteína C reativa (CRP) e TNF-α, em dietas ricas em gordura ou dietas de carne processada, mas são mais baixas em dietas ricas em fibras vegetais. dietas.

Menos dor e inchaço com artrite reumatoide – AR : um estudo aleatoriamente designou pessoas com AR de intensidade moderada a grave a uma dieta vegana com pouca gordura, e em apenas quatro semanas os resultados mostraram que eles desfrutavam de uma diminuição significativa da rigidez, dor, sensibilidade e inchaço matinais nas articulações. Os autores do estudo também sugeriram que o baixo teor de gordura e alto teor de fibras de uma dieta baseada principalmente em plantas leva à redução da dor e do inchaço, além de menor PCR e inflamação.

IMC reduzido : pessoas com excesso de peso têm risco aumentado de AR e têm menor probabilidade de entrar em remissão. A presença de muita gordura no interior das células causa maiores taxas de inflamação. O peso extra nas articulações de sustentação de peso também piora a inflamação nesses locais. Por outro lado, em 2018, um estudo mostrou que, entre os pacientes com AR, uma perda de peso corporal superior a 5 kg aumentou as chances de melhora sintomática em três vezes ou mais, em comparação com aqueles que perderam menos que isso. Pessoas em dietas à base de plantas são muito mais propensas a perder peso. Outro estudo mostrou um risco de 50% de AR por idade adulta se o indivíduo estivesse acima do peso aos 18 anos. Assim, a perda de peso pode estabilizar as interrupções hormonais e relacionadas à gordura da função imune. A perda de peso é efetivamente alcançada em dietas à base de plantas.

Micróbio intestinal saudável : o ecossistema microbiano no intestino humano desempenha um papel fundamental na saúde e na doença. Também responde a mudanças significativas na composição da dieta, mostrando um número alterado de espécies diferentes conforme a proporção de alimentos à base de plantas e animais muda. Uma dieta rica em plantas e fibras leva a uma proporção mais alta de certas espécies e também aumenta o número geral de espécies (chamado “diversidade”). Isso geralmente é baixo em pacientes com AR, e a alteração pode favorecer uma redução na AR e na inflamação. Por outro lado, a fibra alimentar é decomposta por micróbios intestinais para produzir muitos produtos benéficos, incluindo ácidos graxos de cadeia curta (AGCCs) que ajudam a manter a saúde das células intestinais.

Juntamente com a atopia, as sensibilidades alimentares aos antígenos vegetais e animais são problemáticas em pacientes com AR, e a eliminação delas em favor de dietas elementares demonstrou produzir uma mudança favorável acentuada que desaparece quando a dieta normal é retomada.

A pesquisadora Hana Kahleova diz: “Este estudo oferece esperança de que, com uma simples mudança de menu, a dor nas articulações, o inchaço e outros sintomas dolorosos possam melhorar ou até desaparecer. Uma dieta baseada em vegetais composta de frutas, vegetais, grãos e legumes pode ser tremendamente útil para aqueles com artrite reumatoide. ”

E isso não é tudo: uma dieta baseada em vegetais também pode prevenir a disfunção da tireoide, esclerose múltipla e uma tireoide hiperativa.