Doenças cardiovasculares saiba como evitá-las

À primeira vista, as estatísticas são desanimadoras. As doenças cardiovasculares (DCV) são o problema de saúde número um que afeta as pessoas em todo o mundo, com mais pessoas morrendo a cada ano por elas do que por qualquer outra causa. Estima-se que 17,9 milhões de pessoas morreram de Doenças cardiovasculares em 2016, representando 31% de todas as mortes globais. Dessas mortes, 85% foram devido a derrames ou ataques cardíacos.

© Andor Bujdoso |

Apesar dos números impressionantes, a verdade é que eles apenas sugerem a escala do problema. As taxas de mortalidade não representam os milhões ao redor do mundo que vivem com uma Doenças cardiovasculares que requer tratamento a longo prazo. Somente no Reino Unido, estima-se que 7,4 milhões de pessoas vivem com doenças cardíacas e circulatórias. Dado o tamanho do problema, a noção de “cura” pode parecer sem esperança de contemplar, mas a maioria das Doenças cardiovasculares pode ser realmente evitada abordando fatores comportamentais e de estilo de vida.

Mas primeiro, o que realmente são Doenças cardiovasculares?

As doenças cardiovasculares são distúrbios que afetam o coração e os vasos sanguíneos. As condições comuns incluem doença cardíaca coronária, doença cardíaca congênita e trombose venosa profunda. Ataques cardíacos e derrames são geralmente eventos agudos, provocados pelo acúmulo de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos, bloqueando o fluxo sanguíneo para o coração ou o cérebro.

Quem está em risco?

Embora a causa clara da Doenças cardiovasculares não seja clara, há muitos fatores que aumentam a probabilidade de contrair uma. Pressão alta, tabagismo, colesterol alto e obesidade são fatores de alto risco para Doenças cardiovasculares. Outros fatores também podem entrar em jogo, como idade, sexo e histórico familiar. Qualquer pessoa pode ter uma Doenças cardiovasculares, mas é mais comum em pessoas com mais de 50 anos. Além disso, elas geralmente afetam mais homens que mulheres, com 3,9 milhões de homens no Reino Unido vivendo com Doenças cardiovasculares em comparação com 3,5 milhões de mulheres.

O que eu posso fazer?

‘Prevenir é melhor do que remediar’ é um provérbio frequentemente usado na medicina cardiovascular, porque é muito mais fácil implementar mudanças no estilo de vida mais cedo do que reajustar-se à difícil realidade de viver com Doenças cardiovasculares. Tomar medidas em direção a um estilo de vida mais saudável é uma das maneiras mais eficazes de reduzir suas chances de DCV. Cortar hábitos desnecessariamente tóxicos reduz drasticamente o risco de Doenças cardiovasculares. Se você fuma ou bebe excessivamente, tente desistir ou reduzir drasticamente sua ingestão o mais rápido possível.

Quando se trata de dieta, é recomendável estabelecer um equilíbrio saudável para diminuir a pressão arterial e os níveis de colesterol. Comer mais frutas e legumes e diminuir a ingestão de gorduras saturadas, açúcar e sal pode contribuir muito para garantir uma vida mais longa e saudável.

As Doenças cardiovasculares podem afetar qualquer pessoa, independentemente do seu nível de condicionamento físico. No entanto, além das mudanças na dieta, é importante estabelecer um regime regular de exercícios. Recomenda-se aos adultos que realizem pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana. Obviamente, o nível de dificuldade pode ser ajustado dependendo do seu nível de condicionamento físico e você pode consultar seu médico para obter recomendações.

De acordo com o Perfil de Saúde do PHE na Inglaterra, as taxas decrescentes de mortalidade por doenças cardíacas foram a maior causa de aumento da expectativa de vida entre 2001 e 2016. Desde então, essas taxas diminuíram significativamente, sinalizando a necessidade de um esforço renovado para priorizar a prevenção de Doenças cardiovasculares em um nível de política.

O que o governo pode fazer?

O Fórum Mundial sobre Coração e Derrame recomenda que todos os países tenham uma política atualizada sobre prevenção de Doenças cardiovasculares. Isso deve ser desenvolvido através do diálogo contínuo entre grupos governamentais, sociais e de saúde, com três grandes ângulos estratégicos: estratégia populacional, estratégia de alto risco e prevenção secundária.

A estratégia de população trata do estilo de vida e dos fatores ambientais que podem causar o desenvolvimento de Doenças cardiovasculares. A estratégia de alto risco trata da identificação e tratamento precoce de indivíduos de alto risco, por meio de melhores triagens e diagnóstico precoce. Finalmente, a prevenção secundária consiste em interromper a progressão da doença em pessoas que já foram diagnosticadas.

Então, o que isso significa na prática? Entre 2001 e 2016, as políticas que fizeram uma grande diferença foram ações como proibir o fumo em locais públicos , melhorar os níveis de pressão arterial em toda a população e introduzir melhores tratamentos através dos avanços na ciência médica. Mas o que tentar em seguida tudo depende do país e da cultura em questão.

Por exemplo, embora a falta de nutrição seja um dos maiores fatores de risco para Doenças cardiovasculares nos países em desenvolvimento, nos países desenvolvidos, onde muitas pessoas dirigem, é falta de atividade física. Os países desenvolvidos também não são todos iguais: o álcool é um grande fator de risco nos países europeus, mas muito menos em outros países como Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, onde o uso de álcool é muito mais controlado.

Claramente, não existe um tamanho único para todas as abordagens. Cabe a cada governo individual desenvolver políticas que abordem os principais fatores de risco de Doenças cardiovasculares em seu país, de maneira que funcione economicamente.

Então, de quem é a responsabilidade?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), combater as Doenças cardiovasculares é responsabilidade de todos. E a única maneira de vencê-lo é através de uma combinação de estratégias de saúde individuais e para toda a população. No entanto, na Cardiac Science, minha equipe e eu acreditamos que existem outros dois fatores que fazem uma grande diferença: conscientização e acessibilidade.

É por isso que nos esforçamos constantemente para conscientizar sobre os fatores de risco para Doenças cardiovasculares, as condições que podem levar à parada cardíaca e as medidas que você pode tomar para proteger a si e aos outros.

Embora não possamos fornecer acesso global a alimentos e exercícios saudáveis, estamos constantemente pesquisando a mais recente tecnologia de desfibrilador e colocando os desfibriladores de acesso público em toda parte. Por fim, com a esperança de salvar mais vidas.