Febre amarela, causas, sintomas e tratamento

A febre amarela é uma infecção viral grave que é transmitida por certos tipos de mosquito. É encontrada principalmente na África subsaariana, na América do Sul e em partes do Caribe.

A condição pode ser prevenida com uma vacinação e é uma causa muito rara de doença em viajantes.

Entre 1999 e 2018, houve doze casos de febre amarela relatados entre os viajantes europeus. Nenhum desses viajantes foi vacinado, 5 destes casos ocorreram em 2018.

Se você planeja visitar lugares onde a febre amarela é encontrada, você deve procurar aconselhamento sobre a saúde da viagem antes de viajar. Um mapa e uma lista de países onde a febre amarela é encontrada está disponível no site do NHS Fit for Travel.

Como a febre amarela se espalha

O vírus que causa a febre amarela é transmitido aos humanos através das picadas dos mosquitos infectados. Os mosquitos que espalham a infecção são geralmente ativos e mordem durante o dia, e são encontrados em áreas urbanas e rurais.

A febre amarela não pode ser transmitida diretamente de pessoa para pessoa através de contato próximo.

Sintomas de febre amarela

Os sintomas da febre amarela ocorrem em dois estágios. Os sintomas iniciais se desenvolvem três a seis dias após a infecção e podem incluir:

• uma alta temperatura (febre)
  • uma dor de cabeça
  • náusea ou vômito
  • dor muscular, incluindo dores nas costas
  • perda de apetite

Esta fase geralmente passará após três a quatro dias e a maioria das pessoas fará uma recuperação completa.

No entanto, cerca de 15% das pessoas desenvolvem problemas mais sérios, incluindo icterícia (amarelamento da pele e do branco dos olhos), insuficiência renal e sangramento da boca, nariz, olhos ou estômago (causando sangue no vômito e nas fezes). ).

Até metade daqueles que experimentam esses sintomas morrerão.

Quando procurar aconselhamento médico

Você deve consultar um médico o mais rápido possível se desenvolver sintomas de febre amarela e estiver atualmente viajando em uma área onde o vírus foi encontrado ou tenha retornado recentemente de uma dessas áreas.

Para ajudar a determinar se você tem febre amarela, o médico vai querer saber exatamente onde você está viajando e quais os sintomas que você tem. Um exame de sangue será necessário para confirmar o diagnóstico.

Tratar a febre amarela

Não há tratamento específico para a febre amarela, mas você será monitorado e os sintomas podem ser tratados. Você será internado no hospital para avaliação e cuidados de suporte.

Vacinação contra febre amarela

A vacinação contra a febre amarela deve ser administrada pelo menos 10 dias antes de viajar para uma área onde a infecção é encontrada, para permitir que seu corpo desenvolva proteção contra o vírus que causa a infecção.

Alguns países exigem um comprovante de certificado de vacinação antes de permitir que você entre no país. Isso só será válido 10 dias depois de você ser vacinado.

A vacinação contra a febre amarela é dada como uma injeção única e oferece proteção a mais de 95% dos que a possuem.

A proteção oferecida pela vacina é vitalícia para a maioria das pessoas. Os certificados de vacinação também são válidos por toda a vida.

Mesmo que você tenha sido vacinado, ainda é uma boa idéia tomar medidas para prevenir picadas de mosquito enquanto viaja – por exemplo, usando mosquiteiros, vestindo roupas soltas de mangas compridas e aplicando repelente contendo 50% DEET pele exposta.

Informações sobre você

Se você tem febre amarela, sua equipe clínica irá passar informações sobre você para o Serviço Nacional de Registro de Anomalias Congênitas e Doenças Raras (NCARDRS).