Febre é causado por uma ampla variedade de doenças

A febre (também denominada pirexia) é uma temperatura corporal acima do normal. É um sintoma causado por uma ampla variedade de doenças. Febres podem ocorrer em qualquer pessoa em qualquer idade; no entanto, este artigo aborda especificamente a febre em adultos.

Cada um de nós experimentou a onda de calafrios e exaustão que uma febre provoca. Febre geralmente ocorre em resposta a uma infecção como com a gripevírus que causa um frio , garganta strep infecção bacteriana, ou a maioria das doenças infecciosas, ou com a inflamação que ocorre com lesão de tecido ou de doença (tal como acontece com alguns tipos de cancro). No entanto, muitas outras causas de febre são possíveis, incluindo drogas, venenos, exposição ao calor, lesões ou anormalidades no cérebro, ou doença do sistema endócrino (hormonal ou glandular).

A febre raramente vem sem outros sintomas. É frequentemente acompanhada por queixas específicas, que podem ajudar a identificar a doença que causa a febre. Isso pode ajudar o médico a determinar qual tratamento é necessário.

• A temperatura normal do corpo pode variar dependendo do indivíduo, da hora do dia e até do clima. Para a maioria das pessoas, a temperatura de 37 ° C ou Celsius é a linha de base.
  • A temperatura é geralmente controlada pela parte do cérebro chamada hipotálamo. O hipotálamo é como um termostato para o corpo. Mantém a temperatura normal através de mecanismos de aquecimento, como tremores e aumento do metabolismo, e mecanismos de resfriamento, como sudorese e dilatação (abertura) de vasos sanguíneos próximos à pele.
  • A febre ocorre quando a resposta imune do corpo é desencadeada por pirogênios (substâncias produtoras de febre). Os pirogênios geralmente vêm de uma fonte fora do corpo e, por sua vez, estimulam a produção de pirogênios adicionais dentro do corpo. Os pirogênios indicam ao hipotálamo que aumente o ponto de ajuste da temperatura. Em resposta, nosso corpo começa a tremer; nossos vasos sanguíneos se contraem (fecham); nós ficamos debaixo das cobertas na tentativa de alcançar a nova temperatura que é mais alta que a nossa linha de base. No entanto, outros pirogênios podem ser produzidos pelo organismo, geralmente em resposta à inflamação; estes são referidos como citocinas (também denominadas pirogênios endógenos).
    • Os pirogênios (substâncias produtoras de febre) que vêm de fora do corpo incluem o seguinte:
      • Vírus
      • Bactérias
      • Fungos
      • Drogas
      • Toxinas

As medições da temperatura corporal são geralmente medidas por dispositivos de temperatura inseridos no reto, boca, axila (sob a axila), pele ou ouvido (termômetros de ouvido). Alguns dispositivos (laringoscópios, broncoscópios, sondas retais) podem ter sondas com sensor de temperatura que podem registrar continuamente a temperatura. A maneira mais comum de medir a temperatura corporal era (e ainda é em muitos países) com um termômetro de mercúrio; Devido à quebra do vidro e à possibilidade de contaminação subseqüente por mercúrio, muitos países desenvolvidos usam termômetros digitais com tampas de sonda descartáveis ​​para medir a temperatura de todos os locais do corpo listados acima. Tiras descartáveis ​​sensíveis à temperatura que medem a temperatura da pele também são usadas. As temperaturas orais são mais comumente medidas em adultos, mas as temperaturas retais são as mais precisas porque os fatores ambientais que aumentam ou diminuem as medições de temperatura têm o menor efeito na área retal. As temperaturas retais, quando comparadas às temperaturas orais tomadas ao mesmo tempo, são cerca de 1,8 F (0,6 C) mais altas. Consequentemente, uma medida precisa da temperatura corporal (melhor é a temperatura do núcleo retal) de 100,4 F (38 C) ou acima é considerada uma “febre” e a pessoa tem uma doença febril.

Uma opção mais recente inclui um dispositivo infravermelho sensível à temperatura que mede a temperatura na pele simplesmente esfregando o sensor no corpo. Esses dispositivos podem ser comprados na maioria das farmácias.

Que temperatura é uma febre alta?

Febres de baixo grau variam de cerca de 100 F-101 F; 102 F é de grau intermediário para adultos, mas uma temperatura na qual adultos devem procurar atendimento médico para uma criança (0-6 meses). Febres de alto grau variam de cerca de 103 F-104 F. Temperaturas perigosas são febres de alto grau que variam de mais de 104 F-107 F ou superior (febres extremamente altas também são chamadas de hiperpirexia). Os valores de febre precedentes podem variar um pouco de acordo com a condição e a idade do paciente, mas oferecem ao leitor uma maneira de julgar os termos “baixo”, “alto” e “perigoso” quando eles são usados ​​em referência à febre no paciente. literatura médica.

Consequentemente, em relação à questão de “quando se preocupar” ou melhor, “quando agir” a respeito de uma febre, geralmente é considerado como sendo o caso de febres intermediárias e de alto grau. Febres de baixo grau que duram mais de quatro a sete dias podem necessitar de investigação por um cuidador médico, enquanto as febres persistentes (de baixo, intermediário ou alto grau) sempre precisam ser investigadas.

Outros termos são usados ​​para descrever os tipos de febre ou febre:

• Febre prolongada ou persistente é febre que dura mais do que cerca de 10-14 dias; estas são geralmente febres de baixo grau.
  • A febre aguda é um início repentino de uma doença que produz o sintoma da febre, um aumento no ponto de ajuste de temperatura do corpo.
  • A febre constante é também denominada febre contínua; é geralmente febre baixa e não muda muito (cerca de 1 grau F durante 24 horas).
  • Crônica: a febre dura mais do que três a quatro dias; alguns médicos consideram febres intermitentes que se repetem durante meses ou anos como febres “crônicas”.
  • Intermitente: a temperatura varia de normal a níveis de febre durante um único dia ou a febre pode ocorrer um dia e recorrer em cerca de um a três dias
  • Remitente: febres vêm e vão em intervalos regulares.
  • Hiperpirexia: febre igual ou superior a 106,7 F; esta temperatura é muito alta – constitui uma emergência médica para o paciente.

Além disso, há bem mais de 40 doenças que têm “febre” como parte do nome da doença (por exemplo, febre reumática , escarlatina , febre da arranhadura do gato , febre de Lassa e muitas outras). Cada doença tem febre como um dos seus sintomas; inúmeras outras condições podem ter febre como sintoma.

Citocinas ou pirógenos endógenos (gerados no corpo) podem causar muitos dos mesmos recursos mencionados acima. A liberação de citocinas é desencadeada por inflamação e muitas doenças imunomediadas. As pessoas podem ter pirogênios infecciosos (também denominados exógenos) e citocinas gerando febres ao mesmo tempo, dependendo de seus processos de doença. As principais citocinas envolvidas na geração da febre são as interleucinas 1 e 6, juntamente com o fator de necrose tumoral (TNF) -alfa.