Febre maculosa: O que todo clínico precisa saber

A febre maculosa é uma infecção bacteriana . As pessoas recebem da picada de um carrapato infectado. A maioria das infecções ocorre na primavera e no verão, quando os carrapatos estão ativos.

Os médicos tratam a febre maculosa com antibióticos. Com tratamento imediato, a maioria das pessoas se recupera em alguns dias.

Quais são os sinais e sintomas da febre maculosa?

A febre maculosa recebe esse nome da erupção da marca registrada que causa. Pequenas manchas vermelhas e manchas começam nos pulsos e tornozelos, depois se espalham pelas palmas das mãos e plantas dos pés e sobem pelos braços e pernas em direção ao tronco. Com o tempo, as manchas vermelhas podem começar a parecer mais contusões, pontos sangrentos ou manchas sob a pele.

Outros sinais de febre maculosa incluem:

• febre alta
  • dor de cabeça severa
  • arrepios
  • dores musculares e dores nas articulações
  • náuseas e vômitos
  • dor de barriga
  • cansaço

Os sintomas geralmente começam repentinamente, geralmente dentro de uma semana após uma picada de carrapato, embora algumas vezes um pouco mais tarde. Muitas vezes, a pessoa não se lembra de ter sido picada por um carrapato. A erupção cutânea costuma aparecer de 3 a 5 dias após o início da febre e da dor de cabeça, mas pode levar mais tempo.

O que causa febre maculosa nas montanhas rochosas?

Bactérias chamadas Rickettsia rickettsia causam febre maculosa. Carrapatos espalham as bactérias quando mordem uma pessoa. As infecções são mais comuns na parte sudeste dos Estados Unidos, mas podem acontecer em outros estados.

A febre maculosa das Montanhas Rochosas é contagiosa?

A febre maculosa não é contagioso e não pode se espalhar de pessoa para pessoa. A infecção se espalha através da picada de um carrapato infectado.

Como é diagnosticada a febre maculosa das Montanhas Rochosas?

Os médicos geralmente diagnosticam o febre maculosa com base em:

• os sintomas da criança
  • se a criança teve uma picada recente de carrapato ou se estava em uma área com probabilidade de ter carrapatos

Um exame de sangue e um exame cutâneo podem ajudar a diagnosticar febre maculosa, mas a obtenção dos resultados leva tempo, portanto o tratamento geralmente começa antes que os resultados estejam prontos.

Como é tratada a febre maculosa das Montanhas Rochosas?

Os médicos tratam o febre maculosa com antibióticos. Dependendo da gravidade dos sintomas, uma pessoa pode tomá-los por via oral ou levá-los a uma via intravenosa (IV). A maioria das pessoas se recupera dentro de alguns dias.

Uma infecção que não é tratada imediatamente pode causar sérios problemas de saúde, que podem afetar o cérebro, pulmões, coração e rins. Alguém com esses problemas pode precisar de tratamento duradouro. Febre maculosa que não é tratado pode ser fatal.

A febre maculosa das montanhas rochosas pode ser evitada?

Para ajudar a proteger as crianças da febre maculosa das Montanhas Rochosas, siga estas dicas de segurança ao ar livre:

• Evite áreas infestadas de carrapatos, como bosques e grama alta, arbustos, arbustos e galhos baixos.
  • Não se sente no chão em áreas arborizadas.
  • Use repelente de insetos contendo 10% a 30% de DEET em crianças e adultos. Pergunte ao seu médico sobre repelentes de insetos para bebês e crianças pequenas.
  • Vista sapatos fechados, mangas compridas e calças quando estiver em áreas arborizadas ou gramadas. Coloque a camisa nas calças e as pernas da calça em meias para evitar carrapatos.
  • Use roupas de cor clara para que os carrapatos sejam mais fáceis de ver.
  • Verifique se há carrapatos em crianças e animais de estimação quando eles estiverem em ambientes fechados.

Nem todos os carrapatos carregam a bactéria febre maculosa, mas é aconselhável remover imediatamente. Quanto mais tempo um carrapato permanecer preso à pele, maior a chance de infecção. Geralmente, o carrapato leva várias horas para espalhar as bactérias que causam o febre maculosa quando ele está ligado à pele.

Para remover um carrapato, use uma pinça para agarrá-lo pela cabeça, o mais próximo possível da pele. Puxe firmemente até que se solte. Sem tocar no carrapato, guarde-o em uma jarra ou saco plástico até poder mostrá-lo ao seu médico. Desinfecte a área da mordida com álcool, lave as mãos e chame seu médico.

Verifique se há carrapatos na pele e no pelo dos animais de estimação sempre que eles brincam em áreas infestadas de carrapatos. Siga o conselho do seu veterinário sobre coleiras e outros produtos que podem manter seu animal de estimação livre de carrapatos.

O que mais devo saber?

Se seu filho estiver se recuperando da febre maculosa em casa, dê os antibióticos conforme indicado pelo médico. Deixe seu filho descansar na cama até a febre e outros sintomas desaparecerem.

Quando devo ligar para o médico?

Ligue para o médico se seu filho tiver sido picado por um carrapato ou se:

• uma febre
  • dor