Hepatite B – Sintomas e causas

A hepatite B é uma infecção hepática grave causada pelo vírus da hepatite B (HBV). Para algumas pessoas, a infecção pela hepatite B se torna crônica, o que significa que dura mais de seis meses. Ter hepatite B crônica aumenta o risco de desenvolver insuficiência hepática, câncer de fígado ou cirrose – uma condição que cicatriza permanentemente o fígado.

A maioria dos adultos com hepatite B se recupera completamente, mesmo que seus sinais e sintomas sejam graves. Lactentes e crianças são mais propensos a desenvolver uma infecção crônica (de longa duração) pela hepatite B.

Uma vacina pode prevenir a hepatite B, mas não há cura se você tiver a doença. Se você estiver infectado, tomar certas precauções pode ajudar a impedir a propagação do vírus a outras pessoas.

Sintomas

Os sinais e sintomas da hepatite B variam de leve a grave. Eles geralmente aparecem cerca de um a quatro meses após a infecção, embora você possa vê-los logo duas semanas após a infecção. Algumas pessoas, geralmente crianças pequenas, podem não ter nenhum sintoma.

Os sinais e sintomas da hepatite B podem incluir:

• Dor abdominal
  • Urina escura
  • Febre
  • Dor nas articulações
  • Perda de apetite
  • Nausea e vomito
  • Fraqueza e fadiga
  • Amarelecimento da pele e da parte branca dos olhos (icterícia)

Quando consultar um médico

Se você sabe que foi exposto à hepatite B, entre em contato com seu médico imediatamente. Um tratamento preventivo pode reduzir o risco de infecção se você receber o tratamento dentro de 24 horas após a exposição ao vírus.

Se você acha que tem sinais ou sintomas de hepatite B, entre em contato com seu médico.

Causas

A infecção pela hepatite B é causada pelo vírus da hepatite B (HBV). O vírus é transmitido de pessoa para pessoa através do sangue, sêmen ou outros fluidos corporais. Não se espalha por espirros ou tosse.

As formas comuns de propagação do HBV são:

• Contato sexual. Você pode contrair hepatite B se tiver relações sexuais desprotegidas com alguém infectado. O vírus pode passar para você se o sangue, saliva, sêmen ou secreções vaginais da pessoa entrar em seu corpo.
  • Partilha de agulhas. O HBV se espalha facilmente através de agulhas e seringas contaminadas com sangue infectado. O compartilhamento de parafernália de drogas intravenosas coloca você em alto risco de hepatite B.
  • Agulhas acidentais. A hepatite B é uma preocupação dos profissionais de saúde e de qualquer pessoa que entre em contato com sangue humano.
  • Mãe para filho. As mulheres grávidas infectadas pelo HBV podem transmitir o vírus para seus bebês durante o parto. No entanto, o recém-nascido pode ser vacinado para evitar a infecção em quase todos os casos. Converse com seu médico sobre o teste de hepatite B se estiver grávida ou quiser engravidar.

Hepatite B aguda vs. crônica

A infecção pela hepatite B pode ser de curta duração (aguda) ou de longa duração (crônica).

• A infecção aguda pela hepatite B dura menos de seis meses. Provavelmente, seu sistema imunológico pode eliminar a hepatite B aguda do corpo e você deve se recuperar completamente dentro de alguns meses. A maioria das pessoas que sofrem de hepatite B quando adultos têm uma infecção aguda, mas isso pode levar a uma infecção crônica.
  • A infecção crônica pela hepatite B dura seis meses ou mais. Ele permanece porque seu sistema imunológico não pode combater a infecção. A infecção crônica pela hepatite B pode durar uma vida, possivelmente levando a doenças graves, como cirrose e câncer de fígado.

Quanto mais jovem você é quando contrai a hepatite B – principalmente recém-nascidos ou crianças com menos de 5 anos -, maior o risco de a infecção se tornar crônica. A infecção crônica pode passar despercebida por décadas até que uma pessoa fique gravemente doente devido a uma doença hepática.

Fatores de risco

A hepatite B se espalha através do contato com sangue, sêmen ou outros fluidos corporais de uma pessoa infectada. Seu risco de infecção pela hepatite B aumenta se você:

• Ter relações sexuais desprotegidas com vários parceiros sexuais ou com alguém infectado pelo HBV
  • Compartilhar agulhas durante o uso de drogas intravenosas
  • É um homem que faz sexo com outros homens
  • Viver com alguém que tenha uma infecção crônica por HBV
  • Uma criança nascida de uma mãe infectada
  • Tenha um trabalho que o exponha ao sangue humano
  • Viaje para regiões com altas taxas de infecção por HBV, como Ásia, Ilhas do Pacífico, África e Europa Oriental

Ter uma infecção crônica por HBV pode levar a complicações graves, como:

• Cicatriz do fígado (cirrose). A inflamação associada à infecção pela hepatite B pode levar a extensas cicatrizes no fígado (cirrose), que podem prejudicar a capacidade do fígado de funcionar.
  • Câncer de fígado. Pessoas com infecção crônica pela hepatite B têm um risco aumentado de câncer de fígado.
  • Insuficiência hepática. A insuficiência hepática aguda é uma condição na qual as funções vitais do fígado são encerradas. Quando isso ocorre, é necessário um transplante de fígado para sustentar a vida.
  • Outras condições. Pessoas com hepatite B crônica podem desenvolver doença renal ou inflamação dos vasos sanguíneos.

Prevenção

A vacina contra hepatite B é normalmente administrada em três ou quatro injeções durante seis meses. Você não pode contrair a hepatite B com a vacina.

A vacina contra hepatite B é recomendada para:

• Recém-nascidos
  • Crianças e adolescentes não vacinados no nascimento
  • Quem trabalha ou mora em um centro para pessoas com deficiência de desenvolvimento
  • Pessoas que vivem com alguém que tem hepatite B
  • Profissionais de saúde, trabalhadores de emergência e outras pessoas que entram em contato com sangue
  • Qualquer pessoa que tenha uma infecção sexualmente transmissível, incluindo HIV
  • Homens que fazem sexo com homens
  • Pessoas que têm vários parceiros sexuais
  • Parceiros sexuais de alguém que tem hepatite B
  • Pessoas que injetam drogas ilegais ou compartilham agulhas e seringas
  • Pessoas com doença hepática crônica
  • Pessoas com doença renal em estágio terminal
  • Viajantes que planejam viajar para uma região do mundo com alta taxa de infecção por hepatite B

Tome precauções para evitar o HBV

Outras maneiras de reduzir o risco de HBV incluem:

• Conheça o status do HBV de qualquer parceiro sexual. Não se envolva em sexo desprotegido, a menos que tenha certeza absoluta de que seu parceiro não está infectado com HBV ou qualquer outra infecção sexualmente transmissível.
  • Use um novo preservativo de látex ou poliuretano sempre que fizer sexo, se não souber o estado de saúde do seu parceiro. Lembre-se de que, embora os preservativos possam reduzir o risco de contrair o HBV, eles não eliminam o risco.
  • Não use drogas ilegais. Se você usa drogas ilícitas, peça ajuda para parar. Se você não conseguir parar, use uma agulha estéril toda vez que injetar drogas ilícitas. Nunca compartilhe agulhas.
  • Seja cauteloso com piercings e tatuagens. Se você fizer um piercing ou uma tatuagem, procure uma loja respeitável. Pergunte sobre como o equipamento é limpo. Certifique-se de que os funcionários usem agulhas estéreis. Se você não conseguir respostas, procure outra loja.
  • Pergunte sobre a vacina contra hepatite B antes de viajar. Se você estiver viajando para uma região onde a hepatite B é comum, pergunte ao seu médico sobre a vacina contra hepatite B com antecedência. Geralmente é administrado em uma série de três injeções durante um período de seis meses.