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Hipertensão: causas, sintomas, diagnóstico e como baixar

A redução da pressão arterial requer mais de um alimento “milagroso”

Mais rápido que um liquidificador em alta velocidade. Capaz de baixar a pressão arterial com um único smoothie. Veja! No mercado dos fazendeiros. É couve. É beterraba. É superalimento!

A notícia foi preenchida recentemente com os chamados alimentos milagrosos que reduzem a pressão arterial, incluindo: molho de tomate, atum e tequila. Alguns desses alimentos foram mostrados em estudos para reduzir a pressão arterial se consumidos diariamente, embora seja importante lembrar que nenhum alimento ou bebida pode ser uma varinha mágica por si só. Isso significa que as sedentárias batatas de sofá não podem comer alimentos salgados e com alto teor de gordura diariamente e esperar fazer tudo melhor com uma mistura de beterraba, couve e tequila. Manter a pressão arterial sob controle envolve uma dieta saudável, exercícios regulares e, para algumas pessoas, medicamentos prescritos.

“Eu não acredito em uma única comida ‘milagrosa’ singular”, disse Rachel K. Johnson, Ph.D., MPH, RD, professor de nutrição e professor de medicina na Universidade de Vermont. Em vez disso, ela aconselha manter alimentos extremamente nutritivos em estoque e comer bem na maior parte do tempo. “Não há uma comida que você deve comer todos os dias”, disse Johnson. “Minha filosofia é obter a maioria das minhas calorias dos alimentos que são mais benéficos para a minha saúde.”

Manter a pressão alta, também chamada de hipertensão, é crucial porque esta doença se estica silenciosamente e danifica as artérias, fazendo com que o coração trabalhe mais, mas com menos eficácia. Isso pode levar a doenças cardíacas, derrame e problemas com outros órgãos.

Embora Johnson não aceite o que é a comida para todos os males do mês, ela recomenda comer alguns alimentos com frequência porque eles são ricos em nutrientes necessários, além de ser pobre naquelas coisas que são ruins para nossos corpos e pressão sanguínea, como como sódio, gordura saturada e gordura trans. Aqui está o que Johnson mantém em seu armário e geladeira:

  • Bananas – Eles são ricos em potássio, que ajuda a atenuar o efeito de alto teor de sódio.
  • Batata- doce – Também rica em potássio, juntamente com beta-caroteno e vitamina C.
  • Iogurte desnatado ou com pouca gordura – rico em cálcio e vitamina D e proteína.
  • Abacate – Eles têm muita gordura saudável para o coração.
  • Feijão – rico em fibra, ajuda a diminuir o colesterol LDL (o colesterol prejudicial).
  • Aveia – rica em fibras, ajuda a elevar o HDL, o colesterol benéfico.
  • Kale – rico em ácido fólico e fibras.
  • Nozes – Eles ajudam a diminuir o LDL.
  • Salmão – rico em ácidos graxos ômega 3, que é uma gordura benéfica para o coração.

Esses alimentos são consistentes com o padrão alimentar recomendado nas diretrizes de prevenção cardiovascular divulgadas em novembro de 2013 pela American Heart Association e pelo American College of Cardiology.

Embora os alimentos milagrosos pareçam prometer servir como criptonita de pressão alta, não há uma solução rápida para uma boa saúde. E se houvesse, “você ficaria realmente cansado de comer a mesma comida todos os dias”, disse Johnson.

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