Injeções podem ser melhores que pílulas para esquizofrenia

Quando você tem esquizofrenia, a medicina antipsicótica pode fazer toda a diferença na qualidade de sua vida. Tomar remédio pode reduzir seus sintomas para que você possa fazer mais coisas que são importantes para você. Em contraste, interromper a medicação é uma das principais razões para recaída e hospitalização.

Então, por que 44% das pessoas com esquizofrenia param de tomar o remédio? Muitos têm dificuldade em lembrar de tomar uma pílula todos os dias. Outros acham difícil manter o foco em por que eles precisam de medicação.

É aí que entram os antipsicóticos injetáveis ​​de ação prolongada (LAI). Em vez de tomar uma pílula uma ou duas vezes por dia, as pessoas em IAI vão ao consultório médico para fazer uma injeção tão raramente quanto uma ou duas vezes por mês.

Os medicamentos antipsicóticos podem ser divididos em dois grupos: medicamentos mais antigos de primeira geração e medicamentos mais novos de segunda geração. Vários antipsicóticos estão agora disponíveis na forma LAI:

Antipsicóticos mais recentes

• Aripiprazol (Abilify Maintena)
  • Olanzapina (Zyprexa Relprevv)
  • Paliperidona (Invega Sustenna)
  • Risperidona (Risperdal Consta)

Antipsicóticos mais antigos

• Flufenazina (Prolixina)
  • Haloperidol (Haldol)

Menor risco de recaída, maior funcionamento

A medicação em LAIs é a mesma que em pílulas, então os efeitos são similares também. No entanto, vários estudos mostraram que pessoas com esquizofrenia que escolhem IADs têm menor probabilidade de serem hospitalizadas no futuro do que aquelas que tomam o mesmo remédio por via oral.

Um estudo analisou mais de 2.500 pessoas que tinham acabado de receber alta após a primeira hospitalização por esquizofrenia. Durante o período de estudo de sete anos, aqueles que receberam prescrição de antipsicóticos de LAI tiveram apenas um terço do risco de serem hospitalizados novamente, como aqueles que receberam o mesmo medicamento em forma de pílula.

Isso é provavelmente porque as pessoas tratadas com os LAIs tendem a tomar o medicamento antipsicótico de forma mais consistente do que as que tomam comprimidos. Além disso, cuidadores, membros da família e membros da equipe de saúde descobrem quando um paciente não comparece para uma consulta de injeção e pode ajudar a resolver o problema imediatamente. Como resultado, os sintomas do paciente são menos propensos a retornar. Alguns estudos também mostraram que o tratamento do IAF está associado a um melhor funcionamento na vida diária e maior satisfação do paciente.

Outro benefício é que os IAF tornam impossível a sobredosagem, acidentalmente ou de propósito. Esse é um recurso de segurança importante para pessoas que têm problemas para acompanhar seus remédios ou que podem ser suicidas.

Pesando os Prós e Contras

A ideia de obter fotos regulares pode não parecer muito atraente. No entanto, os pesquisadores descobriram que as pessoas aceitam muito mais a ideia depois de experimentarem.

Os IAFs podem causar os mesmos efeitos colaterais que medicamentos similares tomados por via oral. Além disso, algumas pessoas desenvolvem dor e inchaço ao redor do local da injeção na coxa ou no ombro. Os sintomas do local da injeção geralmente são leves e desaparecem em poucos dias.

Nem todos os provedores de saúde mental oferecem IAFs. E nem todos os antipsicóticos estão disponíveis nesse formulário. Ainda assim, se você tiver problemas para tomar medicação oral ou se preferir tomar a medicação com menos frequência, é bom saber que há outra opção. Converse com seu médico sobre os possíveis benefícios e riscos dos IAFs para você.

Principais conclusões:

• Cerca de 44% das pessoas com esquizofrenia param de tomar o medicamento, muitas vezes porque têm dificuldade em tomar uma pílula diária.
  • Em vez de tomar uma pílula uma ou duas vezes por dia, as pessoas que tomam antipsicóticos injetáveis ​​de ação prolongada (LAI) vão ao consultório médico para fazer uma injeção algumas vezes por mês.
  • Estudos mostram que pessoas que escolhem IADs têm menos probabilidade de serem hospitalizadas no futuro do que aquelas que tomam o mesmo remédio por via oral. O tratamento de IAF também está associado a um melhor funcionamento na vida diária.
  • Os IAFs podem causar os mesmos efeitos colaterais que medicamentos similares tomados por via oral. Algumas pessoas também desenvolvem leve dor e inchaço ao redor do local da injeção.