Lesão Esqueleto-muscular

A dor no braço esquerdo provavelmente não é resultado de problemas cardíacos, se tiver as seguintes características:

• A dor tem uma qualidade de “esfaqueamento” e dura apenas alguns segundos de cada vez.
  • Movimento ou toque causa dor.
  • A dor só ocorre em uma pequena área do braço.
  • O desconforto persiste sem outros sintomas por horas ou dias.

Em vez disso, o desconforto pode ser um sintoma de lesão do osso ou tecido no braço, ombro ou cotovelo.

No entanto, mesmo com uma boa compreensão dessas possíveis condições esqueléticas, pode ser difícil dizer se a dor no braço esquerdo está ocorrendo devido a lesão ou ataque cardíaco. Certos fatores de risco para ambos, como idade e atividades físicas, também se sobrepõem.

Por estas razões, é importante não tentar auto-diagnosticar uma lesão ou descartar um problema cardíaco sem assistência médica.

Condições esqueléticas comuns que podem causar dor no braço incluem o seguinte:

Bursite

A bursa é um saco cheio de líquido que atua como uma almofada entre um osso e seu tecido mole circundante. A bursite é uma inflamação da bursa.

A dor no braço esquerdo pode ser um sintoma de bursite no ombro, que geralmente resulta do uso excessivo dessa articulação. Se a bursa sofrer trauma direto ou for infectada, isso também pode contribuir para a dor no braço esquerdo.

Tendinite

Tendinite é a inflamação do tecido conjuntivo entre músculo e osso. A tendinite geralmente se desenvolve devido ao uso repetitivo das articulações. Por essa razão, tenistas, nadadores e músicos costumam ter tendinite.

Tendinite no ombro ou cotovelo pode ser a fonte da dor no braço esquerdo.

Ruptura do manguito rotador

O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões que seguram o ombro em sua cavidade e ajudam a pessoa a girar o braço e levantar objetos.

Um rasgo no tecido mole do manguito rotador pode ser muito doloroso. Normalmente resulta do uso excessivo do ombro ou trauma direto. O envelhecimento também causa degeneração do tecido do ombro, o que pode aumentar o risco de uma lágrima.

Disco herniado

Quando um dos discos de amortecimento entre as vértebras da coluna se rompe, ele se projeta entre os ossos da coluna vertebral e empurra os nervos ao redor.

Se o disco empurrar os nervos que servem ao braço, a pessoa pode sentir dores no braço, dormência ou fraqueza. Esses sintomas podem se assemelhar aos de um ataque cardíaco, mas a causa é diferente.

Uma causa comum de hérnia de disco é o levantamento pesado ou repetitivo.

Fratura

A dor no braço também pode ser um sintoma de um osso quebrado não detectado.

Embora as lesões nos braços e ombros possam não ser fatais, ainda é importante buscar uma avaliação médica de um médico. O tratamento precoce pode ajudar os tecidos ou ossos a se curarem e evitar mais danos.

O fator mais importante do tratamento precoce para a dor no braço esquerdo, no entanto, é excluir um ataque cardíaco.

Se os médicos de emergência decidirem que a dor no braço é o sintoma de um ataque cardíaco ou de um bloqueio arterial, eles agirão imediatamente. Primeiro, eles provavelmente farão um eletrocardiograma, exames de sangue, uma radiografia de tórax e, possivelmente, uma tomografia computadorizada por tomografia computadorizada.

Um médico também pode usar um procedimento de imagem chamado cateterismo cardíaco. Este teste permite que os médicos avaliem a extensão dos bloqueios injetando um corante nas artérias.

Com base nos resultados desse teste, os médicos podem escolher o tratamento não invasivo. Por exemplo, eles podem prescrever uma droga que quebra coágulos sanguíneos.

Bloqueios mais graves podem exigir uma cirurgia. Existem muitos procedimentos cardíacos diferentes e os fatores que influenciam a escolha do mais adequado são complexos. Algumas opções possíveis para restaurar o fluxo sanguíneo para o coração incluem:

• Implante de stent: O cirurgião insere um tubo de malha de arame em uma artéria estreitada para alargar o vaso e promover o fluxo sanguíneo. Este tubo é chamado stent.
  • Angioplastia: O cirurgião insufla um pequeno balão dentro de uma artéria bloqueada, reabrindo-o para permitir o fluxo sanguíneo. Eles também podem anexar um stent ao balão para travá-lo no lugar.
  • Cirurgia de Bypass: O cirurgião usa uma seção saudável do vaso sanguíneo para desviar o fluxo sanguíneo ao redor do bloqueio.

Se uma pessoa sofrer um ataque cardíaco ou angina, deve fazer alterações no estilo de vida para evitar uma recorrência. Estes podem incluir:

• parar de fumar
  • atingir um peso corporal saudável
  • começando um regime de exercícios
  • comer uma dieta saudável que inclua muitos vegetais, frutas, cereais integrais e carnes magras, bem como produtos lácteos com baixo teor de gordura

Os médicos também podem prescrever medicamentos para baixar o colesterol , prevenir a coagulação do sangue ou reduzir a pressão arterial .