Lúpus: sintomas, tratamentos e causas

0

O lúpus é uma doença auto-imune de longa duração, na qual o sistema imunológico do corpo se torna hiperativo e ataca o tecido normal e saudável.

Lúpus: sintomas, tratamentos e causas 1
Os sintomas incluem inflamação, inchaço e danos nas articulações, pele, rins, sangue, coração e pulmões.

Devido à sua natureza complexa, as pessoas às vezes chamam o lúpus de “doença de mil rostos”.

Nos Estados Unidos, as pessoas relatam cerca de 16.000 novos casos de lúpus a cada ano, e até 1,5 milhão de pessoas podem estar vivendo com a doença, de acordo com a Lupus Foundation of America.

A Fundação diz que o lúpus afeta as mulheres em particular, e é mais provável que apareça entre as idades de 15 e 44 anos.

Lupus ganhou atenção do público em 2015 depois que a cantora Selena Gomez anunciou que recebeu um diagnóstico no final da adolescência e foi submetida a tratamento para a doença.

O lúpus não é uma doença contagiosa. Uma pessoa não pode transmiti-lo sexualmente ou de qualquer outra forma a outra pessoa.

No entanto, em casos raros, mulheres com lúpus podem dar à luz crianças que desenvolvem uma forma de lúpus. Isso é chamado de lupus neonatal.

Tipos

Existem diferentes tipos de lúpus. Este artigo focará principalmente no lúpus eritematoso sistêmico (LES), mas outros tipos incluem lúpus discóide, induzido por drogas e neonatal.

Lúpus eritematoso sistêmico

Uma erupção malar é um sintoma-chave do lúpus. Crédito da imagem: Doktorinternet, 2013.

O LES é o tipo mais familiar de lúpus. É uma condição sistêmica. Isso significa que tem impacto em todo o corpo. Os sintomas podem variar de leve a grave.

É mais grave do que outros tipos de lúpus, como o lúpus discóide, porque pode afetar qualquer órgão ou sistema orgânico do corpo. Pode causar inflamação na pele, articulações, pulmões, rins, sangue, coração ou uma combinação destes.

Essa condição geralmente passa por ciclos. Em tempos de remissão, a pessoa não terá sintomas. Durante um surto, a doença está ativa e os sintomas aparecem.

Lúpus eritematoso discóide

No lúpus eritematoso discóide (LED) – ou lúpus cutâneo – os sintomas afetam apenas a pele. Uma erupção aparece no rosto, pescoço e couro cabeludo.

As áreas elevadas podem tornar-se espessas e escamosas e resultar em cicatrizes. A erupção pode durar de vários dias a vários anos, e pode ocorrer novamente.

O LED não afeta os órgãos internos, mas cerca de 10% das pessoas com LED desenvolverão o LES, de acordo com a Lupus Foundation of America. Não está claro, no entanto, se esses indivíduos já apresentavam LES e apenas apresentavam sinais clínicos na pele ou se havia progressão de LED ou LES.

Lúpus eritematoso cutâneo subagudo

O lúpus eritematoso cutâneo subagudo refere-se a lesões na pele que aparecem em partes do corpo expostas ao sol. As lesões não causam cicatrizes.

Lúpus induzido por drogas

Em cerca de 10% das pessoas com LES, os sintomas ocorrem devido a uma reação a certos medicamentos prescritos. De acordo com a Genetics Home Reference, cerca de 80 medicamentos podem causar a doença.

Estes incluem alguns dos medicamentos que as pessoas usam para tratar convulsões e pressão alta . Eles também incluem alguns medicamentos para a tireóide, antibióticos , antifúngicos e pílulas anticoncepcionais orais.

As drogas comumente associadas a essa forma de lúpus são:

• Hidralazina, um medicamento para hipertensão
  • Procainamida, um medicamento para arritmia cardíaca
  • Isoniazida, um antibiótico usado no tratamento da tuberculose (TB)

O lúpus induzido por drogas geralmente desaparece depois que a pessoa pára de tomar a medicação.

Lupus neonatal

A maioria dos bebês nascidos de mães com LES é saudável. No entanto, cerca de 1% das mulheres com autoanticorpos relacionadas ao lúpus terão um bebê com lúpus neonatal.

A mulher pode ter LES, síndrome de Sjögren ou nenhum sintoma da doença.

A síndrome de Sjögren é outra condição autoimune que freqüentemente ocorre com o lúpus. Os principais sintomas incluem olhos secos e boca seca .

No nascimento, os bebês com lúpus neonatal podem ter erupções cutâneas, problemas no fígado e baixa contagem sangüínea. Cerca de 10% deles terão anemia .

As lesões geralmente desaparecem depois de algumas semanas. No entanto, algumas crianças têm um bloqueio cardíaco congênito , no qual o coração não consegue regular uma ação de bombeamento normal e rítmica. A criança pode precisar de um marcapasso. Isso pode ser uma condição com risco de vida.

É importante que as mulheres com LES ou outras desordens auto-imunes relacionadas estejam sob os cuidados de um médico durante a gravidez.

O lúpus é uma condição autoimune, mas a causa exata não é clara.

O que está errado?

O sistema imunológico protege o corpo e combate antígenos, como vírus, bactérias e germes.

Ele faz isso produzindo proteínas chamadas anticorpos. Os glóbulos brancos, ou linfócitos B, produzem esses anticorpos.

Quando uma pessoa tem uma condição auto-imune, como o lúpus, o sistema imunológico não consegue diferenciar entre substâncias indesejáveis, ou antígenos, e tecido saudável.

Como resultado, o sistema imunológico direciona anticorpos contra o tecido saudável e os antígenos. Isso causa inchaço, dor e danos nos tecidos.

O tipo mais comum de autoanticorpo que se desenvolve em pessoas com lúpus é um anticorpo antinuclear (ANA). O ANA reage com partes do núcleo da célula, o centro de comando da célula.

Esses auto-anticorpos circulam no sangue, mas algumas das células do corpo têm paredes permeáveis ​​o suficiente para permitir a passagem de alguns autoanticorpos.

Os auto-anticorpos podem então atacar o DNA no núcleo dessas células. É por isso que o lúpus afeta alguns órgãos e não outros.

Por que o sistema imunológico está errado?

Diversos fatores genéticos provavelmente influenciam o desenvolvimento do LES.

Alguns genes do corpo ajudam o sistema imunológico a funcionar. Em pessoas com LES, alterações nesses genes podem impedir que o sistema imunológico funcione adequadamente.

Uma teoria possível diz respeito à morte celular , um processo natural que ocorre quando o corpo renova suas células, de acordo com a Genetics Home Reference.

Alguns cientistas acreditam que, devido a fatores genéticos, o corpo não se livra das células que morreram.

Essas células mortas que permanecem podem liberar substâncias que causam o mau funcionamento do sistema imunológico.

Fatores de risco: hormônios, genes e meio ambiente

O lúpus pode se desenvolver em resposta a vários fatores. Estes podem ser hormonais, genéticos, ambientais ou uma combinação destes.

1) hormônios

Hormônios são substâncias químicas que o corpo produz. Eles controlam e regulam a atividade de certas células ou órgãos.

A atividade hormonal poderia explicar os seguintes fatores de risco:

Sexo : Os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA observam que as fêmeas têm nove vezes mais chances de ter lúpus do que os machos.

Idade : Os sintomas e o diagnóstico geralmente ocorrem entre as idades de 15 e 45 anos, durante a idade fértil. No entanto, 20 por cento dos casos aparecem após a idade de 50 anos, de acordo com Genetics Home Reference.

Sintomas

Os sintomas do lúpus ocorrem em tempos de surtos. Entre os surtos, as pessoas geralmente passam por períodos de remissão, quando há poucos ou nenhum sintoma.

O lúpus tem uma ampla gama de sintomas, incluindo:

• fadiga
  • perda de apetite e perda de peso
  • dor ou inchaço nas articulações e músculos
  • inchaço nas pernas ou ao redor dos olhos
  • glândulas inchadas, ou gânglios linfáticos
  • erupções cutâneas, devido ao sangramento sob a pele
  • úlceras na boca
  • sensibilidade ao sol
  • febre
  • dores de cabeça
  • dor no peito após respiração profunda
  • perda de cabelo incomum
  • dedos ou dedos pálidos ou roxos do frio ou do stress ( fenômeno de Raynaud )
  • artrite

Outras complicações

Ter lúpus aumenta o risco de vários problemas de saúde.

Infecção : A infecção se torna mais provável porque o lúpus e seus tratamentos enfraquecem o sistema imunológico. Infecções comuns incluem infecções do trato urinário , infecções respiratórias, infecções fúngicas, salmonela, herpes e herpes zoster.

Morte do tecido ósseo : ocorre quando há baixo suprimento de sangue para um osso. Pequenas rupturas podem se desenvolver no osso. Eventualmente, o osso pode entrar em colapso. É mais comumente afeta a articulação do quadril.

Complicações na gravidez : As mulheres com lúpus têm um risco maior de perda de gravidez, parto prematuro e pré – eclâmpsia , uma condição que inclui pressão alta. Para reduzir o risco dessas complicações, os médicos geralmente recomendam retardar a gravidez até que o lúpus esteja sob controle por pelo menos 6 meses.