Malária: Diagnóstico, causas, sintomas, tratamento e prevenção

A malária é uma doença sanguínea transmitida por mosquito e potencialmente fatal. O mosquito Anopheles transmite para humanos.

Os parasitas em mosquitos que disseminam a malária pertencem ao gênero Plasmodium . Mais de 100 tipos de parasitas Plasmodium podem infectar uma variedade de espécies. Diferentes tipos replicam em taxas diferentes, alterando a rapidez com que os sintomas aumentam e a gravidade da doença.

Cinco tipos de parasitas do Plasmodium podem infectar humanos. Estes ocorrem em diferentes partes do mundo. Alguns causam um tipo mais grave de malária do que outros.

Uma vez que um mosquito infectado morde um humano, os parasitas se multiplicam no fígado do hospedeiro antes de infectar e destruir os glóbulos vermelhos.

Em alguns lugares, o diagnóstico precoce pode ajudar a tratar e controlar a malária. No entanto, alguns países carecem de recursos para realizar uma triagem eficaz.

Atualmente, nenhuma vacina está disponível para uso nos Estados Unidos, embora uma vacina tenha licença na Europa.

No início dos anos 1950, os avanços no tratamento eliminaram a malária dos Estados Unidos. No entanto, entre 1.500 e 2.000 casos ainda ocorrem a cada ano, principalmente naqueles que recentemente viajaram para áreas endêmicas de malária.

O diagnóstico precoce é fundamental para a recuperação da malária.

Qualquer pessoa que apresente sinais de malária deve procurar testes e tratamento imediatamente.

A OMS recomenda fortemente a confirmação do parasita através de testes laboratoriais microscópicos ou por um teste de diagnóstico rápido (RDT), dependendo das instalações disponíveis.

Nenhuma combinação de sintomas pode distinguir com segurança a malária de outras causas, portanto, um teste parasitológico é vital para identificar e controlar a doença.

Em algumas áreas endêmicas de malária, como a África subsaariana, a gravidade da doença pode causar imunidade leve em grande parte da população local.

Como resultado, algumas pessoas carregam os parasitas na corrente sanguínea, mas não adoecem.

Causas

A malária acontece quando uma picada do mosquito Anopheles infecta o corpo com Plasmodium. Apenas o mosquito Anopheles pode transmitir malária.

O desenvolvimento bem sucedido do parasita dentro do mosquito depende de vários fatores, sendo os mais importantes a umidade e a temperatura ambiente.

Quando um mosquito infectado morde um hospedeiro humano, o parasita entra na corrente sanguínea e fica dormente dentro do fígado.

O hospedeiro não apresentará sintomas por uma média de 10,5 dias , mas o parasita da malária começará a se multiplicar durante esse período.

O fígado então libera esses novos parasitas da malária de volta à corrente sanguínea, onde eles infectam os glóbulos vermelhos e se multiplicam ainda mais. Alguns parasitas da malária permanecem no fígado e não circulam até mais tarde, resultando em recorrência.

Um mosquito não afetado adquire parasitas quando se alimenta de um humano com malária. Isso reinicia o ciclo.

Sintomas

Os médicos dividem os sintomas da malária em duas categorias : Malária descomplicada e grave.

Malária não complicada

Um médico daria esse diagnóstico quando os sintomas estiverem presentes, mas não ocorrem sintomas que sugiram infecção grave ou disfunção dos órgãos vitais.

Esta forma pode tornar-se malária severa sem tratamento, ou se o hospedeiro tiver pouca ou nenhuma imunidade.

Os sintomas da malária não complicada duram geralmente de 6 a 10 horas e recorrem a cada segundo dia.

Algumas cepas do parasita podem ter um ciclo mais longo ou causar sintomas mistos.

Como os sintomas se assemelham aos da gripe , eles podem permanecer não diagnosticados ou diagnosticados erroneamente em áreas onde a malária é menos comum.

Na malária não complicada, os sintomas progridem da seguinte forma, em estágios frios, quentes e sudorese:

• uma sensação de frio com tremores
  • febre , dores de cabeça e vômitos
  • convulsões ocorrem às vezes em pessoas mais jovens com a doença
  • suores, seguido de um retorno à temperatura normal, com cansaço

Em áreas onde a malária é comum, muitas pessoas reconhecem os sintomas como malária e se tratam sem consultar um médico.

Malária severa

Na malária grave, evidências clínicas ou laboratoriais mostram sinais de disfunção de órgãos vitais.

Os sintomas da malária grave incluem:

• febre e calafrios
  • consciência prejudicada
  • prostração, ou adotando uma posição propensa
  • convulsões múltiplas
  • respiração profunda e desconforto respiratório
  • sangramento anormal e sinais de anemia
  • icterícia clínica e evidência de disfunção de órgãos vitais

A malária grave pode ser fatal sem tratamento.

O tratamento visa eliminar o parasita Plasmodium da corrente sanguínea.

Aqueles sem sintomas podem ser tratados para infecção para reduzir o risco de transmissão da doença na população circundante.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a terapia combinada à base de artemisinina (ACT) para tratar a malária não complicada.

Artemisinina é derivada da planta Artemisia annua , mais conhecida como o absinto doce. Ele reduz rapidamente a concentração de parasitas do Plasmodium na corrente sanguínea.

Praticantes geralmente combinam o ACT com um medicamento parceiro. O ACT visa reduzir o número de parasitas nos primeiros 3 dias de infecção, enquanto os medicamentos parceiros eliminam o resto.

Expandir o acesso ao tratamento com ACT em todo o mundo ajudou a reduzir o impacto da malária, mas a doença está se tornando cada vez mais resistente aos efeitos da ACT.

Nos locais onde a malária é resistente à ACT, o tratamento deve conter um medicamento parceiro eficaz.

A OMS alertou que nenhuma alternativa à artemisinina estará disponível por vários anos.

Existem várias maneiras de manter a malária à distância.

Vacinação

Pesquisas para desenvolver vacinas globais seguras e eficazes contra a malária estão em andamento, com o licenciamento de uma vacina já tendo ocorrido na Europa. Nenhuma vacina ainda é licenciada nos EUA.

Procure atendimento médico por suspeita de sintomas de malária o mais cedo possível.

Conselhos para viajantes

Embora a malária não seja endêmica para os EUA, viajar para muitos países ao redor do mundo acarreta um risco.

Os Centros de Controle de Doenças aconselham os viajantes a tomar as seguintes precauções :

• descobrir qual é o risco da malária no país e na cidade ou região que visitam
  • pergunte ao médico quais medicamentos eles devem usar para prevenir a infecção naquela região
  • obter medicamentos antimaláricos antes de sair de casa, para evitar o risco de comprar medicamentos falsificados no exterior
  • considerar o risco para viajantes individuais, incluindo crianças, idosos, mulheres grávidas e as condições médicas existentes de qualquer viajante.
  • garantir que eles terão acesso a ferramentas preventivas, muitas das quais estão disponíveis para compra on-line, incluindo repelentes de insetos , inseticidas, mosquiteiros pré-tratados e roupas apropriadas.
  • esteja ciente dos sintomas da malária

Em situações de emergência, as autoridades locais de saúde em alguns países podem realizar “embaçamento” ou pulverizar áreas com pesticidas semelhantes aos usados ​​nos sprays domésticos.

A OMS ressalta que isso não é prejudicial para as pessoas, já que a concentração de pesticidas é forte o suficiente para matar mosquitos.

Enquanto estiver fora, os viajantes devem, sempre que possível, evitar situações que aumentem o risco de serem picados por mosquitos. As precauções incluem tomar um quarto com ar condicionado, não acampar por água estagnada e usar roupas que cubram o corpo nos momentos em que os mosquitos têm maior probabilidade de estar por perto.

Durante um ano depois de voltar para casa, o viajante pode ser suscetível a sintomas de malária. Doar sangue também pode não ser possível por algum tempo.