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O extrato de chá verde é bom para você?

O chá verde é um dos chás mais amados do mundo. É um elemento básico da sociedade chinesa há milhares de anos e é reverenciado pela medicina tradicional. É colhido principalmente na China e no Japão, onde é onipresente nas refeições. Os benefícios de saúde do chá verde variam desde o tratamento e prevenção do câncer até a aceleração da perda de peso. O chá verde tem altas concentrações de antioxidantes que ajudam a defender os radicais livres e protegem a saúde humana.

Algumas pessoas não gostam de beber chá verde ou simplesmente não têm tempo para consumir o suficiente para colher os benefícios à saúde. É aí que entram os extratos de chá verde. Eles são vendidos em forma de cápsula, facilitando a obtenção de benefícios à saúde sem a necessidade de preparar chá.

O que é extrato de chá verde?

Os suplementos de extrato de chá verde são simplesmente uma forma concentrada dos compostos encontrados no chá verde. Eles são feitos de folhas de chá verde da planta Camellia sinensis e contêm altos níveis de polifenóis. A planta também é usado para criar outros chás verdadeiros incluindo o chá oolong , chá preto , chá branco e chá pu-erh . Um único suplemento contém a mesma quantidade de ingredientes que uma xícara de chá inteira. Eles são mais comumente apontados como suplementos à perda de peso, mas fornecem benefícios à saúde que vão muito além disso.

Você pode colher os benefícios saudáveis ​​das folhas de chá verde bebendo-o como chá verde ou tomando um suplemento diário de chá verde. Tanto o chá como os extratos contêm pequenas quantidades de cafeína que ocorre naturalmente. Ambos também contêm grandes quantidades de catequinas de chá. O mais potente é o galato de epigalocatequina ou EGCG. Essas catequinas do chá verde inibem o crescimento de células cancerígenas e induzem a apoptose – o processo natural de morte celular.

Benefícios para a saúde do extrato de chá verde

1. Acelera a perda de gordura

O chá verde trabalha em um nível químico para melhorar os processos de queima de gordura do corpo quando combinado com uma dieta e exercício saudáveis. Estudos demonstraram que as catequinas do chá verde aumentam os níveis de energia, as taxas metabólicas e melhoram a função hepática, ajudando a diminuir a gordura corporal. O consumo de chá verde aumenta a produção de catecolaminas – compostos que desencadeiam a liberação de ácidos graxos celulares. O corpo então decompõe esses ácidos graxos em energia em um processo conhecido como oxidação de gordura. Os compostos do chá verde também impedem a liberação de enzimas que podem retardar a produção de catecolaminas ( 1).) Isso significa que você vai queimar gordura mais rápido, apenas tomando chá verde. O chá verde também pode aumentar a perda de peso, aumentando a termogênese, um processo que aumenta a temperatura do corpo e incentiva a produção de energia.

Qual é o problema? Pesquisas mostram que o chá verde tende a funcionar melhor para algumas etnias. Pessoas de ascendência asiática tendem a ter melhores resultados ao examinar a conexão entre perda de gordura e extratos de chá verde. Esses extratos também não são tão eficazes quando combinados com alta ingestão de cafeína. Pesquisadores descobriram que consumir mais de 300 miligramas de cafeína pode negar os efeitos da perda de peso do chá verde ( 2 ).

A maioria das pessoas verá alguma melhora na perda de peso corporal ao usar suplementos de extrato de chá verde. Certifique-se de consumir menos de 300 miligramas de cafeína por dia para obter os melhores resultados. Os melhores resultados são alcançados através de uma combinação de suplementos e exercícios, por isso não deixe de fazer esses exercícios. O chá verde e suas formas de extrato são queimadores de gordura que podem ajudá-lo a perder peso e manter um peso saudável.

2. Elimina radicais livres

Os antioxidantes do chá verde eliminam os radicais livres causados ​​pela poluição, tabagismo e uma dieta pouco saudável. Esses radicais livres podem causar doenças neurológicas e câncer por estresse oxidativo. A oxidação ocorre naturalmente no corpo humano e é essencial para uma variedade de processos corporais. A oxidação só se torna um problema quando ocorre em excesso. Essas atividades antioxidantes são atribuídas à presença de polifenóis, flavonóides e catequinas do chá verde.

Beber chá verde ou tomar um suplemento de chá verde pode ajudar a regular e manter os níveis normais de oxidação. A capacidade antioxidante do chá verde bloqueia os radicais livres e ajuda o corpo a se livrar das toxinas. Um estudo publicado pelo European Journal of Nutrition examinou os efeitos dos extratos de chá verde no estresse oxidativo. O estudo consistiu em 16 velocistas de nível universitário durante um período de estudo de 4 semanas. Metade do grupo recebeu extratos de chá verde após o treino, enquanto o outro grupo tomou um placebo. Os resultados mostraram que os atletas que tomaram suplementos de chá verde apresentaram níveis significativamente mais baixos de estresse oxidativo ( 3 ).

3. Aumenta a imunidade

A primeira coisa que muitas pessoas procuram quando se sentem sob o clima é uma xícara de chá quente. O chá não apenas acalma os sintomas do resfriado e da gripe, mas também ajuda a combater os vírus desagradáveis ​​mais rapidamente. Um estudo chinês descobriu que o chá verde é tão eficaz para melhorar a saúde geral porque apoia a saúde digestiva. EGCG e outros antioxidantes ajudam a reduzir endotoxinas como lipopolissacarídeos que podem permitir o crescimento de bactérias. Os antioxidantes decompõem bactérias e vírus para eliminar os compostos que nos deixam doentes ( 4 ).

4. Previne doenças cardíacas

As doenças cardíacas são a principal causa de morte nos Estados Unidos. Mais de 600.000 americanos morrem a cada ano de doenças cardiovasculares ( 5 ). À medida que as taxas aumentam, nunca foi tão importante proteger a saúde do coração. Os extratos de chá verde ajudam a reduzir o risco ou doenças cardíacas, como coágulos sanguíneos, pressão alta e ataques cardíacos.

Estudos e ensaios clínicos demonstraram que o chá verde pode ajudar a diminuir o colesterol LDL ou níveis ruins de colesterol, juntamente com o colesterol total ( 6 ). Também aumenta o colesterol HDL, associado a uma melhor saúde do coração. O chá verde melhora a circulação sanguínea e pode diminuir a pressão alta. O principal componente por trás desse benefício saudável é o óxido nítrico. Esse gás ajuda a relaxar os músculos vasculares e os vasos sanguíneos, facilitando o fluxo do sangue. Também reduz o estresse no coração, uma vez que não precisa trabalhar tanto para bombear o sangue através das artérias restritas. Beber chá verde regularmente pode levar a um menor risco de doença cardíaca, o que pode ser benéfico para indivíduos predispostos a problemas cardíacos ou para quem tem diabetes tipo 2.

5. Alivia a dor

O chá verde pode ajudar a reduzir a dor associada aos músculos doloridos e distúrbios nas articulações, como a artrite. Os cientistas descobriram que o chá verde tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação e a dor ( 7 ). Um suplemento de chá verde tomado após um treino pode ajudar a reduzir a dor e acelerar o tempo de recuperação. Esses benefícios à saúde são atribuídos em grande parte à presença de EGCG.

Uma metanálise escocesa descobriu que o chá verde era particularmente útil para pessoas com dor nas articulações. O estudo examinou 50 indivíduos com dor no joelho preexistente por 4 semanas. Os pesquisadores deram a alguns participantes extrato de chá verde e outros a placebo. Todos os participantes tomaram um AINE conhecido como diclofenaco, usado para tratar dores nas articulações. Na conclusão do estudo, os cientistas descobriram que os indivíduos que suplementaram a medicação para dor nas articulações com extrato de chá verde apresentaram níveis mais baixos de sintomas de dor ( 8 ).

6. Pode prevenir e regular o diabetes

Ter níveis de açúcar no sangue muito altos ou muito baixos pode causar sérios problemas de saúde. Baixo nível de açúcar no sangue pode causar dores de cabeça, tonturas e desmaios. Níveis elevados de açúcar no sangue podem levar a doenças graves, como diabetes. O diabetes é causado quando uma pessoa tem altos níveis de açúcar no sangue. Aumento do açúcar no sangue pode ser causado quando o corpo não produz insulina suficiente. O diabetes também se desenvolve quando uma pessoa tem sensibilidade à insulina, onde o corpo não reage adequadamente com a insulina.

O extrato de chá verde ajuda a regular a insulina e diminuir os níveis de açúcar no sangue, ativando enzimas. Um estudo publicado pelo European Journal of Nutrition descobriu que o chá verde ativa a enzima AMPK. Esta enzima absorve nutrientes da corrente sanguínea nas células. A enzima facilita ao organismo regular os níveis de insulina. A ativação da AMPK pelo chá verde é o mesmo processo utilizado pelos medicamentos diabéticos ( 9 ).

7. Melhora a função hepática

Os extratos de chá verde podem ajudar a promover a função hepática em pessoas saudáveis ​​e naquelas que sofrem de doença hepática. O chá verde é particularmente benéfico para pessoas que sofrem de doença hepática gordurosa não alcoólica, conhecida como NAFLD. Quantidades excessivas de gordura no fígado podem levar a danos no fígado e causar NAFLD. Os pesquisadores descobriram que as catequinas do chá verde ajudam a reduzir os níveis de enzimas hepáticas correlacionadas com a doença hepática ( 10 ).

Um estudo publicado no International Journal of Molecular Medicine examinou o efeito das catequinas do chá em pessoas com DHGNA após 12 semanas de uso. Os participantes que tomaram suplementos de chá verde apresentaram níveis significativamente mais baixos de estresse oxidativo, inflamação e gordura no fígado ( 11 ).

Dosagem adequada

Você deve sempre consultar um profissional de saúde antes de tomar suplementos. A maioria dos extratos de chá verde contém informações de dosagem adequadas diretamente na garrafa. Em geral, os especialistas em saúde recomendam tomar 300 miligramas por dia para obter os benefícios de saúde mais potentes. Os especialistas recomendam tomar 400 miligramas por dia para obter benefícios da perda de peso ( 12 ). A prevenção de doenças é melhor em doses mais baixas várias vezes ao dia. Procure tomar 200 miligramas três vezes por dia. Como alternativa, você pode consumir uma xícara de 8 onças de chá verde 3 a 4 vezes por dia.

O que saber sobre segurança

Nem todos os suplementos de chá verde são criados iguais. Alguns suplementos são formas isoladas de apenas EGCG, enquanto outros contêm folhas inteiras de chá verde. Sempre compre seus suplementos de chá verde de uma marca respeitável.

A Food and Drug Administration não regula estritamente os suplementos. Palavras como ‘tudo natural’ não indicam necessariamente a saúde do suplemento. Leia os ingredientes e escolha suplementos que incluem onde e como as folhas do chá foram cultivadas. Escolha marcas orgânicas que garantam o cultivo das folhas de chá sem o uso de pesticidas. Bebedores de chá devem sempre consultar um médico antes de usar chás de ervas, se tiverem alguma condição médica.

Efeitos colaterais do extrato de chá verde

O extrato de chá verde não tem muitos efeitos colaterais quando tomado de acordo com as instruções de dosagem. Algumas pessoas relatam efeitos colaterais como azia, dor de cabeça, diarréia e nervosismo ao tomar extrato de chá verde. Mulheres grávidas ou amamentando podem consumir chá verde, mas devem limitar sua ingestão a uma ou duas xícaras por dia.

Sensibilidade à cafeína

O chá verde contém um conteúdo leve de cafeína que normalmente é menos da metade da quantidade encontrada em uma xícara padrão de chá preto. Esse efeito colateral do chá verde é mais pronunciado em indivíduos com sensibilidade à cafeína ou quando consumidos em altas doses. Procure suplementos de chá verde descafeinado se a cafeína faz você se sentir desconfortável. Altas doses de cafeína também podem causar lesões no fígado e outros efeitos colaterais adversos, limitando a ingestão de chá verde a 5 xícaras de chá verde por dia.

Interações medicamentosas

A cafeína no chá verde pode causar reações adversas com uma grande variedade de medicamentos. Extratos de chá verde podem interagir com anticoagulantes, bem como medicamentos para pressão arterial. Também pode interagir com o controle de natalidade e certos antibióticos. O chá verde também pode diminuir a absorção de ferro, portanto evite extratos se você tiver uma deficiência de ferro. O chá verde não é aprovado pelo FDA para tratar doenças, por isso é sempre uma boa idéia procurar aconselhamento médico antes de consumir. Converse com seu médico se estiver tomando algum medicamento ou tiver algum problema de saúde antes de tomar suplementos de chá verde. Um médico também pode ajudá-lo a descobrir quantos mg de extrato de chá verde levar para suas necessidades específicas.

Obter saudável com extrato de chá verde

O hype em torno do chá verde é bem merecido. Tomar chá verde em forma de cápsula pode ajudar a melhorar a saúde geral. O extrato de chá verde reduz os fatores de risco para doenças cardíacas e câncer. É particularmente útil no tratamento de câncer de próstata, câncer de mama e câncer de pele. Este extrato também trata problemas de saúde como artrite e resfriado comum. O extrato de chá verde pode ajudar a manter uma composição corporal saudável e alcançar seus objetivos de perda de peso mais rapidamente.

Você terá uma vida mais saudável, tomando goles de folhas de chá verde infundidas em água quente ou tomando um suplemento diário a cada dia. Você precisa consumir chá verde regularmente para colher esses benefícios à saúde. Tente adicionar algumas xícaras de chá verde ou produtos de chá verde à sua rotina matinal ou simplesmente tome suplementos de chá verde junto com suas vitaminas diárias. Você vai adorar o sabor e as qualidades relaxantes que o chá tem a oferecer.

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