O que a pressão alta faz ao seu cérebro?

Quando você ouve ou vê as palavras “pressão alta”, sua primeira associação pode estar com seu coração. Afinal, a hipertensão arterial, ou hipertensão, é classificada como uma doença cardiovascular.

Mas o coração e os vasos sanguíneos não são as únicas partes do corpo que podem ser danificadas pela pressão alta. Seu cérebro, com sua constante necessidade de oxigênio e nutrientes, também é extremamente vulnerável.

A pressão arterial elevada aumenta o risco de acidente vascular cerebral.

Uma das consequências mais assustadoras de ter pressão alta é aumentar suas chances de ter um derrame. A pressão alta pode enfraquecer ou danificar os vasos sanguíneos, o que pode causar vazamentos ou até mesmo explodir dentro do cérebro. Vasos sangüíneos enfraquecidos também podem ter mais chances de sofrer bloqueios que podem impedir que o sangue rico em oxigênio flua para o cérebro. Essas condições podem levar a um derrame.

Um derrame pode afetar seu corpo, causando fraqueza ou paralisia, além de outros problemas, como perda do controle da bexiga e do intestino e problemas com a deglutição. Mas um derrame também pode influenciar:

• Suas habilidades de fala e linguagem. Não é incomum que as pessoas que estão se recuperando de um derrame tenham dificuldade em juntar palavras para fazer frases coerentes.
  • Sua memória. Você pode ter lapsos de memória e problemas para pensar por um tempo depois de ter um derrame.
  • Sua saúde mental Depois de um derrame , você pode se sentir muito assustado e ansioso. Você pode experimentar outras mudanças em seu humor, concentração e até mesmo seu julgamento.

Quanto maior a pressão arterial, maior o risco de derrame.

A hipertensão arterial está ligada à depressão e ansiedade.

Ansiedade e depressão podem aumentar o risco de desenvolver pressão alta . Eles podem levá-lo a entrar em comportamentos de enfrentamento que podem levar à pressão alta, como comer demais e ganhar peso, fumar e beber quantidades excessivas de álcool. E a depressão pode dificultar o controle da pressão arterial.

Mas ter pressão alta também pode frustrá-lo e preocupá-lo, especialmente se você tiver problemas para controlá-lo. Isso pode exacerbar a ansiedade e os sentimentos depressivos que você já está experimentando. No entanto, grupos de apoio e aconselhamento podem ajudar.

A hipertensão arterial aumenta o risco de desenvolver demência.

A pesquisa mostra uma ligação entre o declínio cognitivo e a hipertensão arterial. Seus vasos sanguíneos fornecem sangue rico em oxigênio para o cérebro, nutrindo e sustentando-o. Danos a qualquer um desses vasos sangüíneos – como os danos causados ​​pela pressão alta – podem interferir ou reduzir o fluxo saudável de sangue. Quando suas células cerebrais são privadas de oxigênio e nutrientes, você começará a mostrar sinais de comprometimento cognitivo.

Um número crescente de estudos sugere que a pressão alta parece acelerar o desenvolvimento de um tipo de tecido cicatricial no cérebro. Com o tempo, as cicatrizes se acumulam e causam demência, que é o termo para um declínio nas habilidades mentais que é severo o suficiente para interferir na sua capacidade de realizar as atividades cotidianas da vida.

A hipertensão aumenta o risco de comprometimento cognitivo leve, mas, mais importante, pode aumentar o risco de desenvolver condições mais graves, como demência vascular ou doença de Alzheimer, mais tarde na vida.

• Demência vascular: a demência vascular ou o comprometimento cognitivo vascular , que geralmente ocorre após um derrame, é o segundo tipo mais comum de demência. Pode começar com problemas relativamente leves com habilidades de pensamento que tendem a piorar com o passar do tempo. Ou sintomas como confusão , desorientação e problemas com fala e linguagem podem aparecer subitamente após um derrame. Pesquisas sugerem que os danos causados ​​aos vasos sanguíneos pela pressão alta podem acelerar esse tipo de comprometimento cognitivo.
  • Doença de Alzheimer: A doença de Alzheimer é o tipo mais comum de demência, causando entre 60 e 80% dos casos. É caracterizado por placas e emaranhados que se acumulam no cérebro. Você pode não ser capaz de mudar qualquer risco que você tenha para a doença de Alzheimer com base na história familiar da doença, mas você pode trabalhar no controle da sua pressão sanguínea para não danificar ainda mais a vulnerável rede de vasos sangüíneos que sustentam seu cérebro.

Manter a pressão arterial baixa agora pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver comprometimento cognitivo ou demência, além de reduzir suas chances de ter um derrame. Converse com seu médico sobre o melhor caminho a seguir para você, com base em sua história e outros fatores de risco. Talvez você precise adotar certas mudanças no estilo de vida, como fazer uma dieta com baixo teor de sódio e fazer exercícios regularmente, mas também pode ser um candidato a medicação.