O que é dor abdominal?

A dor abdominal ou a barriga são o motivo de cerca de 5% de todas as visitas ao departamento de emergência. É um sintoma, mas pode significar uma condição com risco de vida por baixo.

Tipos de dor abdominal

• Às vezes, a dor pode ser aguda entre pacientes com uma condição existente, incluindo aqueles com úlcera péptica, pancreatite aguda entre alcoolistas etc.
  • Às vezes, pode haver dor aguda em uma pessoa normal. Isso inclui exemplos como apendicite, gastrite, cólica biliar, gastroenterite etc.
  • Dor aguda após lesão no abdômen, que inclui ruptura do fígado, baço etc.

Exame e diagnóstico

O exame, o nível de emergência e a urgência do diagnóstico e tratamento dependem da causa da dor. Todos os pacientes com dor abdominal não precisam de testes de diagnóstico. Às vezes, apenas a avaliação clínica é suficiente para diagnóstico e tratamento.

Alguns dos principais fatores avaliados por médicos de emergência incluem:

• Grau de dor – a gravidade é melhor avaliada com uma escala familiar de 1 a 10.
  • Alterações nos sinais vitais, como frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória. Se os sinais vitais forem anormais com freqüência cardíaca acima de 100 batimentos por minuto, pressão arterial menor que 100 (sistólica), freqüência respiratória acima de 20 por minuto etc., deve-se suspeitar de uma causa mais profunda.
  • História de qualquer doença como diabetes, alcoolismo ou lesão que possa fornecer pistas para o diagnóstico.
  • Localização da dor – existem seis localizações anatômicas. Eles incluem – região hipocondríaca direita, epigástrio, região hipocondríaca esquerda, lombar direita, lombar esquerda, umbilical, ilíaca direita, ilíaca direita, ilíaca esquerda e região hipogástrica.
  • Natureza do início da dor. A dor pode se originar abruptamente ou começar lentamente com o tempo.
  • Natureza da dor.
  • Radiação da dor ou se a dor se mover para as costas ou para a virilha.
  • Qualquer presença de fatores agravantes e revigorantes. Por exemplo, algumas dores podem ser aliviadas depois de comer e outras depois de sentar ou deitar em uma posição específica.
  • Presença de outros sintomas como vômito, diarreia, tontura, dor ao urinar, etc.

Diagnóstico de causa

Se a causa não puder ser determinada e o paciente parecer doente, métodos de diagnóstico laboratorial podem ser empregados para detectar a causa. Os testes usuais incluem contagens sanguíneas completas, avaliação de eletrólitos, níveis de creatinina e uréia no sangue, fígado e função renal, etc.

Os próximos estudos de imagem são prescritos. Isso inclui ultrassonografia, tomografia computadorizada abdominal, ressonância magnética abdominal etc. A ultrassonografia abdominal é uma das técnicas não invasivas mais utilizadas e melhores para detectar a causa da patologia abdominal.

O exame de urina e fezes em laboratório também é prescrito para detectar patologia. Outros testes auxiliares incluem eletrocardiografia (ECG), análise de gases no sangue arterial (ABG) etc.

Manejo da dor abdominal

A dor é tratada imediatamente, geralmente com sulfato de morfina em 0,5-0,1 mg / kg ou 2-4 mg IV ou IM. Fluidos principalmente por via intravenosa são oferecidos a pacientes com dor abdominal intensa. Isso ocorre porque a maioria dos pacientes com dor abdominal grave está desidratada.

Antibióticos são prescritos para processos inflamatórios agudos, como colecistite, apendicite e diverticulite. Um tubo nasogástrico pode ser colocado no estômago e alguns pacientes também podem precisar de transfusão de sangue.

Aqueles com causas cirúrgicas de dor no abdômen, como colististite (pedra na vesícula biliar), apendicite, etc., podem necessitar de cirurgia de emergência para o tratamento.