O que é Encefalite?

A encefalite é uma inflamação do tecido cerebral. A causa mais comum é infecções virais. Em casos raros, pode ser causada por bactérias ou mesmo fungos.

Existem dois tipos principais de encefalite: primária e secundária. A encefalite primária ocorre quando um vírus infecta diretamente o cérebro e a medula espinhal . A encefalite secundária ocorre quando uma infecção começa em outro lugar do corpo e, em seguida, viaja para o cérebro.

A encefalite é uma doença rara, porém grave, que pode ser fatal. Você deve chamar seu médico imediatamente se tiver sintomas de encefalite.

Quais são os sintomas da encefalite?

Os sintomas da encefalite podem variar de leves a graves.

Sintomas leves incluem:

• febre
  • dor de cabeça
  • vômito
  • torcicolo
  • letargia (exaustão)

Sintomas graves incluem:

• febre de 103 ° F (39,4 ° C) ou superior
  • confusão
  • sonolência
  • alucinações
  • movimentos mais lentos
  • coma
  • convulsões
  • irritabilidade
  • sensibilidade à luz
  • inconsciência

Bebês e crianças pequenas apresentam sintomas diferentes. Chame um médico imediatamente se seu filho tiver algum dos seguintes sintomas:

• vômito
  • fontanela protuberante (ponto fraco no couro cabeludo)
  • choro constante
  • rigidez corporal
  • pouco apetite

O que causa encefalite?

Muitos vírus diferentes podem causar encefalite. É útil categorizar as causas potenciais em três grupos: vírus comuns, vírus da infância e arbovírus.

Vírus comuns

O vírus mais comum que causa encefalite nos países desenvolvidos é o herpes simplex. O vírus do herpes normalmente viaja através de um nervo até a pele, onde causa uma afta . Em casos raros, no entanto, o vírus viaja para o cérebro.

Esta forma de encefalite geralmente afeta o lobo temporal, a parte do cérebro que controla a memória e a fala. Também pode afetar o lobo frontal, a parte que controla as emoções e o comportamento. A encefalite causada por herpes é perigosa e pode levar a danos cerebrais e morte.

Outros vírus comuns que podem causar encefalite incluem:

• caxumba
  • Vírus de Epstein Barr
  • HIV
  • citomegalovírus

Vírus da infância

As vacinas podem prevenir os vírus infantis que costumavam causar encefalite. Portanto, esses tipos de encefalite são raros hoje em dia. Alguns vírus infantis que podem causar encefalite incluem:

• catapora (muito raro)
  • sarampo
  • rubéola

Arbovírus

Arbovírus são vírus transportados por insetos. O tipo de arbovírus que é transmitido depende do inseto. Abaixo estão os diferentes tipos de arboviroses:

• A encefalite da Califórnia (também chamada de encefalite por La Crosse) é transmitida através de picadas de mosquito e afeta principalmente crianças. Isso causa poucos ou nenhum sintoma.
  • A encefalite de St. Louis ocorre nos estados rurais do centro-oeste e sul. Geralmente é um vírus leve e causa poucos sintomas.
  • O vírus do Nilo Ocidental é mais freqüentemente encontrado na África e no Oriente Médio. No entanto, isso pode ocorrer nos Estados Unidos. Geralmente é relativamente leve, causando sintomas semelhantes aos da gripe. No entanto, pode ser fatal entre adultos mais velhos e pessoas com sistema imunológico fraco.
  • A encefalite do Colorado (também chamada de febre do carrapato do Colorado ) é transmitida pelo carrapato feminino. É tipicamente uma doença leve e a maioria das pessoas se recupera rapidamente.
  • A encefalite eqüina do leste é transmitida por mosquitos. Afeta tanto humanos como cavalos. Embora raro, tem um 33 por cento de taxa de mortalidade Trusted Source.
  • A doença florestal de Kyasanur é transmitida através de picadas de carrapatos. As pessoas também podem obtê-lo bebendo leite cru de cabras, ovelhas ou vacas. Caçadores, campistas e fazendeiros correm mais risco de contrair essa doença.

Quais são os fatores de risco para encefalite?

Os grupos com maior risco de encefalite são:

• adultos idosos
  • crianças menores de 1 ano
  • pessoas com sistema imunológico fraco

Você também pode ter um risco maior de contrair encefalite se morar em uma área onde mosquitos ou carrapatos são comuns. Mosquitos e carrapatos podem conter vírus que causam encefalite. Você está mais propenso a ter encefalite no verão ou no outono, quando esses insetos estão mais ativos.

Embora a vacina MMR (sarampo, caxumba, rubéola) tenha uma longa história de segurança e eficácia, em casos raros, causou encefalite. Aproximadamente 1 em 3 milhões de crianças que recebem a vacina desenvolvem encefalite. No entanto, as estatísticas são muito mais impressionantes para as crianças que não recebem a vacina. As taxas de encefalite nos dias anteriores à vacinação de rotina chegaram a 1 em 1.000. Em outras palavras, a encefalite era cerca de 3.000 vezes mais comum antes da vacinação estar disponível.

Como a encefalite é diagnosticada?

O seu médico irá primeiro perguntar-lhe sobre os seus sintomas. Eles podem realizar os seguintes exames em caso de suspeita de encefalite.

Punção lombar ou punção lombar

No presente procedimento , o médico irá inserir uma agulha na sua parte traseira inferior para recolher uma amostra de fluido espinal. Eles irão testar a amostra em busca de sinais de infecção.

Imagem cerebral com tomografia computadorizada ou ressonância magnética

Tomografia computadorizada e ressonância magnética detectam mudanças na estrutura do cérebro. Eles podem descartar outras possíveis explicações para os sintomas, como um tumor ou um derrame . Certos vírus têm uma tendência a afetar certas áreas do cérebro. Ver quais partes do seu cérebro são afetadas pode ajudar a determinar que tipo de vírus você tem.

Eletroencefalógrafo (EEG)

Um EEG usa eletrodos (pequenos discos de metal com fios) ligados ao couro cabeludo para registrar a atividade cerebral. Um EEG não detecta o vírus que causa encefalite, mas certos padrões no EEG podem alertar seu neurologista para uma fonte infecciosa de seus sintomas. Encefalite pode levar a convulsões e coma em fases posteriores. É por isso que o EEG é importante para determinar as áreas do cérebro afetadas e os tipos de ondas cerebrais que ocorrem em cada área.

Exames de sangue

Um exame de sangue pode revelar sinais de uma infecção viral. Os exames de sangue raramente são realizados isoladamente. Eles geralmente ajudam a diagnosticar encefalite, juntamente com outros testes.

Biópsia cerebral

Em uma biópsia cerebral , seu médico removerá pequenas amostras de tecido cerebral para testar a infecção. Este procedimento raramente é realizado porque existe um alto risco de complicações. Geralmente só é feito se os médicos não podem determinar a causa do inchaço do cérebro ou se o tratamento não está funcionando.

Como a encefalite é tratada?

Medicamentos antivirais podem ajudar a tratar a encefalite por herpes. No entanto, eles não são eficazes no tratamento de outras formas de encefalite. Em vez disso, o tratamento geralmente se concentra no alívio dos sintomas. Esses tratamentos podem incluir:

• descansar
  • analgésicos
  • corticosteroides (para reduzir a inflamação cerebral)
  • ventilação mecânica (para ajudar com a respiração)
  • banhos de esponja morna
  • anticonvulsivantes (para prevenir ou parar convulsões)
  • sedativos (por inquietação, agressividade e irritabilidade)
  • fluidos (às vezes através de um IV)

Você pode precisar ser hospitalizado durante o tratamento, especialmente com inchaço do cérebro e convulsões.