O que é pneumonia? Sintomas, vacina e tratamento

A pneumonia é uma inflamação dos espaços aéreos (alvéolos; alvéolo singular) no pulmão, mais comumente causada por infecções. Bactérias, vírus ou fungos (raramente) podem causar a infecção. Existem também alguns tipos de pneumonia não infecciosa causados ​​por inalação ou aspiração de matérias estranhas ou substâncias tóxicas para os pulmões.

Alguns casos de pneumonia apresentam risco de vida. Cerca de 50.000 pessoas morrem a cada ano de pneumonia nos EUA. Embora qualquer pessoa de qualquer idade possa ser afetada, a pneumonia é mais comum em pessoas idosas e geralmente ocorre quando o sistema imunológico fica enfraquecido por uma infecção anterior ou outra condição.

A pneumonia é geralmente mais grave quando afeta adultos mais velhos, bebês e crianças pequenas, aqueles com condições médicas crônicas ou aqueles com função imunológica enfraquecida.

• A pneumonia é uma doença pulmonar caracterizada por inflamação dos espaços aéreos nos pulmões , mais comumente devido a uma infecção.
  • A pneumonia pode ser causada por infecções virais, infecções bacterianas ou fungos; com menos frequência por outras causas.
  • O tipo bacteriano mais comum que causa pneumonia é o Estreptococos pneumoniae .
  • Sinais e sintomas de pneumonia incluem
    • febre,
    • calafrios,
    • tosse,
    • falta de ar e
    • fadiga.
  • Este artigo discute a pneumonia adquirida na comunidade (CAP), adquirida fora do ambiente de assistência médica e a pneumonia adquirida no hospital (ou adquirida na assistência médica) (HAP), que geralmente é mais grave.
  • Cerca de 20% das pessoas com PAC necessitam de tratamento em um hospital.
  • Os antibióticos tratam a pneumonia controlando a infecção bacteriana ou fúngica. A escolha inicial do antibiótico depende do organismo supostamente causador da infecção, bem como dos padrões locais de resistência a antibióticos.
  • A pneumonia pode ser fatal em até 30% dos casos graves tratados no ambiente de terapia intensiva.
  • As complicações da pneumonia incluem sepse, derrame pleural e empiema.
  • A gripe e o vírus sincicial respiratório (RSV) são as causas virais mais comuns de pneumonia.
  • Medicamentos antivirais podem ser usados ​​para tratar pneumonia causada por alguns tipos de vírus.
  • A maioria dos tipos de pneumonia bacteriana não é altamente contagiosa, mas a tuberculose e a pneumonia por Mycoplasma são exceções.
  • Uma radiografia de tórax é normalmente feita para diagnosticar pneumonia.
  • Os fatores de risco para pneumonia incluem idade acima de 65 anos ou menos de 2 anos, tendo certas condições médicas crônicas (incluindo um sistema imunológico fraco, doença pulmonar subjacente, tabagismo, alcoolismo e problemas neurológicos) ou lesões que interferem na deglutição ou tosse.
  • As vacinas estão disponíveis contra vários organismos comuns que causam pneumonia.

A pneumonia é contagiosa?

Os germes que causam pneumonia são contagiosos. Isso significa que eles podem se espalhar de pessoa para pessoa.

A pneumonia viral e bacteriana pode se espalhar para outros através da inalação de gotículas no ar de um espirro ou tosse. Você também pode obter esses tipos de pneumonia entrando em contato com superfícies ou objetos que estão contaminados por bactérias ou vírus que causam pneumonia.

Você pode contrair pneumonia fúngica no meio ambiente. No entanto, não se espalha de pessoa para pessoa.

Sintomas de pneumonia

Os sintomas da pneumonia podem ser leves a fatais. Eles podem incluir:

• tosse que pode produzir catarro (muco)
  • febre
  • sudorese ou calafrios
  • falta de ar que acontece durante as atividades normais ou mesmo enquanto descansa
  • dor no peito que é pior quando você respira ou tosse
  • sensação de cansaço ou fadiga
  • perda de apetite
  • náusea ou vômito
  • dores de cabeça

Outros sintomas podem variar de acordo com a sua idade e saúde geral:

• Crianças menores de 5 anos de idade podem ter respiração rápida ou chiado no peito.
  • Os bebês podem parecer não apresentar sintomas, mas às vezes podem vomitar, sem energia ou ter problemas para beber ou comer.
  • As pessoas mais velhas podem ter sintomas mais leves. Eles também podem exibir confusão ou temperatura corporal abaixo do normal.

Quais são os diferentes tipos ou termos que descrevem pneumonia?

A pneumonia pode ser classificada ou caracterizada de diferentes maneiras. Os profissionais de saúde geralmente se referem à pneumonia com base na maneira como a infecção é adquirida, como pneumonia adquirida na comunidade ou pneumonia adquirida no hospital.

• Pneumonia adquirida na comunidade (PAC), como o nome indica, é uma infecção respiratória do pulmão que se desenvolve fora do hospital ou do ambiente de saúde. É mais comum que a pneumonia adquirida no hospital. A PAC é mais comum no inverno e afeta cerca de 4 milhões de pessoas por ano nos EUA.
  • A pneumonia adquirida no hospital (HAP) é adquirida quando um indivíduo já está hospitalizado por outra condição. O HAP é geralmente mais grave porque se desenvolve em pacientes doentes já hospitalizados ou sob cuidados médicos para outra condição. Estar em um ventilador para suporte respiratório aumenta o risco de adquirir HAP. A pneumonia associada à assistência médica é adquirida em outros locais de assistência médica, como centros de diálise renal, ambulatórios ou casas de repouso.

Outros sistemas de classificação para pneumonia descrevem a maneira como as células inflamatórias se infiltram no tecido pulmonar ou a aparência do tecido afetado (veja os exemplos a seguir).

• A broncopneumonia causa infiltrados dispersos e inflamados de inflamação nos sacos aéreos ao longo dos pulmões. É mais difuso do que a pneumonia lobar.
  • A pneumonia lobar causa uma inflamação de um lobo de um pulmão e geralmente envolve todos os espaços aéreos em um único lobo.
  • A pneumonia lipóide é caracterizada pelo acúmulo de gorduras no espaço aéreo. Pode ser causado por aspiração de óleos ou associado a obstrução das vias aéreas.

Tratamento de pneumonia

Seu tratamento dependerá do tipo de pneumonia que você tem, da gravidade e da sua saúde geral.

Medicamentos prescritos

O seu médico pode prescrever um medicamento para ajudar a tratar sua pneumonia. O que você prescreve depende da causa específica de sua pneumonia.

Antibióticos orais podem tratar a maioria dos casos de pneumonia bacteriana. Sempre tome todo o seu curso de antibióticos, mesmo se você começar a se sentir melhor. Não fazer isso pode impedir que a infecção apague e pode ser mais difícil de tratar no futuro.

Medicamentos antibióticos não funcionam com vírus. Em alguns casos, seu médico pode prescrever um antiviral. No entanto, muitos casos de pneumonia viral desaparecem por conta própria com atendimento domiciliar.

Medicamentos antifúngicos são usados ​​no combate à pneumonia fúngica. Pode ser necessário tomar este medicamento por várias semanas para limpar a infecção.