O que é prolapso da bexiga?

0

Em condições normais nas mulheres, a bexiga é mantida no lugar por uma “rede” de músculos e tecido de suporte do assoalho pélvico.

prolapso da bexiga

Quando esses tecidos são esticados e / ou se tornam fracos, a bexiga pode cair e se projetar através dessa camada e entrar na vagina. Isso resulta em prolapso da bexiga, também chamado de cistocele. Em casos graves, a bexiga prolapsada pode aparecer na abertura da vagina. Às vezes, pode até se projetar (cair) pela abertura vaginal. O prolapso da bexiga é comum em mulheres. Os sintomas do prolapso da bexiga podem ser incômodos, mas podem ser tratados.

Sintomas

O sintoma mais comum é a sensação de protuberância vaginal. Uma protuberância na vagina é algo que você pode ver ou sentir.

Outros sinais e sintomas que podem estar relacionados ao prolapso são:

• anulação freqüente ou o desejo de urinar
  • incontinência urinária (perda indesejada de urina)
  • não sentindo alívio logo após anular
  • infecções do trato urinário frequentes
  • dor na vagina, pelve, parte inferior do abdômen, virilha ou parte inferior das costas
  • peso ou pressão na área vaginal
  • sexo que é doloroso
  • tecido saindo da vagina que pode estar sensível e / ou sangrando

Alguns casos de prolapso podem não causar sintomas.

Causas

O prolapso pode se desenvolver por vários motivos. A principal causa é o estresse nesta “rede” de apoio ao dar à luz. As mulheres que têm muitas gravidezes, parto vaginal ou parto longo ou difícil correm maior risco.

Outros fatores que podem levar ao prolapso são:

• levantamento pesado
  • tosse crônica (ou outros problemas pulmonares)
  • Prisão de ventre
  • esforço frequente para passar as fezes
  • obesidade
  • menopausa (quando os níveis de estrogênio começam a cair)
  • cirurgia pélvica prévia
  • envelhecimento

Diagnóstico

O prolapso pode ser encontrado com uma história clínica e um exame pélvico. O exame pode ser feito enquanto você está deitado, forçando ou empurrando ou em pé. Seu médico pode medir a gravidade do prolapso e quais partes da vagina estão caindo.

Outros exames e exames de imagem também podem ser feitos para verificar o assoalho pélvico, como:

• cistoscopia
  • urodinâmica
  • raios-x
  • ultra-som
  • Ressonância magnética

Como o prolapso da bexiga é tratado?

Gestão Conservadora

Medidas conservadoras envolvem

1. Sem tratamento. Algumas mulheres apresentam prolapso da bexiga e não apresentam sintomas incômodos. Você não precisa tratar o seu prolapso se for:
    • não causando problemas
    • não bloqueando o fluxo de urina

2. Terapia comportamental isso pode incluir:

• exercícios de kegel (que ajudam a fortalecer os músculos do assoalho pélvico)
    • fisioterapia do assoalho pélvico
    • um pessário (um dispositivo de suporte vaginal)

3. Terapêutica medicamentosa inclui:

• terapia de reposição de estrogênio

Cirurgia

O objetivo da cirurgia é reparar seu corpo e melhorar os sintomas. A cirurgia pode ser realizada através da vagina ou do abdômen. Existem várias maneiras pelas quais a cirurgia pode ser feita, incluindo:

• Cirurgia aberta – quando uma incisão (corte) é feita através do abdômen
  • Cirurgia minimamente invasiva – usa pequenas incisões (cortes) no abdome
  • Laparoscópico –  o médico coloca instrumentos cirúrgicos através da parede abdominal
  • Instrumentos laparoscópicos robóticos assistidos por robô são colocados através da parede abdominal. Eles estão ligados a braços robóticos e são controlados pelo cirurgião.

Cirurgia também envolve opções de:

• reparo de tecido nativo (usando o próprio tecido e suturas)
    • aumento com material cirúrgico
      • enxerto biológico

Antes de fazer uma cirurgia, você deve ter uma conversa aprofundada com seu cirurgião. Você deve aprender sobre os riscos, benefícios e outras opções para reparar a cistocele com a cirurgia. É importante que você dê consentimento informado. Isso só pode ser feito depois que seu médico responder a todas as suas perguntas.

Se o prolapso for deixado sem tratamento, com o tempo ele pode permanecer o mesmo ou piorar lentamente. Em casos raros, o prolapso grave pode causar obstrução dos rins ou retenção urinária (incapacidade de urinar). Isso pode levar a danos nos rins ou infecção.