O que está causando sua dor pélvica?

A dor pélvica (dor abaixo do umbigo no abdome inferior anterior, incluindo os órgãos sexuais) pode se desenvolver a partir de muitas doenças e condições.

Por exemplo, a dor pélvica pode advir da menstruação normal, apendicite, problemas na bexiga; e pode estar associado a condições médicas benignas e de emergência. Para a maioria das pessoas, a dor pélvica deve ser investigada por um profissional médico. Um médico fará o histórico médico do paciente, realizará um exame e poderá solicitar exames para diagnosticar a causa da dor pélvica. Os slides a seguir apresentarão algumas das causas da dor pélvica.

Apendicite

A inflamação ou infecção do apêndice (apendicite) geralmente produz dor pélvica ou abdominal do lado direito inferior que pode ocorrer junto com náusea, vômito e febre. Um apêndice infectado precisa ser removido por um cirurgião, pois pode perfurar (estourar) e infectar o peritônio e causar peritonite com risco de vida. A remoção do apêndice ( apendicectomia ) pode ser feita através de várias pequenas incisões no abdômen (laparoscopia) ou através de uma incisão maior.

Síndrome do Intestino Irritável (SII)

Os sintomas de cãibras dolorosas na área pélvica e abdominal, inchaço, constipação, diarréia e outros sintomas que podem ocorrer repetidamente ao longo do tempo são frequentemente causados ​​pela síndrome do intestino irritável ( SII ). A SII é uma doença funcional crônica com sintomas recorrentes. Afeta aproximadamente 7 a 21 por cento das pessoas. Mudanças na dieta, controle do estresse e medicamentos são usados ​​para tratar os sintomas da SII. Movimentos intestinais mais frequentes ou menos frequentes estão associados à SII. Consulte um gastroenterologista se você acredita que está sofrendo de IBS. Se ocorrer bloqueio do cólon (incapaz de passar gases, inchaço grave, dor abdominal e / ou pélvica, sem apetite), ocorre uma emergência médica cirúrgica.

Uma condição conhecida como IBS-C é um subconjunto da síndrome do intestino irritável que envolve sintomas abdominais e constipação. Isso resulta em fezes menos freqüentes, fezes duras ou em fezes difíceis de passar. Pessoas que têm esse tipo de IBS podem sentir como se tivessem movimentos intestinais incompletos. Algumas pessoas podem sentir como se tivessem um bloqueio. Mudar de posição ou pressionar o abdômen pode ajudá-los a completar o movimento intestinal. Esse sentimento como se houvesse um bloqueio é diferente de um bloqueio real, que é uma emergência médica.

Algumas condições envolvem “pseudo-obstrução”, em que uma pessoa sente sinais e sintomas semelhantes aos de uma obstrução intestinal. No entanto, não há nenhum bloqueio físico real nessa condição. Infecções, cirurgia pélvica ou abdominal e condições que afetam músculos e nervos como a doença de Parkinson podem causar pseuo-obstrução. Medicamentos opioides para dor e antidepressivos tricíclicos também podem produzir esses sintomas.

Obstrução intestinal

Obstrução intestinal ocorre quando parte do intestino é bloqueada. Isso pode resultar na morte de uma parte do intestino ou até na morte do paciente. É verdade que a obstrução intestinal física é uma emergência médica. A condição causa prisão de ventre, vômito, dor abdominal, inchaço abdominal, perda de apetite e incapacidade de evacuar ou passar gases. As causas potenciais de obstrução intestinal incluem aderências intestinais que resultam após cirurgia abdominal, câncer de cólon, diverticulite , hérnias, fezes afetadas, torção do cólon (vólvulo) e doenças inflamatórias intestinais como as de Crohn. Um médico pode diagnosticar uma obstrução intestinal realizando um exame físico e solicitando exames de imagem, como raios-X, tomografia computadorizada e ultra-som.

O tratamento depende da causa subjacente da obstrução intestinal. Um paciente que sofre de obstrução intestinal pode receber fluidos intravenosos para hidratação e ter um tubo nasogástrico colocado no estômago para remover os fluidos e o ar. Um cateter pode ser colocado na uretra para drenar a urina. O tratamento envolve a remoção da obstrução e de qualquer tecido danificado pelo processo. Às vezes, um stent é colocado para forçar a abertura de uma parte do intestino.