Quais são essas manchas brancas na minha pele?

Manchas brancas na pele geralmente ocorrem quando proteínas da pele ou células mortas ficam presas sob a superfície da pele. Eles também podem ocorrer como resultado de despigmentação ou perda de cor.

Manchas na pele branca geralmente não são motivo de preocupação e não causam sintomas graves.

É importante, no entanto, que as manchas brancas sejam verificadas por um dermatologista, para entender sua causa e a melhor maneira de tratá-las.

Causas e sintomas

Uma variedade de condições e fatores de saúde podem causar manchas brancas em diferentes partes do corpo.

As causas comuns de manchas brancas na pele incluem:

Manchas solares ou hipomelanose gutata

Manchas solares são manchas brancas onde se perdeu o pigmento da pele.

Essas manchas geralmente não causam sintomas, têm 1 a 3 milímetros (mm) de tamanho e tendem a aparecer primeiro nas pernas antes de progredir para os braços, parte superior das costas e face.

Os pesquisadores não sabem ao certo o que causa manchas solares. As causas podem incluir a falta de um pigmento na pele chamado melanina. Manchas solares também parecem ocorrer em famílias. É mais provável que apareçam após os 40 anos de idade.

No entanto, eles são inofensivos e tratá-los é uma questão cosmética.

Embora a superexposição ao sol sem proteção possa contribuir para o risco de câncer de pele, as manchas solares em si não sugerem o desenvolvimento de câncer.

Tinea versicolor ou pitiríase versicolor

Em pessoas com tínea versicolor (TV), o fungo que geralmente vive na superfície da pele cresce fora de controle.

O fungo causa manchas secas, escamosas e com coceira que são mais claras ou mais escuras do que a pele circundante. Esses patches geralmente crescem lentamente e geralmente se agrupam.

Às vezes, os sintomas da TV podem ser notados apenas quando uma pessoa tem um bronzeado. A condição é generalizada e os sintomas tendem a se tornar mais visíveis em ambientes quentes e úmidos.

Pitiríase alba

A pitiríase alba (AF) é uma condição cutânea não-cancerosa e relativamente disseminada que causa manchas vermelhas, escamosas e com coceira. Essas manchas eventualmente curam e deixam para trás manchas brancas e fracas.

A AF tende a se desenvolver em crianças entre 3 e 16 anos de idade e geralmente afeta a face, mas também pode afetar o pescoço, ombros e braços.

Os pesquisadores não sabem ao certo o que causa a AF, mas acham que pode ser uma forma leve de dermatite atópica ou eczema.

A pitiríase alba pigmentada é uma forma rara, embora potencialmente subnotificada, de AF. Causa manchas escamosas branco-azuladas, delineadas por uma mancha de pele muito clara.

Como a AF, a pitiríase alba pigmentada afeta principalmente o rosto e tende a se desenvolver em crianças.

Vitiligo

Em pessoas com vitiligo, manchas brancas na pele aparecem em locais onde as células que produzem pigmento ou cor da pele foram destruídas.

Os pesquisadores não sabem ao certo o que causa o vitiligo. Pode ser uma condição auto-imune, em que o sistema imunológico prejudica erroneamente as células saudáveis.

Manchas brancas tendem a se desenvolver em locais expostos ao sol e podem se desenvolver lentamente ou se espalhar rapidamente. O vitiligo parece ocorrer em famílias, e a maioria das pessoas percebe a descoloração da pele aos 20 anos.

Milia

Os milia são sacos firmes, elevados, indolores, brancos e cheios de líquido, com 1 a 4 mm de largura que se desenvolvem na superfície da pele.

Os milia primários ocorrem aleatoriamente, quando a queratina, uma proteína que ajuda a endurecer a camada externa da pele, fica presa sob a pele e forma um saco cheio de líquidos.

Os milia secundários se desenvolvem como resultado de trauma de eventos, como dermoabrasão, danos nos tecidos, formação de bolhas e inflamação da pele . Mília secundária também pode ocorrer como efeito colateral de alguns medicamentos.

Embora muito rara, uma condição chamada milia em placa causa milia cercada por áreas de pele levantada, vermelha, escamosa e com coceira. Milia em placa tende a ocorrer aleatoriamente em pele saudável e atualmente não tem causa conhecida.

Os pesquisadores, no entanto, pensam que a milia em placa pode ser um sinal de lúpus eritematoso discóide , uma condição cutânea de longo prazo que causa feridas inflamadas e cicatrizes no rosto, couro cabeludo e orelhas.

A maioria das pessoas com hipomelanose gutata tem pele clara e anos de exposição solar contínua ou excessiva.

Tratamento

O tratamento preferido para manchas brancas na pele depende da causa das manchas.

Manchas solares

As manchas solares normalmente não causam sintomas além de mudar a cor da pele, e muitas pessoas decidem não tratá-la.

Nos casos em que manchas brancas são muito visíveis ou cobrem uma parte significativa do corpo, o tratamento pode ser apropriado.

As opções de tratamento incluem:

• usando protetor solar todos os dias, cobrindo todas as áreas da pele exposta ao sol. Compare várias marcas online.
  • evitando passar muito tempo ao sol
  • evitando camas de bronzeamento artificial
  • dermoabrasão, que remove fisicamente as camadas externas da pele
  • cremes esteróides tópicos, como hidrocortisona, disponíveis para compra on-line.
  • cremes retinóides tópicos, como retinol e tretinoína

Cremes esteroides e retinoides causam a renovação celular e a remoção das camadas externas da pele.

Pitiríase alba

Os sintomas da PA podem resolver por conta própria. Muitas pessoas não procuram tratamento além da descoloração ou coceira resultante na pele.

Vários medicamentos a serem aplicados à pele podem ser prescritos para reduzir a inflamação, coceira e ressecamento associados à AF.

As opções de tratamento para AF incluem:

• uso regular de hidratantes
  • cremes tópicos de corticosteroides tópicos em baixa dose, geralmente começando com creme de hidrocortisona a 1%. Estes podem ser adquiridos sem receita ou on – line.
  • Creme Elidel, uma fórmula não esteroide

Tinea versicolor

Lavagens, shampoos e cremes antifúngicos são geralmente a primeira linha de tratamento. Estes estão disponíveis para compra sem receita ou on – line. A maioria dos medicamentos antifúngicos contém sulfeto de selênio, piritiona zinco ou cetoconazol.

Depois que os sintomas desaparecem, tratamentos antifúngicos adicionais podem ser necessários todos os meses em ambientes quentes ou durante os meses de primavera e verão.

Se uma porção significativa da pele é afetada ou não responde a medicamentos tópicos, os médicos podem prescrever pílulas antifúngicas por um curto período. Muitas vezes, leva meses para a pele recuperar sua cor normal depois que as manchas desaparecem.

Vitiligo

O vitiligo tende a afetar grandes porções da pele e causa descoloração significativa da pele. Isso pode levar ao sofrimento emocional.

Dependendo da gravidade das manchas brancas e de como a pessoa se sente sobre sua aparência, várias opções de tratamento podem ser usadas para ajudar a reduzir ou limitar os sintomas de vitiligo.

Se os sintomas são muito pequenos, algumas pessoas podem impedir que manchas brancas se tornem óbvias, não deixando a pele bronzeada.

As opções de tratamento para vitiligo incluem:

• cremes com corticosteroides em baixa dose, como creme de hidrocortisona a 1%
  • Creme Elidel, uma fórmula não esteroide
  • tratamento com luz ultravioleta em combinação com medicamentos tópicos
  • branquear a pele ao redor de grandes manchas brancas para misturá-las
  • tatuagem sobre manchas brancas
  • cirurgia para remover as porções superiores da pele afetada, se os medicamentos e a terapia de luz falharem

Milia

Para milia, cremes e pomadas retinoides, especialmente aqueles com 0,1% de tretinoína, são normalmente a primeira linha de tratamento recomendada. Estes podem ser adquiridos sem receita ou on – line.

Cremes com esteroides também são comumente prescritos para ajudar a reduzir ou remover milia.

Devo me preocupar com manchas brancas?

Na maioria dos casos, manchas brancas na pele não requerem tratamento médico.

No entanto, é importante que um dermatologista verifique as manchas brancas para descartar quaisquer condições subjacentes.

As pessoas também são aconselhadas a conversar com um médico sobre manchas brancas se:

• permanecem após algumas semanas de tratamento básico
  • reaparecer continuamente
  • espalhar para outras partes do corpo
  • causar sintomas como dor, coceira ou sofrimento emocional