Quando a pressão alta é uma emergência?

A hipertensão arterial é chamada de assassino silencioso porque geralmente você não apresenta sintomas, mesmo que sua pressão esteja silenciosamente causando danos ao seu corpo. Sem que você saiba, a pressão alta pode estar prejudicando gradualmente a capacidade de seu coração, vasos sanguíneos, rins ou outros órgãos funcionarem como deveriam.

Mas, às vezes, a pressão alta aumenta tanto que a ameaça é imediata, grave e potencialmente fatal.

Aqui está o que você precisa saber se sentir o que os médicos chamam de crise hipertensiva – quando sua pressão arterial está alta o suficiente para ser considerada uma emergência.

O que é uma crise hipertensiva?

Uma crise hipertensiva ocorre quando sua pressão arterial está tão alta que pode inflamar seus vasos sanguíneos e prejudicar a capacidade de seu sistema cardiovascular funcionar como deveria, colocando-o em risco de derrame, ataque cardíaco ou outras doenças graves.

As crises hipertensivas são divididas em duas categorias: urgência e emergência. Em uma crise urgente, sua pressão arterial está acima de 180 sistólica (o número mais alto) ou 110 diastólica (o menor número). No entanto, você geralmente não está experimentando nenhum sintoma para indicar danos aos órgãos.

Em uma crise de emergência, sua pressão é superior a 180 (superior) ou 120 (inferior) e você também tem sintomas que indicam que seus órgãos estão sendo danificados. Ou a sua pressão arterial pode ser inferior a 180/120, mas é maior do que nunca e você está sentindo sintomas possivelmente relacionados a danos nos órgãos.

Estes sintomas graves podem incluir:

• Dor torácica intensa
  • Dor de cabeça severa, além de confusão e / ou visão turva
  • Dor nas costas
  • Náusea e vômito
  • Ansiedade severa
  • Falta de ar
  • Problemas de visão
  • Nosebleeds
  • Convulsões
  • Dificuldade em falar
  • Dormência ou fraqueza
  • Falta de responsividade

Quais são as complicações de uma crise hipertensiva?

Se a pressão arterial elevada permanecer sem tratamento, você corre o risco de uma variedade de conseqüências potencialmente graves. A pressão arterial extremamente alta pode causar um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco , danos aos seus olhos, danos aos rins (incluindo insuficiência renal ), problemas cognitivos como perda de memória ou perda de consciência,dissecção aórtica (uma lágrima na artéria principal que se ramifica do coração) ou líquido nos pulmões.

Como a ameaça à sua saúde é tão grave, procure atendimento médico se a sua pressão arterial estiver extremamente alta e se você tiver algum dos sintomas listados acima.

O que causa pressão sanguínea extremamente alta?

Há uma variedade de razões para a pressão arterial disparar. Esquecer de tomar seu remédio pode levar a sua pressão a sair do controle. Você pode ter uma interação entre os medicamentos que você está tomando. Se você está grávida, você pode estar passando por uma condição chamada pré-eclâmpsia . Ou o pico de pressão arterial pode ser causado por outra condição médica.

Não importa a causa, é importante obter ajuda o mais rápido possível. Procure atendimento médico se a pressão arterial estiver acima de 180 (superior) ou 110 (inferior). É fundamental que os médicos avaliem possíveis danos aos órgãos e revertam o processo antes que seja tarde demais.