Quando é necessário consultar um médico para gripe?

A maioria dos casos da gripe pode ser tratada com segurança em casa com repouso e muitas bebidas quentes, mas às vezes você ou seu ente querido devem consultar um médico. Aqui estão várias situações em que você não deve hesitar em chamar um médico.

Se o seu caso de gripe cair em alguma dessas categorias, entre em contato com um médico imediatamente.

1. Seu bebê está gripado

A gripe geralmente é uma doença relativamente leve em adultos, mas pode ser muito grave em bebês. Se você suspeitar que uma criança com menos de dois anos esteja com gripe, ligue para seu médico assim que eles começarem a mostrar sintomas.

Os sintomas da gripe nos bebês incluem febre, calafrios, fadiga, vômitos e diarréia. Se o bebê tiver apenas nariz escorrendo e dor de garganta, é mais provável que seja um resfriado simples, que geralmente não precisa de tratamento.

A gripe tende a se desenvolver repentinamente; portanto, atente para o bebê ficar quente ou parecer fraco e fraco.

2. Uma pessoa idosa está gripada

As pessoas idosas também correm alto risco de complicações da gripe, principalmente se são frágeis ou têm outras condições de saúde. Aproximadamente 85% das mortes relacionadas à gripe ocorrem em pessoas com pelo menos 65 anos, enquanto esse grupo também é responsável pela maioria das hospitalizações relacionadas à gripe. Se você ou um de seus parentes fizer parte desse grupo e detectar sintomas de gripe, chame um médico imediatamente.

O tratamento antiviral pode ajudar a reduzir a gravidade da gripe em idosos. É mais provável que esse tratamento seja eficaz se começar dentro de 48 horas após o aparecimento dos sintomas; portanto, você deve agir rapidamente para obter tratamento para pessoas vulneráveis. Não deixe de entrar em contato com um médico rapidamente quando uma pessoa idosa desenvolver sintomas de gripe, como febre, dores no corpo, calafrios, fraqueza, fadiga, dor de cabeça e desconforto no peito.

3. Os sintomas da gripe se tornaram graves

Em casos raros, até adultos saudáveis ​​podem desenvolver complicações graves como resultado da gripe. Alguns sinais de que a gripe se transformou em uma doença mais séria incluem falta de ar, dor ou sensação de pressão no abdômen ou no peito, tonturas, confusão e vômitos graves.

Se você tiver esses sintomas graves da gripe, entre em contato com um médico. Sua gripe pode ter progredido até o ponto em que você precisa de fluidos intravenosos e supervisão médica para ajudá-lo a se recuperar. Você também pode precisar de antibióticos para esclarecer as infecções secundárias que se desenvolveram. Um médico pode examinar seus sintomas e informar se você precisa de tratamento.

4. Os sintomas da gripe melhoram, mas depois retornam

Às vezes, os sintomas da gripe parecem aliviar, mas depois voltam com febre alta e tosse forte. Esse retorno dos sintomas pode ser um sinal de bronquite, que é uma doença grave, principalmente em idosos. Uma febre alta pode até significar que sua gripe se transformou em pneumonia, que é uma inflamação dos pulmões que pode ser mortal.

Se sua gripe parecer melhorar, mas depois piorar, visite seu médico imediatamente para garantir que você não esteja desenvolvendo complicações graves. No mínimo, consultar um médico ajudará a descartar infecções secundárias e a tranqüilizar sua mente.

O UBS – Unidade Básica de Saúde é o primeiro local para o qual você deve ir quando alguém da sua família está gripado e exige atenção médica. O serviço médico para visitas domiciliares fornece atendimento fora de horas para todos os membros da família, de bebês a idosos, à noite, nos fins de semana e feriados. Entre em contato para tirar suas duvidas e proteger você e sua família dos efeitos de complicações relacionadas à gripe.