Quando você deve consultar seu médico sobre diarreia aguda?

Se estiver com diarreia que não mostra sinais de parada, pode começar a se preocupar. Você pode se perguntar como isso afetará outras pessoas em sua casa ou se você provavelmente ficará desidratado.

Embora você não precise consultar um clínico geral para cada episódio de diarreia, às vezes a natureza da situação torna isso necessário. Ao aprender mais sobre alguns sintomas comuns da bandeira vermelha, você pode fazer as melhores escolhas para sua saúde.

Você está mostrando sinais de desidratação

Quando você tem diarreia, seu corpo perde eletrólitos a uma taxa mais rápida que o normal. Como você depende de eletrólitos para manter um equilíbrio hídrico saudável, isso significa que mais água passa pela parede intestinal do que o normal. Uma conseqüência disso é diarreia. Se você tiver os seguintes sinais e sintomas, entre em contato com o seu médico de família:

• Urina mais escura que o normal
  • Aumento da produção de urina
  • Fadiga
  • Sentindo muita sede
  • Língua seca
  • Sentindo fraco
  • Perda de peso
  • Pele seca
  • Perda de elasticidade da pele (especialmente em crianças)
  • Olhos fundos (em crianças)
  • Menos fraldas

Em muitos casos, o seu médico de família pode fornecer mais conselhos sobre cuidados pessoais. Se você não puder contatá-los porque está ligando fora do horário comercial, fale com um médico fora do expediente. Se você está cuidando de outra pessoa com diarreia, preste atenção nos sinais de confusão e perda de consciência. Ambos podem indicar perda severa de líquidos, o que requer rápida reposição de fluidos intravenosos.

Você tem crises prolongadas de diarreia

Se sua diarreia durar 48 horas ou mais e não mostrar sinais de abrandamento, chame seu médico. Às vezes, diarréia prolongada sugere uma causa infecciosa. Seu médico pode precisar de mais informações sobre internações recentes, uso de antibióticos e sua dieta.

Os bebês precisam de cuidado extra quando se trata de abordar profissionais médicos sobre diarreia. Sua capacidade de se recuperar após a perda aguda de líquidos não é tão boa quanto a de um adulto; portanto, eles podem precisar de suporte extra. Se seu bebê tiver diarreia por mais de 24 horas, fale com um profissional médico.

Sua dor abdominal é grave

Em um pequeno número de casos, a dor abdominal intensa ao lado de fezes escorrendo sugere que algo está acontecendo de sério. Pode ser que você tenha pegado uma infecção bacteriana grave e, ocasionalmente, dor intensa seja um sinal de apendicite.

Muito ocasionalmente, diarreia e dor intensa são sinais de obstrução intestinal. Independentemente do que você suspeitar que seja a causa, você deve procurar atendimento médico imediato.

Se você está lutando para determinar se sua dor é leve, moderada ou intensa, avalie-a em uma escala de 1 a 10, sendo uma leve e 10 a pior dor que você já teve. Como alternativa, se você está cuidando de uma criança pequena, procure sinais como sofrimento grave.

Suas fezes são sangrentas ou pretas

Fezes ensanguentadas e pretas podem indicar que você está sangrando em algum lugar do trato gastrointestinal. Se suas fezes estiverem pretas, o sangue teve tempo de congelar. Esses tipos de fezes podem até parecer alcatrão e parecer pegajosos.

Por outro lado, o sangue fresco que se mistura com as fezes indica que há sangramento do trato gastrointestinal inferior. Se você sofreu recentemente um trauma abdominal, mas ainda não viu um profissional médico, procure atendimento médico de emergência para se manter seguro.

Compreensivelmente, às vezes você pode se perguntar se vale a pena falar com o seu médico de família ou não. Em certos casos, é mais seguro permanecer cauteloso do que esperar para ver se o problema piora. Isso inclui crianças muito pequenas, pessoas muito idosas, pessoas imunocomprometidas e mulheres grávidas.