Rinite alérgica: sintomas, tratamentos e causas

Quase todo mundo sabe o que é a febre do feno ou seja Rinite alérgica – a coceira sazonal, espirros e nariz escorrendo causada pelo tipo de pólen que está no ar. O que a maioria das pessoas não sabe é que a febre do feno é apenas um sinal de uma condição mais básica chamada rinite alérgica. Sempre que um nariz entupido, círculos escuros sob os olhos ou gotejamento pós-nasal persistirem como uma condição crônica (de longo prazo), a rinite alérgica pode ser a causa.

A rinite alérgica é uma reação alérgica do sistema respiratório superior a uma substância chamada alérgeno, que é qualquer coisa que cause alergia. Estas reações ocorrerão sazonalmente (durante certas estações do ano) ou perenemente (durante todo o ano).

A rinite sazonal vem e vai com os ciclos reprodutivos de plantas e fungos (mofo). Em certas épocas do ano (dependendo de suas espécies e onde elas estão localizadas), as plantas liberam pólen no ar e os fungos liberam esporos. As pessoas alérgicas a um ou mais tipos desses alérgenos desenvolverão rinite alérgica.

O pólen das árvores tende a ser a causa dos sintomas na primavera, o pólen de gramíneas no verão e as ervas e outras ervas daninhas no outono. Os fungos são suspeitos durante um período muito mais longo porque eles liberam seus esporos do final de março até novembro.

O tempo influencia a gravidade dos sintomas de alergia, porque afeta a contagem diária de pólen. As contagens de pólen tendem a ser mais altas nas manhãs quentes, secas e arejadas, e nas mais baixas nos dias chuvosos e frios. Geralmente, sua reação alérgica será grave ou leve, dependendo da ascensão e queda da contagem de pólen.

Como o nome sugere, a rinite perene ocorre durante todo o ano. É causada por alérgenos cuja produção não está vinculada a nenhum ciclo sazonal. Exemplos comuns são ácaros, pêlos de animais e moldes. Os alérgenos do ácaro da poeira podem ser encontrados em travesseiros, roupas e colchas cheias de penugem, cortinas, estofados e carpetes grossos. Os sintomas serão constantes se você entrar em contato com o alérgeno todos os dias, mas eles podem entrar e sair se você tiver contato ocasional. Também é possível que, se você tiver uma reação constante a um alérgeno perene, possa realmente ter uma alergia sazonal.

Quão comum é a rinite alérgica (febre do feno)?

Esta condição afeta aproximadamente 10% da população dos EUA (cerca de 30 milhões de pessoas) e é o distúrbio alérgico mais comum no país. Ninguém sabe por que algumas pessoas sofrem de alergias e outras não. Algumas evidências sugerem que as alergias podem ser hereditárias (herdadas). Outras evidências ligam a rinite alérgica à asma e ao eczema. As pessoas que sofrem dessas doenças são mais propensas a desenvolver rinite alérgica também.

O que causa os sintomas da rinite alérgica (febre do feno)?

Os sintomas da rinite alérgica são causados ​​pelo seu sistema imunológico, protegendo-se do que identifica como uma substância invasora. A maioria das evidências sugere que a genética (hereditariedade) determina se o seu corpo vai montar esse tipo de defesa.

Esta resposta alérgica começa com a produção de anticorpos alérgicos (IgE) (tipo especial de proteínas produzidas pelo organismo). O trabalho desses anticorpos é encontrar moléculas da substância agressora na corrente sanguínea e nos tecidos e escoltá-las aos mastócitos do corpo (um tipo de célula alergia) para a destruição. À medida que os mastócitos destroem os alérgenos, uma substância química chamada histamina é liberada na corrente sanguínea e em certas membranas mucosas (especificamente, no revestimento do nariz ou dos olhos).

A histamina torna os seios e as pálpebras vermelhos e inchados. Também desencadeia o reflexo de espirrar. O inchaço é projetado para impedir que mais dos alérgenos entrem no corpo, e espirrar é um método para se livrar deles. A histamina também causa coceira e permite a entrada de fluidos no tecido nasal, o que resulta em congestão (entupimento) e corrimento nasal.

Como as alergias são identificadas?

Como as pessoas costumam ser alérgicas a mais de um alérgeno, você precisará fazer vários exames para identificar quais estão causando sua alergia. A maior pista para começar é a época em que seus sintomas ocorrem. Seu médico usará essas informações para solicitar os primeiros testes.

Na maioria dos casos, eles são testes de pele. Neste procedimento, o médico coloca extratos dos alérgenos em seu braço ou nas costas e, em seguida, pica a pele suavemente apenas para quebrar sua superfície para que o extrato possa entrar na camada externa da pele (epiderme). Se você é alérgico ao alérgeno nesse extrato, a área afetada ficará vermelha e com coceira.

Às vezes, outro teste é necessário para confirmar o primeiro teste. Isso envolve injetar uma pequena quantidade de um extrato logo abaixo da superfície da pele, muito parecido com o que acontece durante um teste de tuberculina ( TB ).

A maioria dos testes cutâneos leva entre 15 e 30 minutos, dependendo de seus sintomas e se os segundos testes são necessários. Os testes cutâneos são a melhor e mais rápida maneira de identificar as substâncias às quais você pode ser alérgico.

Certas condições, no entanto, podem impedir o médico de realizar testes cutâneos. Se essas condições existirem, seu médico realizará exames de sangue para verificar os níveis de anticorpos alérgicos (IgE). Níveis mais altos de certos anticorpos podem identificar alergias particulares. Como o exame de sangue não é tão sensível quanto os testes cutâneos, a maioria dos médicos o utiliza apenas quando não tem outra escolha.

Como a rinite alérgica (febre do feno) é tratada?

O tratamento mais eficaz para qualquer alergia é simplesmente evitar o alérgeno. Os filtros do ar condicionado removem 99% do pólen no ar. Máscaras faciais, semelhantes às usadas pelos cirurgiões, também podem reduzir bastante a quantidade de alérgenos inalados ao ar livre. Para algumas pessoas, o uso de uma máscara fornece proteção suficiente quando se trabalha no quintal. Para outros, máscaras e outras precauções não são suficientes. Eles precisam de medicação para controlar seus sintomas .

Terapias medicamentosas eficazes incluem anti-histamínicos, esteróides nasais tópicos e certos descongestionantes, muitos dos quais estão disponíveis sem receita médica. Os anti-histamínicos são eficazes no tratamento da rinite alérgica, pois bloqueiam as ações da histamina produzida pela reação alérgica. A maioria dos anti-histamínicos de geração mais velha que estão disponíveis sem receita, no entanto, pode causar sonolência. Por este motivo, não os tome quando planear conduzir um automóvel, utilizar equipamento pesado, beber álcool ou tomar outros medicamentos que também causem sonolência. Os anti-histamínicos mais novos são menos sedativos (não tão propensos a causar sonolência). A Loratidina (Claritin®) e a cetirizina (Zyrtec®) estão disponíveis no balcão. A fexofenadina (Allegra®) também é menos sedativa e agora está disponível no balcão.

A outra principal terapia medicamentosa eficaz para a rinite alérgica, especialmente o entupimento, são os esteróides nasais. Esses medicamentos aliviam os sintomas porque reduzem a inflamação (inchaço) causada pela reação alérgica. Os esteroides nasais prescritos incluem drogas como fluticasona (Flonase®), mometasona (Nasonex®), budesonida (Rhinocort®) e outras. Vários esteróides nasais tornaram-se disponíveis ao balcão, também.

Descongestionantes como fenilefrina (Neo-Synephrine®, et al.) E pseudoefedrina (Sudafed®, et al.) Podem ajudar a desbloquear as passagens nasais e melhorar a respiração. Eles também podem estar associados a efeitos colaterais prejudiciais, incluindo aumento da pressão arterial . Portanto, estes não são recomendados para pacientes com pressão arterial mais alta. Afrin® é um spray descongestionante de venda livre (não um esteróide nasal) que pode limpar o nariz temporariamente. É muito viciante e não deve ser usado por mais de três dias seguidos.

O que é imunoterapia?

A imunoterapia subcutânea, também conhecida como injeção de alergia, é uma técnica projetada para aumentar sua tolerância às substâncias que causam sintomas de alergia. Isso torna você menos sensível aos seus alérgenos, permitindo que você tolere os agentes agressores. Os médicos costumam recomendá-lo para pessoas que não obtêm bons resultados com medicamentos ou não as toleram.

Durante os tratamentos, um alérgeno é injetado em seu corpo em quantidades cada vez maiores durante um período de tempo até que uma dose eficaz, chamada dose de manutenção, seja alcançada. A dose de manutenção é dada em intervalos de três a cinco anos para criar uma tolerância ao alérgeno.

A imunoterapia sublingual tornou-se recentemente disponível nos Estados Unidos. É uma pílula que é colocada debaixo da língua, geralmente três meses antes da estação que causa as alergias. É mantido diariamente até a temporada chegar ao fim. Neste momento, a única imunoterapia oral disponível é a relva (alergias de verão) e a tangerina (alergias de outono).

Na maioria dos casos, a imunoterapia é muito eficaz na redução ou prevenção do desenvolvimento de sintomas de alergia sempre que você entrar em contato com o alérgeno. Geralmente reduz e muitas vezes elimina a necessidade de medicamentos. Os efeitos são de longo prazo para a maioria das pessoas que completam um curso adequado de imunoterapia com alérgenos .