Síndrome da Dor Abdominal Funcional

A síndrome da dor abdominal funcional é um distúrbio gastrointestinal funcional, que envolve dor crônica ou frequente que não resulta de uma causa específica e identificável.

Sintomas

O principal sintoma da Síndrome da Dor Abdominal Funcional é dor abdominal. A dor geralmente pode ser muito intensa e afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Isso pode até atrapalhar sua rotina diária normal devido à incapacidade de participar de certas atividades. Também pode ter um impacto financeiro no bem-estar e aumentar os níveis de estresse.

A condição geralmente não está associada a sintomas gastrointestinais, como diarréia ou constipação, e os achados de exames de imagem e de laboratório geralmente não conseguem explicar a causa da dor.

A dor está realmente associada a alterações na sensibilidade aos impulsos nervosos entre o intestino e o cérebro. É, portanto, um problema funcional e não está associado a motilidade intestinal anormal.

É importante observar que os sintomas do Síndrome da Dor Abdominal Funcional geralmente aparecem ou pioram após certos eventos, como infecção, eventos traumáticos da vida ou estresse significativo.

Causa

Para pessoas com Síndrome da Dor Abdominal Funcional, há uma alteração no eixo intestinal do cérebro e a capacidade do sistema nervoso de regular os sinais de dor para o trato gastrointestinal. Como resultado, até pequenos estímulos que perturbam o intestino podem ser amplificados e causar dor intensa, conhecida como hipersensibilidade central.

Em alguns casos, lesões repetidas no abdômen podem estar associadas ao FAPS, devido à sensibilização excessiva dos receptores nervosos na área. Por exemplo, pessoas que tiveram várias cirurgias abdominais, infecções recorrentes ou histórico de abuso físico ou sexual têm maior probabilidade de serem afetadas pela condição.

Diagnóstico

O diagnóstico do FAPS geralmente envolve uma série de testes de diagnóstico para identificar a causa da dor. Isso pode incluir raios-X, imagem por ultrassom, tomografia computadorizada (TC), endoscopia e exames de sangue. Para pacientes com Síndrome da Dor Abdominal Funcional, esses testes não são capazes de revelar uma causa específica da dor.

Pode ser útil que os pacientes mantenham um diário de dor para registrar sintomas e possíveis gatilhos que possam ter causado um surto de sintomas. Com o tempo, essas informações podem ajudar a identificar o tempo problemático e as causas dos sintomas agravados, o que pode ser útil no desenvolvimento de estratégias de gerenciamento.

Tratamento

O objetivo do tratamento para pessoas com Síndrome da Dor Abdominal Funcional é melhorar o controle dos sintomas de dor, função diária e qualidade de vida geral. Geralmente, não é possível fornecer alívio completo dos sintomas; portanto, o gerenciamento da dor é importante.

O papel do cérebro na experiência da dor é um fator importante no tratamento do Síndrome da Dor Abdominal Funcional. Certos fatores, como ansiedade, depressão, com foco na dor, podem levar ao aumento da gravidade da dor. Por outro lado, técnicas de relaxamento e desvio podem ajudar a reduzir a gravidade.

As técnicas de gerenciamento não farmacológico do Síndrome da Dor Abdominal Funcional incluem:

• Meditação ou outras técnicas de relaxamento para controlar o estresse
  • Hipnose ou terapia de desvio para reorientar a atenção da dor
  • Terapia comportamental cognitiva (TCC) para mudar pensamentos, percepções e comportamentos relacionados aos sintomas da dor.

Quando um indivíduo toma medidas para aumentar o controle de sua dor, é mais provável que os sintomas melhorem.

O manejo farmacológico também tem um papel a desempenhar no manejo da dor associada ao Síndrome da Dor Abdominal Funcional. Os antidepressivos tricíclicos (por exemplo, amitriptilina) podem ajudar a bloquear a transmissão de sinais nervosos de dor do abdômen para o cérebro. Isso normalmente leva várias semanas para que um efeito se torne evidente; portanto, o tratamento deve ser continuado por pelo menos 1-2 meses para ocorrer o efeito. Inibidores seletivos da recaptação de serotonina-noradrenalina (SNRIs) também podem ajudar a reduzir os sintomas em alguns casos.

O apoio da família, amigos e comunidade também pode ajudar a melhorar a resposta à dor para pacientes com Síndrome da Dor Abdominal Funcional. Além disso, é importante que os profissionais de saúde envolvidos no atendimento ao paciente compreendam e demonstrem empatia para promover uma relação médico-paciente positiva, o que ajuda a melhorar os resultados do tratamento.