TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo

O que é transtorno obsessivo compulsivo?

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é um transtorno de saúde mental no qual você tem pensamentos, sentimentos ou comportamentos indesejados e recorrentes. Você pode sentir que está constantemente pensando em algo (obsessão), ou pode sentir a necessidade de realizar uma certa ação repetidamente (compulsão).

Transtorno obsessivo compulsivo é um tipo de transtorno de ansiedade. Se você não se envolver em suas obsessões ou compulsões, poderá sentir-se ansioso ou em pânico. Transtorno obsessivo-compulsivo e outros transtornos de ansiedade afetam cerca de 18% dos americanos. Numerosos distúrbios psiquiátricos co-ocorrem em pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo em taxas mais altas do que na população geral, incluindo transtorno depressivo maior e outros transtornos de ansiedade. A causa do transtorno obsessivo-compulsivo não é conhecida, mas pode estar relacionada a desequilíbrios químicos ou hereditariedade (Fonte: NIMH ).

Os sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo incluem pensamentos ou imagens repetidos, repetidas apresentações de rituais como lavar as mãos e pensamentos ou comportamentos indesejáveis ​​ou incontroláveis. Algumas pessoas podem desenvolver tiques. Esses pensamentos e rituais consomem tempo, não lhe trazem prazer e podem perturbá-lo ou interferir em sua vida diária.

O tratamento para transtorno obsessivo-compulsivo inclui psicoterapia, como conversa ou terapia comportamental e medicação. Medicamentos para transtorno obsessivo-compulsivo incluem antidepressivos e ansiolíticos. Com o tratamento, é possível controlar o transtorno obsessivo-compulsivo, embora não desapareça.

Procure atendimento médico imediato (telefone para o número 911) para sintomas graves, como ouvir vozes ou ver coisas que não existem ( alucinações ), ter pensamentos de prejudicar a si mesmo ou aos outros ou incapacidade de cuidar de suas necessidades básicas.

Procure atendimento médico imediato se tiver pensamentos ou comportamentos recorrentes e indesejados que interfiram com sua vida diária ou causem aflição.

Quais são os sintomas do transtorno obsessivo compulsivo?

Os sintomas do transtorno obsessivo compulsivo são devidos a padrões de pensamento inadequados. Você pode ter pensamentos ou sentimentos recorrentes ou se envolver em comportamentos que não pode controlar. Os sintomas são crônicos (contínuos), mas podem melhorar ou piorar às vezes.

Sintomas comuns de transtorno obsessivo compulsivo

Você pode sentir sintomas de transtorno obsessivo-compulsivo diariamente ou apenas de vez em quando. Às vezes, qualquer um desses sintomas do transtorno obsessivo compulsivo pode ser grave:

• Ansiedade
  • Tiques motores ou verbais
  • Nervosismo
  • Ações repetidas (rituais), como lavar as mãos, que não lhe dão prazer e levam pelo menos uma hora por dia
  • Repetidos pensamentos ou sentimentos (obsessões) como medo da sujeira
  • Pensamentos indesejados ou sentimentos que você acredita que não podem controlar

Sintomas que podem indicar uma condição grave

Em alguns casos, o transtorno obsessivo compulsivo pode ser uma condição séria que deve ser imediatamente avaliada em um ambiente de emergência. Procure assistência médica imediata (ligue para o 192 ou 193) se você, ou alguém com quem estiver, tiver algum destes sintomas graves, incluindo:

• Ser um perigo para si ou para os outros, incluindo comportamento ameaçador, irracional ou suicida
  • Ouvindo vozes ou vendo coisas que não estão lá (alucinações)
  • Incapacidade de cuidar de suas necessidades básicas

O que causa transtorno obsessivo-compulsivo?

A causa exata do transtorno obsessivo-compulsivo não é conhecida. Acredita-se que esteja relacionado, como muitos transtornos de ansiedade, a um desequilíbrio nas substâncias químicas cerebrais (neurotransmissores). Suspeita-se também que o transtorno obsessivo-compulsivo possa ocorrer em famílias. Em alguns casos, uma pessoa pode desenvolver transtorno obsessivo compulsivo devido a uma lesão ou infecção cerebral. Numerosos distúrbios psiquiátricos co-ocorrem em pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo em taxas mais altas do que na população geral, incluindo transtorno depressivo maior e outros transtornos de ansiedade.

Transtorno obsessivo compulsivo pode surgir no início da infância ou quando você é um adolescente. A maioria das pessoas é diagnosticada aos 30 anos. A condição também pode estar relacionada a outro transtorno de ansiedade, e certos medicamentos também podem influenciar o desenvolvimento do transtorno obsessivo compulsivo.

Quais são os fatores de risco para o transtorno obsessivo-compulsivo?

Uma série de fatores aumenta o risco de desenvolver transtorno obsessivo compulsivo. Nem todas as pessoas com fatores de risco terão transtorno obsessivo compulsivo. Fatores de risco para transtorno obsessivo-compulsivo incluem:

• Menor de 30 anos
  • História familiar de transtornos de ansiedade
  • Baixos níveis individuais de serotonina
  • História pessoal de transtornos de ansiedade
  • Lesão na cabeça recente ou infecção

Como o transtorno obsessivo-compulsivo é tratado?

Não há cura para o transtorno obsessivo-compulsivo. Tratamentos para transtorno obsessivo-compulsivo são projetados para gerenciar os sintomas e ensinar-lhe estratégias para lidar com obsessões e compulsões. Normalmente, o transtorno obsessivo-compulsivo é tratado com medicação, psicoterapia ou uma combinação dos dois.

Medicamentos para transtorno obsessivo compulsivo

Medicamentos para transtorno obsessivo-compulsivo incluem antidepressivos e ansiolíticos, incluindo:

• Medicamentos ansiolíticos, como benzodiazepínicos, incluindo alprazolam (Xanax), diazepam (Valium) e clonazepam (Klonopin)
  • Medicamentos antipsicóticos, como risperidona (Risperdal), quetiapina (Seroquel) e olanzapina (Zyprexa)
  • Inibidores seletivos da recaptação da serotonina para equilibrar os níveis do neurotransmissor serotonina. Estes incluem citalopram (Celexa), fluoxetina (Prozac), fluvoxamina (Luvox), paroxetina (Paxil) e sertralina ( Zoloft ).
  • Antidepressivos tricíclicos, incluindo clomipramina (menos freqüentemente usados ​​devido a efeitos colaterais)

Psicoterapia para transtorno obsessivo compulsivo

Psicoterapia para transtorno obsessivo compulsivo pode ajudá-lo a lidar com as coisas que desencadeiam suas obsessões e compulsões. Terapia para transtorno obsessivo-compulsivo inclui:

• Terapia comportamental cognitiva (para ensinar-lhe estratégias para lidar com obsessões e compulsões)
  • Terapia de conversa

Tratamentos complementares

Alguns tratamentos complementares podem ajudar algumas pessoas a lidar melhor com o transtorno obsessivo-compulsivo. Estes tratamentos, por vezes referidos como terapias alternativas, são utilizados em conjunto com tratamentos médicos tradicionais. Tratamentos complementares não são destinados a substituir os cuidados médicos tradicionais. Não se esqueça de notificar o seu médico se você estiver consumindo suplementos nutricionais ou remédios homeopáticos (sem receita médica), pois eles podem interagir com a terapia médica prescrita.

Tratamentos complementares podem incluir:

• Acupuntura
  • Massagem terapêutica
  • Suplementos dietéticos nutricionais, remédios de ervas, bebidas de chá e produtos similares
  • Ioga

Quais são as possíveis complicações do transtorno obsessivo-compulsivo?

Normalmente, o transtorno obsessivo-compulsivo não se transforma em outro tipo de doença. Com o tratamento, ele pode ser gerenciado e você pode levar uma vida normal. Você pode, no entanto, desenvolver complicações dependendo de suas compulsões, como pele rachada se você lavar as mãos excessivamente.

As complicações do transtorno obsessivo compulsivo não tratado ou mal controlado podem ser graves. Você pode ajudar a minimizar o risco de complicações graves, seguindo o plano de tratamento que você e seu profissional de saúde projetam especificamente para você. Complicações do transtorno obsessivo-compulsivo incluem:

• Absenteísmo do trabalho ou escola (comportamento evitativo)
  • Efeitos adversos do tratamento do TOC
  • Depressão
  • Incapacidade de participar normalmente em atividades
  • Incapacidade de realizar tarefas diárias
  • Ataques de pânico
  • Isolamento social