Tosse com coágulo de sangue, saiba se cuidar

Tossir sangue (hemoptise) pode ser um sinal de uma condição médica séria. Infecções, câncer e problemas nos vasos sanguíneos ou nos próprios pulmões podem ser responsáveis. A tosse com sangue geralmente requer avaliação médica, a menos que a hemoptise seja causada por bronquite .

Causas da Hemoptise

Existem muitas razões potenciais para tossir sangue. Causas para a tosse com sangue incluem:

• Bronquite (aguda ou crônica), a causa mais comum de tosse com sangue. Hemoptise devido a bronquite raramente é fatal.
  • Bronquiectasia
  • Câncer de pulmão ou tumores não malignos de pulmão
  • Uso de diluentes de sangue (anticoagulação)
  • Pneumonia
  • Embolia pulmonar
  • Insuficiência cardíaca congestiva , especialmente devido à estenose mitral
  • Tuberculose
  • Condições inflamatórias ou autoimunes ( lúpus , granulomatose de Wegener, poliangiite microscópica, síndrome de Churg-Strauss e muitas outras)
  • Malformações arteriovenosas pulmonares (MAVs)
  • Cocaína crack
  • Trauma, como um tiro ou acidente de automóvel

Hemoptise também pode vir de sangramento fora dos pulmões e vias aéreas. Graves hemorragias nasais ou vômitos de sangue do estômago pode resultar em sangue escorrendo na traqueia ( traqueia ). O sangue é então cuspido, aparecendo como hemoptise.

Em muitas pessoas com hemoptise, nenhuma causa é identificada. A maioria das pessoas com hemoptise inexplicada não está mais tossindo com sangue seis meses depois.

Testes de Hemoptise

Em pessoas que estão tossindo sangue, o teste se concentra em determinar a taxa de sangramento e qualquer risco de respiração. A causa da hemoptise deve então ser identificada. Testes para tossir sangue incluem:

História e exame físico . Ao falar e examinar alguém que está tossindo sangue, um médico reúne pistas que ajudam a identificar a causa.

Radiografia de tórax . Este teste pode mostrar uma massa no peito, áreas de líquido ou congestão nos pulmões, ou ser completamente normal.

Tomografia computadorizada ( tomografia computadorizada ). Ao produzir imagens detalhadas de estruturas no tórax, uma tomografia computadorizada pode revelar algumas causas de tosse com sangue.

Broncoscopia . Um médico avança um endoscópio (tubo flexível com uma câmera na ponta) através do nariz ou da boca até a traquéia e as vias aéreas. Usando broncoscopia, o médico pode identificar a causa da hemoptise.

Hemograma completo (CBC). Um teste do número de glóbulos brancos e vermelhos no sangue, juntamente com plaquetas (células que ajudam o coágulo sanguíneo ).