Um guia do paciente para transfusões de sangue

Uma transfusão de sangue é doada de sangue para pacientes com níveis sanguíneos anormais. A transfusão é feita com glóbulos vermelhos, plaquetas, plasma ou crioprecipitado.

Se o seu corpo não tem o suficiente de um dos componentes do sangue, você pode desenvolver complicações graves com risco de vida.

O que é uma transfusão de sangue?

Uma transfusão de sangue é um procedimento comum em que o sangue doado ou os componentes do sangue de um doador voluntário são administrados através de uma linha intravenosa (IV) a um paciente para substituir o sangue e os componentes do sangue que podem estar muito baixos. O paciente pode ter níveis sanguíneos baixos devido à perda de sangue por lesão ou cirurgia, ou como resultado de um certo distúrbio médico.

A transfusão é feita com uma ou mais das seguintes partes do sangue: glóbulos vermelhos, plaquetas, plasma ou crioprecipitado.

Existem alternativas para uma transfusão de sangue?

As alternativas disponíveis e como elas funcionam bem dependerão da sua situação. Se você precisar de uma transfusão, às vezes os medicamentos podem ser usados ​​para ajudar seu corpo a produzir seu próprio sangue. Alguns medicamentos também podem ser usados ​​para prevenir ou controlar o sangramento.

Se a perda de sangue for muito grande, ou se você estiver em uma situação potencialmente fatal, essas alternativas podem não funcionar rápido o suficiente para ajudá-lo. Nestes casos, não há outras opções, exceto para receber a transfusão.

Você tem o direito de recusar uma transfusão de sangue que seu médico tenha solicitado. Você deve estar ciente dos riscos e conseqüências de não aceitar a transfusão. Como paciente, você tem a responsabilidade de discutir isso com seu médico antes de tomar sua decisão. Muitas vezes, os riscos de não receber uma transfusão incluem perda de vida ou incapacidade permanente.