Verrugas genitais: sintomas, causas, diagnóstico e tratamento

O que são verrugas genitais?

Verrugas genitais são crescimentos suaves que aparecem nos órgãos genitais. Eles são uma infecção sexualmente transmissível (DST) causada por certas cepas do papilomavírus humano (HPV). Verrugas genitais podem causar dor, desconforto e coceira.

O HPV é o mais comum de todas as ISTs. Homens e mulheres sexualmente ativos são vulneráveis ​​a complicações do HPV, incluindo verrugas genitais. A infecção pelo HPV é especialmente perigosa para as mulheres porque alguns tipos de HPV também podem causar câncer no colo do útero e na vulva .

O tratamento é fundamental para gerenciar esta infecção.

Quais são os sintomas das verrugas genitais?

As verrugas genitais são transmitidas através da atividade sexual, incluindo sexo oral, vaginal e anal. Você não pode começar a desenvolver verrugas por várias semanas ou meses após a infecção.

Verrugas genitais nem sempre são visíveis ao olho humano. Eles podem ser muito pequenos e da cor da pele ou ligeiramente mais escuros. A parte superior dos crescimentos pode parecer uma couve-flor e parecer macia ou levemente irregular ao toque. Eles podem ocorrer como um conjunto de verrugas ou apenas uma verruga.

Verrugas genitais em homens podem aparecer nas seguintes áreas:

• pênis
  • escroto
  • virilha
  • coxas
  • dentro ou ao redor do ânus

Para as fêmeas, essas verrugas podem aparecer:

• dentro da vagina ou ânus
  • fora da vagina ou ânus
  • no colo do útero

As verrugas genitais também podem aparecer nos lábios, boca , língua ou garganta de uma pessoa que teve contato sexual oral com uma pessoa que possui HPV.

Mesmo que você não consiga ver as verrugas genitais, elas ainda podem causar sintomas, como:

• corrimento vaginal
  • comichão
  • sangrando
  • queimando

Se as verrugas genitais se espalharem ou aumentarem, a condição pode ser desconfortável ou até dolorosa.

O que causa verrugas genitais?

A maioria dos casos de verrugas genitais é causada pelo HPV. Existem 30 a 40 cepas de HPV que afetam especificamente os órgãos genitais, mas apenas algumas dessas cepas causam verrugas genitais.

O vírus HPV é altamente transmissível através do contato pele a pele, razão pela qual é considerado uma DST.

De fato, o HPV é tão comum que  Fonte confiável de centros de controle e prevenção de doenças (CDC) diz que a maioria das pessoas sexualmente ativas consegue em algum momento.

No entanto, o vírus nem sempre leva a complicações como verrugas genitais. De fato, na maioria dos casos, o vírus desaparece por si só, sem causar problemas de saúde.

As verrugas genitais são geralmente causadas por estirpes de HPV que diferem das estirpes que causam verrugas nas mãos ou em outras partes do corpo. Uma verruga não pode se espalhar da mão de alguém para os órgãos genitais e vice-versa.

Fatores de risco para verrugas genitais

Qualquer pessoa sexualmente ativa corre o risco de contrair HPV. No entanto, as verrugas genitais são mais comuns para pessoas que:

• têm menos de 30 anos
  • fumaça
  • tem um sistema imunológico enfraquecido
  • tem um histórico de abuso infantil
  • são filhos de uma mãe que teve o vírus durante o parto

Quais são as outras possíveis complicações do HPV?
A infecção pelo HPV é a principal causa de câncer no colo do útero . Também pode levar a alterações pré-cancerosas nas células do colo do útero, que são chamadas de displasia .

Outros tipos de HPV também podem causar câncer da vulva, que são os órgãos genitais externos das mulheres. Eles também podem causar câncer de pênis e anal .

Como as verrugas genitais são diagnosticadas?
Para diagnosticar essa condição, seu médico fará perguntas sobre sua saúde e histórico sexual. Isso inclui sintomas que você experimentou e sempre que se envolveu em sexo, incluindo sexo oral, sem preservativos ou barragens orais.

O seu médico também fará um exame físico de todas as áreas em que você suspeita que possam estar ocorrendo verrugas.

Apenas para mulheres
Como as verrugas podem ocorrer no fundo do corpo de uma mulher, seu médico pode precisar fazer um exame pélvico . Eles podem aplicar uma solução ácida suave, o que ajuda a tornar as verrugas mais visíveis.

O seu médico também pode fazer um exame de Papanicolaou (também conhecido como exame de Papanicolau), que envolve fazer uma zaragatoa na área para obter células do colo do útero. Essas células podem ser testadas quanto à presença de HPV.

Certos tipos de HPV podem causar resultados anormais em um exame de Papanicolaou, o que pode indicar alterações pré-cancerosas. Se o seu médico detectar essas anormalidades, talvez você precise de triagens mais frequentes para monitorar quaisquer alterações ou de um procedimento especializado chamado colposcopia .

Se você é uma mulher e está preocupado com a possibilidade de ter contraído uma forma de HPV que causa câncer de colo de útero, seu médico pode realizar um teste de DNA. Isso determina qual tipo de HPV você possui no seu sistema. Um teste de HPV para homens ainda não está disponível.

Como as verrugas genitais são tratadas?

Enquanto as verrugas genitais visíveis costumam desaparecer com o tempo, o próprio HPV pode permanecer nas células da pele. Isso significa que você pode ter vários surtos ao longo de sua vida. Portanto, gerenciar os sintomas é importante porque você deseja evitar a transmissão do vírus para outras pessoas. Dito isto, as verrugas genitais podem ser transmitidas a outras pessoas, mesmo quando não há verrugas visíveis ou outros sintomas.

Você pode tratar verrugas genitais para aliviar os sintomas dolorosos ou minimizar a aparência. No entanto, você não pode tratar verrugas genitais com removedores ou tratamentos de verrugas sem receita médica (OTC).

O seu médico pode prescrever tratamentos tópicos de verrugas que podem incluir:

• imiquimod (Aldara)
  • podofilina e podofilox (Condylox)
  • ácido tricloroacético ou TCA

Se as verrugas visíveis não desaparecerem com o tempo, você pode precisar de uma pequena cirurgia para removê-las. O seu médico também pode remover as verrugas através de:

• eletrocautério ou verrugas queimadas com correntes elétricas
  • criocirurgia ou verrugas congelantes
  • tratamentos a laser
  • excisão ou corte de verrugas
  • injeções do interferon da droga

Se você é uma mulher que tem verrugas genitais, pode ser necessário fazer exames de Papanicolaou a cada três a seis meses após o tratamento inicial. Isso permite que seu médico monitore quaisquer alterações no colo do útero. O monitoramento é importante porque você pode estar em maior risco de câncer do colo do útero. As cepas de HPV que causam verrugas genitais são consideradas de baixo risco para progressão para o câncer. No entanto, você também pode ter outras cepas de HPV, algumas das quais podem aumentar o risco de câncer.

Remédios caseiros para verrugas genitais

Não use tratamentos OTC destinados a verrugas nas mãos em verrugas genitais. As verrugas nas mãos e nos órgãos genitais são causadas por diferentes cepas de HPV, e os tratamentos projetados para outras áreas do corpo costumam ser muito mais fortes que os usados ​​nos órgãos genitais. Usar os tratamentos errados pode fazer mais mal do que bem.

Alguns remédios caseiros são apontados como úteis no tratamento de verrugas genitais, mas há poucas evidências para apoiá-los. Sempre verifique com seu médico antes de tentar um remédio caseiro.Como prevenir verrugas genitais

As vacinas contra o HPV chamadas Gardasil e Gardasil 9 podem proteger homens e mulheres das cepas mais comuns de HPV que causam verrugas genitais e também podem proteger contra cepas de HPV relacionadas ao câncer do colo do útero.

Uma vacina chamada Cervarix também está disponível. Esta vacina protege contra o câncer do colo do útero, mas não contra as verrugas genitais.

Indivíduos com até 45 anos de idade podem receber a vacina contra o HPV, bem como aqueles com menos de 9 anos. A vacina é administrada em uma série de duas ou três doses, dependendo da idade. Ambos os tipos de vacina devem ser administrados antes que a pessoa se torne sexualmente ativa, pois são mais eficazes antes de uma pessoa ser exposta ao HPV.

Usar preservativo ou barragem dental toda vez que você faz sexo também pode reduzir o risco de contrair verrugas genitais.

Coping e perspectivas

As verrugas genitais são uma complicação da infecção pelo HPV que é comum e tratável. Eles podem desaparecer com o tempo, mas o tratamento é essencial para impedir seu retorno e possíveis complicações.

Se você acha que tem verrugas genitais, converse com seu médico. Eles podem determinar se você tem verrugas e quais são suas melhores opções de tratamento.

Além disso, é importante conversar com seu parceiro sexual . Isso pode parecer difícil, mas ser aberto sobre sua condição pode ajudá-lo a proteger seu parceiro de também ter uma infecção por HPV e verrugas genitais.