Doença inflamatória

6 maneiras artrite pode afetar seus olhos

A mesma inflamação que danifica as articulações também pode afetar seus olhos. Veja como proteger sua visão.

Enquanto a maioria das pessoas pensa na artrite como inflamação das articulações, cada vez mais, pesquisas mostram que a inflamação pode causar danos de formas inesperadas e em lugares inesperados. Infelizmente, os olhos não estão imunes.

“O olho é como um microcosmo de todo o corpo dentro de uma pequena bola pequena”, diz Sunir J. Garg, MD, freqüentando o cirurgião de retina no Wills Eye Hospital, na Filadélfia. Qualquer condição inflamatória que afeta o colágeno – o principal componente do tecido conjuntivo -, como a artrite reumatoide(AR), pode afetar a esclera (o branco do olho) e a córnea (a tampa da lente), “que são basicamente inteiramente colágeno”. diz o Dr. Garg.

Aqui estão seis condições de olho com conexões para diferentes formas de artrite e o que você pode fazer para proteger sua visão.

Ceratite Sicca (também chamada Síndrome do Olho Seco)

O que é:  O olho, por várias razões (incluindo o consumo de certos medicamentos ou danos nas glândulas produtoras de lágrimas), é incapaz de manter um filme saudável de lágrimas. Este filme não só lubrifica o olho, como também protege o olho das partículas estranhas e é necessário para uma boa visão.

O que você pode notar:  Secura e talvez a sensação de ter algo em seu olho; a visão também pode ficar embaçada. “Quando a lente da córnea começa a secar, não é uma barreira eficaz”, diz o Dr. Garg. Como resultado, essa condição pode levar a infecções e cicatrizes na córnea – o que, diz Garg, é como ter “um para-brisa sujo”.

Quem afeta:  Aqueles com síndrome de Sjögren , RA, esclerodermia. “Síndrome do olho seco é a manifestação oftálmica mais comum da artrite reumatóide”, diz Careen Lowder, MD, PhD, um oftalmologista da Cleveland Clinic. “As mulheres são nove vezes mais afetadas que os homens”.

O que você pode fazer:  Para os olhos secados pela síndrome de Sjögren, controlar a inflamação subjacente com os medicamentos que você toma para a artrite pode trazer algum alívio, mas você provavelmente também precisará de uma pomada tópica, lágrimas artificiais ou colírio imunossupressor, como ciclosporina ( Restasis) para manter os olhos úmidos. Plugues de duto lacrimogêneo (chamados de plugues pontuais) são outra opção. Correr um umidificador no seu quarto à noite também pode ajudar.

Secura causada por medicamentos pode ser aliviada, mudando para outro medicamento ou diminuindo a dose. (Mas nunca faça qualquer mudança de medicação sem consultar o seu médico.) Lágrimas artificiais também podem compensar a secura causada por medicamentos.

Esclerite

O que é:  Inflamação da esclera ou parte branca do olho. “[Artrite inflamatória] condições como RA pode causar a parede do olho, que é a esclera, ou a córnea, para tornar-se magro”, diz o Dr. Garg. “Isso é ruim porque o trauma menor poderia fazer com que parte do globo ocular se abrisse”, diz ele.

O que você pode notar:  Vermelhidão que não desaparece com o uso de colírios vendidos sem receita médica (como Visine), dor intensa (descrita como “dor ocular profunda e chata” pelo Dr. Lowder), sensibilidade à luz e talvez visão reduzida

Quem afeta:  Aqueles com AR, policondrite recidivante e granulomatose com poliangiite (anteriormente conhecida como granulomatose de Wegener)

O que você pode fazer:  Em alguns casos, colírios de corticosteróides podem controlar a inflamação, mas muitas vezes o problema é muito profundo dentro do olho para ser controlado localmente. A esclerite é geralmente uma indicação de que a inflamação está fora de controle, não apenas no olho, mas em outras partes do corpo, portanto, manter sua artrite sob controle é fundamental.

Uveíte

O que é:  Inflamação da úvea, a camada vascular do olho, que é imprensada entre a retina e a esclera.

O que você pode perceber:  dor, vermelhidão, visão turva e sensibilidade à luz. Se não for controlada, a uveíte pode levar à perda da visão.

Quem afeta: Aqueles com artrite juvenil , espondilite anquilosante, artrite psoriática , artrite reativa e doença de Behçet.

O que você pode fazer:  Manter sua doença sob controle pode ajudar a minimizar seu risco, mas se você notar sintomas de uveíte, entre em contato com seu médico imediatamente. Um colírio de corticosteróide geralmente é o tratamento de primeira linha. Se isso não ajudar o suficiente, seu médico pode prescrever um corticosteróide oral ou injetar o olho com um corticosteróide. Se uma infecção é a causa, antibióticos podem ser necessários.

Oclusão Vascular Retiniana

O que é:  Pequenos vasos sangüíneos que alimentam a retina, ou camada sensora de luz do olho, ficam bloqueados ou retraídos, semelhante ao que acontece durante um ataque cardíaco ou derrame cerebral.

O que você pode perceber:  Perda de visão, como uma cortina que vem do olho. Se uma artéria estiver bloqueada, a perda de visão pode acontecer de repente e ir e vir. Se uma veia é apoiada, a perda de visão pode ser mais gradual.

Quem afeta:  Aqueles com lúpus, esclerodermia, doença de Behçet, sarcoidose, poliarterite nodosa e angiite primária do SNC

O que você pode fazer:  Se uma artéria foi bloqueada, os danos podem ser permanentes e atualmente não há tratamento conhecido para restaurar a visão. Se uma veia é apoiada, a cirurgia a laser pode ajudar a reduzir o inchaço e restaurar a visão.

Glaucoma

O que é:  um grupo de condições oculares que resultam em danos ao nervo óptico, que podem causar perda de visão. A pressão alta dentro do olho é geralmente, mas nem sempre, a causa. O olho tem uma bomba que mantém o olho inflado e circula nutrientes, explica o Dr. Garg. “O fluido que é feito pela bomba deve ser liberado do olho através de uma válvula de alívio de pressão. Se você tiver inflamação na válvula, a pressão do olho pode subir e causar glaucoma. ”

O que você pode perceber:  dor nos olhos, visão embaçada ou com manchas brancas, halos da cor do arco-íris ao redor das luzes. Em seus estágios iniciais, o glaucoma não apresenta sintomas.

Quem afeta:  Aqueles com espondilite anquilosante, artrite psoriática e outros tipos de artrite inflamatória. O glaucoma também pode ser um efeito colateral da terapia com corticosteróides na artrite.

O que você pode fazer:  exames oftalmológicos regulares podem identificar o problema precocemente e melhorar o prognóstico. O tratamento para o glaucoma envolve um ou uma combinação de diferentes colírios para reduzir a pressão ocular. Se esses não forem bem sucedidos, a cirurgia pode ser usada para aumentar o fluxo de fluido aquoso do olho e diminuir a pressão.

A melhor maneira de prevenir o glaucoma relacionado à terapia com corticosteróides é trabalhar com seus médicos para minimizar o uso de corticosteroides, tomando as doses mais baixas pelo menor tempo possível para produzir os resultados desejados.

Cataratas

O que é:  “Se você tem inflamação no globo ocular, essa inflamação fará com que a lente, que deve ser cristalina, comece a ficar turva. E isso é uma catarata ”, diz o Dr. Garg.

O que você pode perceber:  visão turva ou embaçada, visão noturna ruim, cores que parecem desbotadas

Quem afeta:  Aqueles com  condições [inflamatórias] que afetam o interior do olho”, diz o Dr. Garg. Em particular, as variações genéticas comuns em pessoas com AR, espondilite anquilosante e artrite psoriática aumentam o risco de inflamação do globo ocular. Tomando esteróides orais ou tópicos também aumenta o risco.

O que você pode fazer: A  catarata pode ser tratada com cirurgia, na qual a lente turva é removida e substituída por uma lente artificial.