Doenças Aguda Doenças crônica Saúde

As diferenças entre leucemia aguda e crônica

A leucemia é câncer dos glóbulos brancos do corpo; Ele se desenvolve na medula óssea e no sistema linfático e, em seguida, transborda para a corrente sanguínea. Os quatro tipos de leucemia são divididos em duas categorias: aguda e crônica. A leucemia aguda envolve as células imaturas, chamadas células-tronco, enquanto a leucemia crônica se desenvolve em células maduras. No entanto, há muito mais a entender sobre esses dois tipos de leucemia, incluindo suas subcategorias.

Leucemia Aguda

As leucemias agudas progridem rapidamente porque afetam as células-tronco, chamadas blastos, que se dividem rapidamente – células normais do sangue e cancerosas. O problema é que as células anormais invadem o sangue rapidamente porque não param de se dividir quando deveriam. Por serem de crescimento tão rápido, as leucemias agudas geralmente se espalham para os órgãos de uma pessoa e para o sistema nervoso central. Muitas pessoas com formas agudas de leucemia apresentam sintomas de sangramento e hematomas fáceis, fadiga, perda de peso não intencional e infecções frequentes.

Esta é uma forma grave de câncer. Sem tratamento, o prognóstico da leucemia aguda é sombrio, com a maioria das pessoas sobrevivendo apenas alguns meses. No entanto, alguns tipos de leucemia aguda podem ser curados com o tratamento adequado.

Existem dois tipos de leucemia aguda:

• Leucemia linfocítica aguda (também chamada linfoblástica) (LLA): Esse tipo de câncer se desenvolve quando glóbulos brancos linfocíticos imaturos anormais começam a se dividir fora de controle. Os linfócitos maduros são responsáveis ​​por produzir anticorpos.
  • Leucemia mielóide aguda (também chamada mielóide): Esta doença pode começar com glóbulos brancos imaturos que não sejam os que se tornam linfócitos. Também se desenvolve em outros tipos de células sanguíneas imaturas – glóbulos vermelhos e plaquetas. A LMA possui vários subtipos, categorizados pelo tipo e maturidade das células em que a doença se desenvolve.

As mulheres são mais propensas que os homens a desenvolver a LLA, principalmente a partir dos 45 anos. Os homens têm maior probabilidade de desenvolver todos os outros tipos de leucemias. As crianças também são mais propensas a desenvolver a ALL do que a AML. Cerca de 75% de todas as leucemias infantis são LLA, sendo o restante LMA.

Os tratamentos podem ser eficazes para pessoas com leucemia aguda, particularmente ALL. Mais de 80% das pessoas têm remissão completa da doença e cerca de 40% estão curadas. Tipos de tratamento incluem:

• Quimioterapia
  • Transplante de células-tronco, que substitui a medula óssea de uma pessoa por nova medula
  • Radioterapia, que usa raios X para matar células cancerígenas, muitas vezes usada quando o câncer se espalhou para o sistema nervoso central
  • Drogas direcionadas, que atacam um aspecto específico das células cancerosas
  • Ensaios clínicos que testam novos tratamentos e procedimentos

Leucemia Crônica

Na leucemia crônica, as células anormais são parcialmente maduras e freqüentemente parecem normais. Quando essas células se desenvolvem em células de leucemia, elas também não combatem a doença e sobrevivem mais do que os glóbulos brancos normais, permitindo que se acumulem no sangue.

Esses tipos de câncer progridem mais lentamente que as leucemias agudas. As pessoas geralmente não apresentam sintomas e podem viver muitos anos após o desenvolvimento da doença. No entanto, as leucemias crônicas não respondem tão bem ao tratamento, tornando-as mais difíceis de curar.

Existem dois tipos de leucemia crônica:

• Leucemia linfocítica crônica (LLC): Esta doença se desenvolve a partir de glóbulos brancos parcialmente maduros chamados linfócitos. Começa na medula óssea, mas depois se move para o sangue. Existem dois tipos de LLC, um que cresce lentamente e outro que se desenvolve mais rapidamente e é mais grave.
  • Leucemia Mielogênica Crônica (LMC): Esta forma de leucemia começa com uma alteração genética nos glóbulos brancos não linfocíticos, glóbulos vermelhos e plaquetas. Um gene anormal começa então a transformar células normais em células CML. Embora seja um tipo de leucemia de crescimento lento, também pode se transformar em uma leucemia aguda e de rápido crescimento.

Talvez você poderá gostar