Dicas de saúdeDoenças de peleSaúde

Biópsia de pele para diagnóstico do câncer de pele melanoma

ele é examinada para fornecer informações sobre sua condição médica. Um médico usa uma biópsia de pele para diagnosticar ou descartar certas condições e doenças da pele.

Três tipos principais de biópsias de pele são:

• Biópsia de barbear. Um médico usa uma ferramenta semelhante a uma navalha para remover uma pequena seção das camadas superiores da pele (epiderme e uma porção da derme).
  • Biópsia por punção. Um médico usa uma ferramenta circular para remover uma pequena seção da pele, incluindo camadas mais profundas (epiderme, derme e gordura superficial).
  • Biópsia excisional. Um médico usa uma faca pequena (bisturi) para remover um nódulo inteiro ou uma área de pele anormal, incluindo uma parte da pele normal até ou através da camada gordurosa da pele.

Por que está feito

Uma biópsia de pele é usada para diagnosticar ou descartar condições e doenças da pele. Também pode ser usado para remover lesões de pele.

Uma biópsia de pele pode ser necessária para diagnosticar ou ajudar a tratar condições e doenças da pele, incluindo:

• Queratose actínica
  • Penfigoide bolhoso e outros distúrbios cutâneos com bolhas
  • Dermatite, psoríase e outras condições inflamatórias da pele
  • Cancros da pele, incluindo carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma
  • Infecção de pele
  • Marcas na pele
  • Toupeiras suspeitas ou outros crescimentos
  • Verrugas

Riscos

Uma biópsia de pele é um procedimento geralmente seguro, mas podem ocorrer complicações, incluindo:

• Sangramento
  • Hematomas
  • Cicatriz
  • Infecção
  • Reação alérgica ao antibiótico tópico

Como você se prepara

Antes da biópsia da pele, informe o seu médico se você:

• Foram diagnosticados com um distúrbio hemorrágico
  • Sofreu sangramento excessivo após outros procedimentos médicos
  • Estão tomando medicamentos para afinar o sangue, como aspirina, medicamentos contendo aspirantes, varfarina (Coumadin) ou heparina
  • Tem um histórico de infecções de pele, incluindo impetigo
  • Estão tomando medicamentos que suprimem o sistema imunológico, como medicamentos para diabetes ou usados ​​após um transplante de órgão.

O que você pode esperar

Dependendo da localização da biópsia da pele, você pode ser solicitado a se despir e trocar de roupa. Um médico ou enfermeiro limpa a área da pele a ser biopsiada. Sua pele pode ser marcada com um marcador cirúrgico ou caneta de marcação para delinear a área da biópsia.

Você recebe um anestésico local para anestesiar o local da biópsia. Isso geralmente é administrado por injeção com uma agulha fina. O medicamento entorpecente pode causar uma sensação de queimação na pele por alguns segundos. Posteriormente, o local da biópsia fica entorpecido e você não deve sentir dor ou desconforto durante a biópsia da pele.

Durante a biópsia da pele

O que você pode esperar durante a biópsia da pele depende do tipo de biópsia à qual você será submetido.

• Para uma biópsia de barbear, seu médico usa uma ferramenta afiada, uma lâmina de dois gumes ou um bisturi para cortar o tecido. A profundidade da incisão varia de acordo com o tipo de biópsia e a parte do corpo que está sendo biopsiada. Uma biópsia de barbear causa sangramento. O sangramento é interrompido aplicando pressão na área ou por uma combinação de pressão e um medicamento tópico aplicado ao local da biópsia.
  • Para uma biópsia por punção ou biópsia excisional, o procedimento envolve cortar a camada superior de gordura sob a pele, de modo que pontos podem ser necessários para fechar a ferida. Um curativo ou curativo adesivo é então colocado sobre o local para proteger a ferida e evitar sangramentos.

Uma biópsia da pele normalmente leva cerca de 15 minutos no total, incluindo o tempo de preparação, o curativo e as instruções para cuidados em casa.

Após a biópsia da pele

O seu médico pode instruí-lo a manter o curativo no local da biópsia até o dia seguinte. Ocasionalmente, o local da biópsia sangra depois que você sai do consultório médico. Isso é mais provável em pessoas que tomam medicamentos para afinar o sangue. Se isso ocorrer, aplique pressão direta na ferida por 10 a 20 minutos. Se o sangramento persistir, entre em contato com seu médico.

Todas as biópsias causam uma pequena cicatriz. Algumas pessoas desenvolvem uma cicatriz proeminente e elevada. O risco disso aumenta quando uma biópsia é feita no pescoço ou na parte superior do tronco, como as costas ou o peito. Inicialmente, a cicatriz será rosa e depois desbotará, ficando branca ou às vezes marrom. As cicatrizes desaparecem gradualmente. A cor permanente da cicatriz ficará evidente um ou dois anos após a biópsia.

Tente não esbarrar na área do local da biópsia ou realizar atividades que possam esticar a pele. Esticar a pele pode fazer com que a ferida sangre ou amplie a cicatriz.

A cicatrização da ferida pode levar várias semanas, mas geralmente é concluída em dois meses. Feridas nas pernas e pés tendem a cicatrizar mais lentamente do que as de outras áreas do corpo.

Como cuidar do local da biópsia enquanto ele cura:

• Lave as mãos com água e sabão antes de tocar no local da biópsia.
  • Lave o local da biópsia com água e sabão. Se o local da biópsia estiver no seu couro cabeludo, use shampoo.
  • Enxágue bem o site.
  • Seque o local com uma toalha limpa.
  • Cubra o local com um curativo adesivo que permita que a pele ventile.

Continue cuidando do local da biópsia até que os pontos sejam removidos. Para biópsias de barbear que não exijam pontos, continue o cuidado com a ferida até que a pele esteja curada.

Resultados

Após o procedimento de biópsia, seu médico envia a amostra para um laboratório para teste. Dependendo da condição da pele, tipo de biópsia e procedimentos laboratoriais, os resultados podem levar vários dias ou algumas semanas. Os resultados das biópsias para testes metabólicos ou genéticos podem levar vários meses ou mais.

O seu médico pode agendar uma consulta no consultório para discutir os resultados do teste. Se possível, traga um familiar ou amigo. Pode ser difícil absorver todas as informações fornecidas durante um compromisso. A pessoa que o acompanha pode se lembrar de algo que você esqueceu ou perdeu.

Anote as perguntas que deseja perguntar ao seu médico. Não tenha medo de fazer perguntas ou falar quando não entender alguma coisa. As perguntas que você pode querer fazer incluem:

• Com base nos resultados, quais são meus próximos passos?
  • Que tipo de acompanhamento, se houver, devo esperar?
  • Existem fatores que podem ter afetado os resultados deste teste e, portanto, podem ter alterado os resultados?
  • Preciso repetir o teste em algum momento?
  • Se a biópsia da pele mostrou câncer de pele, todo o câncer foi removido ou vou precisar de tratamento adicional?

Testes clínicos

Explore os estudos da Mayo Clinic testando novos tratamentos, intervenções e testes como forma de prevenir, detectar, tratar ou gerenciar esta doença.