Dicas de saúdeDoenças de peleSaúde

Dermoabrasão: saiba detalhes deste tratamento de pele

A dermoabrasão é um procedimento de recapeamento da pele que utiliza um dispositivo de rotação rápida para lixar as camadas externas da pele. Após a dermoabrasão, a pele que volta a crescer é geralmente mais suave e mais jovem.

A dermoabrasão pode diminuir a aparência das linhas faciais finas e melhorar a aparência das cicatrizes, como as causadas pela acne. A dermoabrasão pode ser realizada isoladamente ou em combinação com outros procedimentos cosméticos.

Durante a dermoabrasão, os médicos entorpecem sua pele com anestésicos. Você também pode optar por tomar um sedativo ou receber anestesia geral, dependendo da extensão do seu tratamento.

A pele tratada com dermoabrasão será sensível e rosa brilhante por várias semanas. A rosada levará cerca de três meses para desaparecer.

Por que está feito

A dermoabrasão pode ser usada para tratar ou remover:

• Cicatrizes causadas por acne, cirurgia ou lesões
  • Rugas finas, especialmente aquelas ao redor da boca
  • Pele danificada pelo sol, incluindo manchas da idade
  • Tatuagem
  • Tom de pele irregular
  • Inchaço e vermelhidão do nariz (rinofima)
  • Manchas potencialmente pré-cancerosas da pele (queratoses actínicas)

Riscos

Dermoabrasão pode causar efeitos colaterais, incluindo:

• Vermelhidão e inchaço. Após a dermoabrasão, a pele tratada ficará vermelha e inchada. O inchaço começará a diminuir dentro de alguns dias a uma semana, mas pode durar semanas ou até meses.Sua nova pele ficará sensível e rosa brilhante por várias semanas. O rosado provavelmente levará cerca de três meses para desaparecer.
  • Acne. Você pode notar pequenos inchaços brancos (milia) na pele tratada. Esses inchaços geralmente desaparecem por conta própria ou com o uso de sabão ou uma almofada abrasiva.
  • Poros dilatados. Dermoabrasão pode causar o aumento dos poros. Normalmente, os poros encolhem para o tamanho quase normal após a diminuição do inchaço.
  • Mudanças na cor da pele. A dermoabrasão geralmente faz com que a pele tratada se torne temporariamente mais escura que o normal (hiperpigmentação), mais clara que o normal (hipopigmentação) ou manchada. Esses problemas são mais comuns em pessoas com pele mais escura e às vezes podem ser permanentes.
  • Infecção. Raramente, a dermoabrasão pode levar a uma infecção bacteriana, fúngica ou viral, como um surto do vírus do herpes – o vírus que causa herpes labial.
  • Cicatriz. Raramente, a dermoabrasão que é feita muito profundamente pode causar cicatrizes. Medicações esteróides podem ser usadas para amenizar a aparência dessas cicatrizes.
  • Outras reações cutâneas. Se você costuma apresentar erupções cutâneas alérgicas ou outras reações cutâneas, a dermoabrasão pode causar queimaduras na pele.

Dermoabrasão não é para todos. O seu médico pode advertir contra dermoabrasão se você:

• Tomaram o medicamento oral para acne isotretinoína (Amnesteem, Claravis, outros) durante o ano passado
  • Ter um histórico pessoal ou familiar de áreas estriadas causadas por um crescimento excessivo de tecido cicatricial (quelóides)
  • Tem acne ou outra condição da pele cheia de pus
  • Têm infecções recorrentes por herpes simplex
  • Tenha cicatrizes de queimaduras ou pele danificadas por tratamentos com radiação

Como você se prepara

Antes de ter a dermoabrasão, seu médico provavelmente:

• Revise seu histórico médico. Esteja preparado para responder a perguntas sobre condições médicas atuais e passadas e quaisquer medicamentos que você esteja tomando ou que tenha tomado recentemente, bem como quaisquer procedimentos cosméticos que você teve no passado.
  • Faça um exame físico. O seu médico irá inspecionar a sua pele e a área a ser tratada. Isso o ajudará a determinar quais alterações podem ser feitas e como seus recursos físicos – por exemplo, o tom e a espessura da sua pele – podem afetar seus resultados.
  • Discuta suas expectativas. Converse com seu médico sobre suas motivações e expectativas, bem como sobre os riscos potenciais. Certifique-se de entender quanto tempo levará para curar e quais serão seus resultados.

Antes da dermoabrasão, você também pode precisar:

• Pare de usar certos medicamentos. Antes de fazer a dermoabrasão, seu médico pode recomendar a interrupção de diluentes de sangue e qualquer medicamento que faça com que a pele fique mais escura que o normal (hiperpigmentação).
  • Pare de fumar. Se você fuma, seu médico pode pedir que você pare de fumar por uma semana ou duas antes e depois da dermoabrasão. Fumar diminui o fluxo sanguíneo na pele e pode retardar o processo de cicatrização.
  • Tome um medicamento antiviral. O seu médico provavelmente prescreverá um medicamento antiviral antes e após o tratamento para ajudar a prevenir uma infecção viral.
  • Tome um antibiótico oral. Se você tem acne, seu médico pode recomendar tomar um antibiótico oral durante o procedimento para ajudar a prevenir uma infecção bacteriana.
  • Faça injeções de toxina botulínica (Botox). Geralmente, eles são administrados pelo menos três dias antes do procedimento e ajudam a maioria das pessoas a obter melhores resultados.
  • Use um creme retinóide. O seu médico pode recomendar o uso de um creme retinóide como a tretinoína (Renova, Retin-A) por algumas semanas antes do tratamento para promover a cura.
  • Evite a exposição solar desprotegida. A exposição excessiva ao sol antes do procedimento pode causar pigmentação irregular permanente nas áreas tratadas. Discuta a proteção solar e a exposição solar aceitável com o seu médico.
  • Organize uma volta para casa. Se você estiver sedado ou receber anestesia geral durante a dermoabrasão, precisará de ajuda para voltar para casa após o procedimento.

O que você pode esperar

A dermoabrasão geralmente é feita em uma sala de procedimentos no consultório ou em um centro cirúrgico ambulatorial. No entanto, se você estiver fazendo um trabalho extenso, a dermoabrasão pode ser feita em um hospital.

Antes do procedimento, um membro da sua equipe de saúde limpará o rosto, cobrirá os olhos e marcará a área a ser tratada. Um anestésico tópico pode ser esfregado na pele para diminuir a sensação. Então sua pele ficará anestesiada com anestésicos locais.

Você pode optar por tomar um sedativo ou receber anestesia geral, dependendo da extensão do seu tratamento.

Durante o procedimento

Durante a dermoabrasão, um membro da sua equipe de saúde manterá sua pele esticada. O seu médico moverá o dermabrader – um pequeno dispositivo motorizado com uma roda abrasiva ou escova para dar uma dica – pela pele com pressão constante e suave. Ele ou ela removerá cuidadosamente as camadas externas da pele para revelar uma pele nova e mais suave.

A dermoabrasão pode levar de alguns minutos a mais de uma hora, dependendo da quantidade de pele que está sendo tratada. Se você tiver cicatrizes profundas ou estiver recebendo uma grande quantidade de pele tratada, poderá ter a dermoabrasão feita mais de uma vez ou em etapas.

Após o procedimento

Após a dermoabrasão, a pele tratada será coberta com um curativo úmido e antiaderente. Você provavelmente precisará agendar um exame logo após o tratamento para que seu médico possa examinar sua pele e trocar seu curativo.

Em casa, troque o curativo conforme indicado pelo seu médico. O seu médico também informará quando você pode começar a limpar regularmente a área tratada e aplicar pomadas protetoras. Suas instruções de autocuidado variam de acordo com a extensão do seu procedimento.

Enquanto você estiver curando:

• A pele tratada ficará vermelha e inchada
  • Você provavelmente sentirá algum ardor, formigamento ou dor
  • Uma crosta ou crosta se formará sobre a pele tratada quando começar a curar
  • O crescimento de uma nova pele pode causar coceira

Para aliviar a dor após o procedimento, seu médico pode prescrever medicamentos para a dor ou recomendar alívio da dor sem receita, como aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin IB, outros) ou naproxeno sódico (Aleve, outros). O seu médico irá recomendar um medicamento sem receita que seja melhor para você.

Você pode preferir ficar em casa enquanto se recupera da dermoabrasão, embora possa voltar ao trabalho depois de duas semanas. Mantenha as áreas tratadas afastadas da água da piscina clorada por pelo menos quatro semanas. O seu médico pode recomendar evitar esportes ativos – especialmente aqueles que envolvem uma bola – por quatro a seis semanas.

Uma vez que a nova pele cubra completamente a área tratada, você pode usar cosméticos para ocultar qualquer vermelhidão.

Se a sua pele tratada parecer piorar – ficar cada vez mais vermelha, ressecada e com coceira após o início da cicatrização – entre em contato com o seu médico. Estes podem ser sinais de cicatrizes.

Resultados

Após a dermoabrasão, sua nova pele ficará sensível e vermelha. O inchaço começará a diminuir dentro de alguns dias a uma semana, mas pode durar semanas ou até meses. O tom rosado da sua pele provavelmente levará cerca de três meses para desaparecer.

Quando a área tratada começar a cicatrizar, você notará que sua pele fica mais suave. Proteja sua pele do sol por pelo menos seis a 12 meses para evitar alterações permanentes na cor da pele.

Se a coloração da pele escura for uma preocupação após a conclusão da cura, seu médico poderá receitar hidroquinona – um agente clareador – para ajudar a uniformizar o tom da pele.

Lembre-se de que os resultados da dermoabrasão podem não ser permanentes. À medida que envelhece, você continuará adquirindo linhas apertando os olhos e sorrindo. Novos danos causados ​​pelo sol também podem reverter seus resultados.