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A dieta Keto: Existem benefícios para pessoas com esclerose múltipla?

Pequenos estudos sugerem que uma dieta cetogênica pode diminuir a fadiga e aumentar a resistência em pessoas com esclerose múltipla, mas essa abordagem para a alimentação não é para todos.

A dieta cetogênica não é apenas sobre perda de peso, embora essa seja certamente a principal razão pela qual muitas pessoas estão interessadas nela hoje.

Foi desenvolvido como um tratamento para a epilepsia na década de 1920, depois que os médicos observaram que o jejum reduziu a atividade convulsiva. Suas origens podem, no entanto, recuar muito mais: há algumas evidências de que civilizações antigas usaram versões da dieta cetogênica como um tratamento para epilepsia. A dieta ainda é usada hoje por algumas pessoas com epilepsia, particularmente crianças, cujas convulsões não são controladas com medicação.

Chamada de dieta cetônica , a dieta cetogênica é rica em gordura, muito pobre em carboidratos e moderada em proteína. De acordo com a Escola de Saúde Pública TH Chan de Harvard , quando seguem a dieta cetônica, cerca de 70% a 80% das calorias diárias devem ser provenientes de gordura, 10% a 20% de proteínas e 5% a 10% de carboidratos.

Em contraste, o Dietary Guidelines for Americans recomenda consumir não mais do que 20 a 35% das calorias diárias de gordura, 45 a 65% de carboidratos e 10 a 35% de proteína para uma dieta geralmente saudável.

Consumir quantidades muito baixas de carboidratos faz com que o corpo queime gordura como energia (em vez de carboidrato), o que, por sua vez, causa a formação de substâncias químicas chamadas cetonas como subproduto. A dieta cetogênica é assim chamada porque, depois disso, faz com que o corpo gere cetonas. Esse processo de decomposição de gordura e criação de cetonas é chamado de “cetose”.

Mesmo após todos esses anos, o mecanismo preciso para a atividade anticonvulsiva da dieta cetogênica permanece desconhecido. Há também algumas evidências de que seguir a dieta pode ajudar as pessoas com diabetes tipo 2 a baixar os níveis de açúcar no sangue , possivelmente encorajando a perda de peso.

E quanto à esclerose múltipla (EM)? A dieta ceto poderia ter algum efeito no curso da EM? Alguns pesquisadores têm investigado essa questão nos últimos anos, e aqui está o que eles descobriram.

Descobertas de pesquisa sobre a dieta Keto e MS

É importante notar que os estudos humanos aqui mencionados são pequenos, envolvendo menos de 20 pessoas.

Altera o Microbiome Intestinal

Um  estudo publicado em junho de 2017 na revista  Frontiers in Microbiology  analisou o microbioma intestinal de 10 pessoas com esclerose múltipla antes de seguir a dieta cetona e depois de terem seguido a dieta cetona durante seis meses. Antes da dieta cetônica, os pesquisadores descobriram que a concentração de “bactérias biofermentativas numericamente substanciais” era baixa entre as pessoas com esclerose múltipla. Após seis meses da dieta cetônica, o microbioma intestinal se assemelhava ao grupo de controle saudável do estudo.

Protege o cérebro, pelo menos em ratos com MS

Um estudo animal anterior  publicado na revista  PLoS One  explorou os efeitos da dieta cetônica no comprometimento da memória e na inflamação do sistema nervoso central em camundongos com uma versão de camundongo da esclerose múltipla (EAE). O estudo descobriu que a dieta ceto suprimiu a disfunção motora e de memória, mas não impediu o aparecimento de EAE nos camundongos que seguiram a dieta ceto antes de serem injetados com uma substância que causa EAE em camundongos.

Reduz Fadiga e Depressão

Um  estudo publicado em julho de 2019 na revista Neurology: Neuroimmunology & Neuroinflammation descobriu que um tipo de dieta ceto denominada dieta modificada de Atkins melhorava a fadiga e a depressão em pessoas com esclerose múltipla. De acordo com J. Nicholas Brenton, MD , principal autor do estudo e professor assistente de neurologia e pediatria na Universidade da Virgínia, em Charlottesville, a dieta também levou a uma melhor resistência e contribuiu para a perda de peso e diminuição dos níveis de leptina pró-inflamatória . O estudo foi pequeno (19 pessoas), mas o Dr. Brenton diz que parece que a dieta cetônica é segura para pessoas com esclerose múltipla e que a doença não piorou para nenhum dos participantes durante a dieta.

Os benefícios incluem perda de peso, menos fadiga, melhores hábitos de exercício

Um artigo de acompanhamento publicado em maio de 2019 na revista  Neurology analisou as experiências dos pacientes com a dieta cetônica, incluindo seus benefícios percebidos de segui-la. Dos 18 participantes, 83% dos participantes escolheram a perda de peso como benefício da dieta, 72% escolheram melhorias na fadiga, pouco mais de 55% escolheram melhores hábitos de exercício, 50% mais resistência e 45% redução dos sintomas da esclerose múltipla. Todos os participantes disseram que recomendariam a dieta cetônica a um colega.

Diminui a Fome e a Inflamação Enquanto Aumenta a Massa Corporal Magra

Um estudo publicado em maio de 2019 na revista Nutrients examinou o efeito saciante (satisfatório) de seguir a dieta cetônica, bem como seus efeitos sobre a massa muscular e o nível de oxidação em 27 pessoas com esclerose múltipla. A oxidação é o processo normal de decaimento celular, mas níveis excessivos de oxidação ou estresse oxidativo podem levar a inflamação e dano tecidual. Os pesquisadores descobriram que seguir uma dieta cetogênica por quatro meses reduziu a percepção de fome dos participantes antes e depois do almoço e jantar – embora não antes e depois do café da manhã – e também levou a um aumento na massa magra, diminuição na massa gorda e redução dos níveis de oxidação e inflamação.

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