Asma durante a gravidez

A asma é uma doença pulmonar que faz com que as vias aéreas se contraiam, dificultando a respiração. Não há cura para a asma. Mesmo se você tiver asma e se sentir saudável, as crises de asma (quando os sintomas se tornam graves) podem acontecer a qualquer momento.

A maioria das pessoas com asma pode manter a doença sob controle e evitar sérios problemas de saúde. Se você está grávida, é muito importante trabalhar com seu médico para gerenciar sua asma e obter assistência médica, se necessário.

Como a asma afeta a gravidez?

A asma afeta 4 a 8 em cada 100 mulheres grávidas (4 a 8 por cento). Se você mantiver sua asma sob controle, provavelmente não causará nenhum problema durante a gravidez.

Se você não controla sua asma, você pode estar em risco de um problema de saúde grave chamado pré-eclâmpsia. A pré – eclâmpsia é uma condição que pode ocorrer após a 20ª semana de gestação ou logo após a gravidez. É quando uma mulher grávida tem pressão alta e sinais de que alguns de seus órgãos, como os rins e o fígado, podem não estar funcionando adequadamente. Alguns destes sinais incluem ter proteína na urina, alterações na visão e dor de cabeça severa.

Se você não controlar sua asma, seu bebê pode não receber oxigênio suficiente. Ele pode estar em maior risco de problemas de saúde como:

• Nascimento prematuro , parto que ocorre antes das 37 semanas de gravidez
  • Crescimento deficiente
  • Baixo peso ao nascer (menos de 5½ libras)

Os bebês que nascem muito pequenos e em pouco tempo são mais propensos a ter problemas de saúde do recém-nascido. Eles podem ter dificuldade para respirar e deficiências duradouras, como deficiências intelectuais e paralisia cerebral .

Quais são os sinais e sintomas da asma?

Você pode ter um ou mais sintomas de asma. Sinais e sintomas incluem:

• Aperto no peito
  • Tosse constante (especialmente à noite ou no início da manhã)
  • Falta de ar
  • Chiado (um som de assobio quando você respira)

O que causa sintomas de asma?

Uma ou mais coisas podem desencadear sua asma. Algumas das coisas mais comuns que causam sintomas de asma são:

Alergénios
Cerca de 7 em cada 10 pessoas com asma (70 por cento) têm alergias. Uma alergia é uma reação a algo que você toca, come ou respira, o que faz você espirrar, ter uma erupção cutânea ou ter dificuldade para respirar.

Os alérgenos são coisas que causam sintomas de alergia. Muitos também causam sintomas de asma. Os alérgenos comuns são pólens, fungos, pêlos de animais (pequenos flocos de pele morta), ácaros e baratas. Limite seu contato com alérgenos. Se você ainda tiver sintomas de asma, converse com seu médico.

Seu médico pode recomendar que você tome um remédio para alergia. Se você já está recebendo injeções de alergia, pode continuar a tomá-las durante a gravidez. Mas se você não está recebendo injeções de alergia, não comece a tomá-las quando estiver grávida, porque você pode ter uma reação alérgica grave chamada anafilaxia.

Irritantes
Irritantes são coisas em seu ambiente que podem prejudicar seus pulmões e desencadear sintomas de asma, incluindo poluição do ar, fumaça de cigarro e fumaça de fogões a lenha ou lareiras, ar frio e cheiros fortes, como tinta ou perfumes.

Infecções
Infecções como um resfriado, gripe ou pneumonia viral, podem desencadear sintomas de asma em algumas pessoas.

Exercício O
exercício pode causar sintomas de asma em algumas pessoas. Se a sua asma estiver sob controle, você provavelmente pode se exercitar sem problemas. Mas se o exercício durante a gravidez desencadeia a sua asma, fale com o seu médico.

Como é diagnosticada a asma?

A asma pode ser difícil de diagnosticar. Para descobrir se você tem asma, seu médico toma seu histórico de saúde , faz um exame físico e ouve sua respiração.

Você também pode fazer um teste de função pulmonar chamado espirometria. Este é um teste que verifica quão bem seus pulmões funcionam. Durante o teste, você respira fundo e expira (sopra) em uma máquina chamada espirômetro. Esta máquina mede a quantidade de ar que você respira e expira. Também mede o quão rápido você pode respirar. Quando você está grávida, as mudanças normais em seu corpo podem deixá-lo com falta de ar. Este teste pode ajudar o seu médico a saber se a falta de ar é uma complicação comum da gravidez ou se é causada por asma.

Como a asma é tratada durante a gravidez?

Seu médico precisa monitorar seus pulmões enquanto estiver grávida para que ele possa ajustar seus medicamentos para a asma, se necessário. Informe o seu médico se os seus sintomas melhorarem ou se agravarem. Ao limitar seu contato com alérgenos e outros fatores desencadeantes da asma, você pode precisar tomar menos remédios para controlar seus sintomas.

É seguro tomar medicamentos para a asma durante a gravidez?

Sintomas de asma que não param ou que pioram podem ser um risco para o seu e seu bebê. Se você estiver tomando remédio para asma antes da gravidez, não pare de tomá-lo sem falar primeiro com seu médico.

Se você for diagnosticado com asma durante a gravidez, converse com seu médico sobre a melhor maneira de tratá-lo ou administrá-lo.

Os sintomas da asma podem mudar durante a gravidez?

Sim, os sintomas da asma geralmente mudam durante a gravidez. Às vezes eles melhoram e às vezes pioram. Nós realmente não entendemos o que causa essas mudanças.

Conseguir a gripe pode desencadear sérios sintomas de asma. Não se esqueça de tomar uma vacina contra a gripe em outubro ou novembro de cada ano.

Azia também pode piorar seus sintomas. Aqui está o que você pode fazer para ajudar com sintomas de azia:

• Durma com a cabeça erguida em um travesseiro (elevado).
  • Coma pequenas refeições várias vezes ao dia.
  • Não coma dentro de 2 horas antes de dormir.
  • Pergunte ao seu médico sobre medicamentos que você pode tomar.

Você precisa de algum teste especial se estiver grávida e tiver asma?

Se a sua asma estiver sob controle e leve, talvez você não precise de nenhum teste especial. Se a sua asma não estiver bem controlada ou se a sua asma for moderada a grave, o seu médico pode recomendar repetidas ultrassonografias para verificar se o bebê está crescendo normalmente. O ultra- som usa ondas sonoras e uma tela de computador para mostrar uma imagem do seu bebê dentro do útero. Seu médico pode começar com cerca de 32 semanas de gravidez.

O seu médico também pode recomendar a frequência cardíaca do seu bebê com um monitor cardíaco fetal. Isso permite que ele verifique o bem-estar de seu bebê.

Os resultados do teste podem alertar seu médico se você ou seu bebê precisar de cuidados especiais.

O trabalho de parto e o parto podem desencadear sintomas de asma?

Apenas cerca de 1 em cada 10 mulheres grávidas com asma (10 por cento) apresentam sintomas durante o trabalho de parto e parto . Tome seus medicamentos para asma habituais durante o trabalho de parto e parto. Se você ainda tiver sintomas de asma, seu médico pode ajudar a controlá-los.

Os medicamentos para asma são seguros quando você está amamentando?

Os remédios para asma chegam ao leite materno , mas as quantidades são muito baixas e são seguras para o bebê. Se você tomar altas doses de certos medicamentos para a asma, como a teofilina, seu bebê pode ficar irritado ou ter problemas para dormir. Para ajudar a evitar isso, tome seus remédios para asma 3 ou 4 horas antes da próxima mamada. O seu provedor e o provedor do seu bebê podem ajudá-lo a ajustar seu calendário de medicamentos para que você e seu bebê possam obter os benefícios de saúde da amamentação.