Como é feridas na boca de quem tem HIV

0

Muitas condições relacionadas ao HIV podem afetar a boca, causando sintomas como úlceras, boca seca e lesões dolorosas. Problemas na boca podem ser causados ​​por infecções fúngicas, infecções virais ou infecções bacterianas. Alguns medicamentos também podem causar problemas na boca, assim como má nutrição.

Como é feridas na boca de quem tem HIV 1

Os problemas são mais prováveis ​​de ocorrer em pessoas com  baixa contagem de CD4 . Eles podem ser um sinal precoce de danos ao sistema imunológico. O tratamento do HIV e outros medicamentos podem tratar infecções da boca.

Check-ups médicos / odontológicos regulares podem prevenir doenças graves da boca. Cuidar da sua boca (higiene dental) é importante para manter sua boca saudável e notar qualquer problema no início. A escovação regular e o uso do fio dental ajudam a garantir uma boa saúde bucal e dental.

Os fumantes  são mais propensos a ter infecções orais do que os não fumantes.

Se o seu sistema imunológico estiver saudável, é menos provável que você tenha problemas bucais relacionados ao HIV. Se você não estiver tomando o tratamento para o HIV e começar a ter problemas de saúde, como úlceras na boca ou candidíase oral (candidíase), isso pode ser um sinal de que o HIV está prejudicando seu sistema imunológico e sua contagem de CD4 está diminuindo. O tratamento do HIV é recomendado para todos que vivem com o HIV, pois ajuda a prevenir danos ao sistema imunológico.

Existem alguns problemas na boca que são mais comuns em pessoas com HIV. Estes são descritos abaixo. Algumas são mais comuns ou podem se tornar mais graves em pessoas com baixa contagem de CD4. Converse com sua equipe de saúde sobre quaisquer preocupações o mais rápido possível. Eles geralmente são facilmente tratados e podem melhorar a qualidade de sua vida. Isso também significa que, se os problemas da boca são um sintoma de algo mais sério, ele será diagnosticado cedo.

Úlceras

As úlceras bucais (também conhecidas como úlceras aftosas) são feridas dolorosas nas gengivas, língua ou garganta. Eles podem dificultar comer e beber. Existem várias causas, incluindo:

• comer certos alimentos (incluindo alimentos condimentados, queijo e tomate)
  • estresse
  • morder sua bochecha ou ter outra lesão na boca
  • infecção com a família herpes de vírus (que pode causar herpes labial, herpes zoster ou varicela)
  • infecção pelo papilomavírus humano (HPV). Esta é uma infecção comum, que pode ser transmitida sexualmente
  • algumas outras infecções sexualmente transmissíveis, incluindo clamídia , gonorréia e sífilis .

Pequenas úlceras podem curar após o uso de enxaguatórios bucais, anestésicos locais ou géis esteróides. Para úlceras persistentes, a talidomida pode ser eficaz; é prescrito no Reino Unido com base em pacientes nomeados.

Boca seca e glândulas salivares inchadas

A boca seca pode ser causada por estar desidratada (por não ingerir líquidos em quantidade suficiente), por estar nervosa ou ansiosa ou por ter o nariz entupido. Diabetes pode causar uma boca seca. Também pode ser um efeito colateral de certos medicamentos, incluindo alguns tipos de antidepressivos, insulina e descongestionantes nasais.

A boca seca pode ser devido à doença salivar associada ao HIV, que causa glândulas salivares inchadas. Esta condição é particularmente comum em crianças que vivem com o HIV. O tratamento do HIV pode impedir que isso aconteça ou tratá-lo.

Se você tem uma boca seca, pode ter mau hálito, problemas de mastigação e digestão, ou desenvolver altos níveis de ácido na boca. Isso aumenta o risco de aftas, infecções bacterianas e cárie dentária.

Tratamentos simples incluem aumentar a quantidade de líquido que você ingere, sugar doces sem açúcar ou mastigar chiclete sem açúcar e chupar cubos de gelo. Evite álcool, cafeína e alimentos salgados. Deixar de fumar pode ajudar com a boca seca. Existem substitutos artificiais da saliva. Seu médico de família , médico de HIV ou um dentista podem prescrever estes.

Candidíase ou sapinho

Candidíase oral ou aftas causa bolhas brancas na boca e garganta. Você pode obter manchas vermelhas e rachaduras inflamadas na boca. O sapinho é devido ao crescimento excessivo de fungos que ocorrem naturalmente. Supercrescimento pode ocorrer quando o sistema imunológico está danificado (por exemplo,  contagem de CD4  abaixo de 400). O sapinho também pode estar relacionado ao uso de antibióticos ou como resultado de condições como diabetes. Há mais informações em nosso informativo sobre candidíase (aftas).

Câncer oral

Há algumas evidências de que pessoas com HIV podem ter maior probabilidade de desenvolver câncer de boca e garganta. Esses cânceres estão ligados à infecção por certas cepas do  papilomavírus humano   (HPV). Algumas pesquisas sugerem que ter hepatite C (infecção pelo HCV) também pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer de cabeça e pescoço. É uma boa ideia mencionar quaisquer sintomas anormais na boca ao seu médico ou dentista.

Leucoplasia pilosa oral (OHL)

OHL provoca manchas brancas com protuberâncias pequenas, semelhantes a pêlos, que geralmente ocorrem no lado da língua. As manchas parecem sapinhos, mas não podem ser removidas com facilidade. A OHL é geralmente causada pelo vírus Epstein-Barr e pode ser um sinal de que o sistema imunológico está ficando enfraquecido. Estar em tratamento contra o HIV fortalecerá seu sistema imunológico e a leucoplasia deve melhorar. A terapia para  herpes ,  verrugas e aftas pode às vezes ser eficaz contra a OHL.

Doença gengival (gengivite)

Suas gengivas devem ser rosadas e firmes, e não sangrar quando você escovar os dentes. Os sintomas da gengivite são gengivas inflamadas e doloridas e sangramento após escovação ou uso do fio dental. A gengivite é causada por bactérias na placa dentária. A doença da gengiva também pode ser um sintoma de diabetes e má nutrição , e se torna mais comum na idade avançada. Pode ser um sinal de dano ao seu sistema imunológico. O tratamento do HIV pode reverter esse dano. A escovação regular e o uso do fio dental ajudam a prevenir a infecção. Antibióticos e enxaguatórios bucais também podem tratar a infecção.

Herpes

O herpes labial é uma lesão pequena e dolorosa nos lábios ou na boca, causada pelo   vírus herpes HSV-1. Eles geralmente curam por si mesmos ao longo de várias semanas. Você também pode comprar cremes antivirais no balcão, o que pode reduzir os sintomas e acelerar a cicatrização. Se você tem surtos mais graves de herpes, você pode ser prescrito medicamentos antivirais, como aciclovir oral e valaciclovir para tratar e / ou prevenir surtos de herpes.

Cuidando da sua boca

Cuidar dos seus dentes e gengivas é importante para todos. Isso inclui escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia e usar fio dental ou usar escovas interdentais. Faça uma dieta saudável, limitando a quantidade de açúcar e álcool que você tem. Não  fume  e faça check-ups odontológicos regulares. Mencione quaisquer sintomas incomuns ao seu médico ou dentista.