Doenças viralSaúde

Como identificar a Rubéola ou sarampo?

Rubeola ( sarampo ) é uma infecção causada por um vírus que cresce nas células que revestem a garganta e os pulmões. É uma doença muito contagiosa que se espalha pelo ar sempre que alguém infectado tosse ou espirra.

As pessoas que contraem o sarampo desenvolvem sintomas como febre, tosse e nariz escorrendo. Uma erupção reveladora é a marca da doença. Se o sarampo não for tratado, pode levar a complicações como infecção no ouvido, pneumonia e encefalite (inflamação do cérebro).

Manchas de Koplik

Dois a três dias depois de você notar os sintomas do sarampo, você pode começar a ver pequenos pontos dentro da boca, em todas as bochechas. Essas manchas geralmente são vermelhas com centros azuis e brancos. Eles são chamados de pontos de Koplik, nomeados pelo pediatra Henry Koplik, que descreveu pela primeira vez os primeiros sintomas do sarampo em 1896. As manchas de Koplik devem desaparecer à medida que os outros sintomas do sarampo desaparecem.

A erupção do sarampo

A erupção do sarampo é vermelha ou marrom-avermelhada. Começa no rosto e percorre o corpo por alguns dias: do pescoço até o tronco, braços e pernas, até finalmente alcançar os pés. Eventualmente, cobrirá todo o corpo com manchas de saliências coloridas. A erupção dura por cinco ou seis dias no total. Pessoas imunocomprometidas podem não ter a erupção cutânea.

Hora de curar

Não há nenhum tratamento real para o sarampo. Às vezes, obter a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (MMR) nos primeiros três dias após a exposição ao vírus pode prevenir a doença.

O melhor conselho para as pessoas que já estão doentes é descansar e dar tempo ao corpo para se recuperar. Fique à vontade bebendo bastante líquido e tomando paracetamol (Tylenol) para febre. Não dê aspirina a crianças, devido ao risco de uma doença rara, mas grave, chamada síndrome de Reye.

Complicações do sarampo

Cerca de 30% das pessoas que contraem o sarampo desenvolvem complicações como pneumonia, infecções de ouvido, diarréia e encefalite, de acordo com a Fonte Confiável do CDC. Pneumonia e encefalite são duas complicações graves que podem requerer hospitalização.

Pneumonia

A pneumonia é uma infecção dos pulmões que causa:

• febre
  • dor no peito
  • Problemas respiratórios
  • tosse que produz muco

As pessoas cujo sistema imunológico foi enfraquecido por outra doença podem ter uma forma ainda mais perigosa de pneumonia.

Cerca de uma em cada 1.000 crianças com sarampo desenvolverá inchaço do cérebro chamado encefalite , de acordo com o Fonte Confiável do CDC. Às vezes, a encefalite começa logo após o sarampo. Em outros casos, leva meses para surgir. A encefalite pode ser muito grave, levando a convulsões, surdez e retardo mental em crianças. Também é perigoso para mulheres grávidas, levando-as a parir cedo demais ou a ter um bebê nascido abaixo do peso .