Entendendo o diabetes tipo 2

Diabetes tipo 2 (adulto): sintomas, causas, diagnóstico

Diabetes tipo 2 é uma condição crônica que afeta a maneira como seu corpo metaboliza açúcar (glicose) – uma importante fonte de combustível para o seu corpo.

Com diabetes tipo 2, seu corpo resiste aos efeitos da insulina – um hormônio que regula o movimento do açúcar em suas células – ou não produz insulina suficiente para manter os níveis normais de glicose.

O diabetes tipo 2 costumava ser conhecido como diabetes de início na idade adulta, mas hoje mais crianças estão sendo diagnosticadas com o transtorno, provavelmente devido ao aumento da obesidade infantil. Não há cura para o diabetes tipo 2, mas perder peso, comer bem e se exercitar pode ajudar a controlar a doença. Se dieta e exercício não são suficientes para controlar bem o seu açúcar no sangue, você também pode precisar de medicamentos para diabetes ou terapia com insulina.

Sintomas

Sinais e sintomas de diabetes tipo 2 geralmente se desenvolvem lentamente. Na verdade, você pode ter diabetes tipo 2 durante anos e não saber disso. Olhe para:

• Sede aumentada
  • Micção freqüente
  • Aumento da fome
  • Perda de peso não intencional
  • Fadiga
  • Visão embaçada
  • Feridas de cicatrização lenta
  • Infecções freqüentes
  • Áreas de pele escura, geralmente nas axilas e pescoço

Quando ver um médico

Consulte o seu médico se você notar sintomas de diabetes tipo 2.

Causas

Diabetes tipo 2 se desenvolve quando o corpo se torna resistente à insulina ou quando o pâncreas é incapaz de produzir insulina suficiente. Exatamente por que isso acontece é desconhecido, embora fatores genéticos e ambientais, como excesso de peso e inatividade, pareçam ser fatores contribuintes.

Como funciona a insulina

A insulina é um hormônio que vem da glândula situada atrás e abaixo do estômago (pâncreas).

• O pâncreas secreta insulina na corrente sanguínea.
  • A insulina circula, permitindo que o açúcar entre nas células.
  • A insulina reduz a quantidade de açúcar na corrente sanguínea.
  • À medida que o nível de açúcar no sangue diminui, o mesmo acontece com a secreção de insulina do pâncreas.

O papel da glicose

A glicose – um açúcar – é a principal fonte de energia para as células que compõem os músculos e outros tecidos.

• A glicose vem de duas fontes principais: comida e fígado.
  • O açúcar é absorvido pela corrente sanguínea, onde entra nas células com a ajuda da insulina.
  • Seu fígado armazena e faz glicose.
  • Quando seus níveis de glicose estão baixos, como quando você não come há algum tempo, o fígado decompõe o glicogênio armazenado em glicose para manter seu nível de glicose dentro de uma faixa normal.

No diabetes tipo 2, esse processo não funciona bem. Em vez de se mudar para as células, o açúcar se acumula na corrente sanguínea. Conforme os níveis de açúcar no sangue aumentam, as células beta produtoras de insulina no pâncreas liberam mais insulina, mas eventualmente essas células ficam prejudicadas e não conseguem produzir insulina suficiente para atender às demandas do corpo.

Na muito menos comum diabetes tipo 1, o sistema imunológico destrói erroneamente as células beta, deixando o corpo com pouca ou nenhuma insulina.

Fatores que podem aumentar o risco de diabetes tipo 2 incluem:

• Peso. Estar acima do peso é um dos principais fatores de risco para o diabetes tipo 2. No entanto, você não precisa estar acima do peso para desenvolver diabetes tipo 2.
  • Distribuição de gordura. Se você armazena gordura principalmente no abdômen, você tem um risco maior de diabetes tipo 2 do que se você armazenar gordura em outro lugar, como nos quadris e coxas. Seu risco de diabetes tipo 2 aumenta se você for um homem com uma circunferência da cintura acima de 40 polegadas (101,6 centímetros) ou uma mulher com uma cintura maior que 35 polegadas (88,9 centímetros).
  • Inatividade. Quanto menos ativo você for, maior será o risco de diabetes tipo 2. A atividade física ajuda você a controlar seu peso, usa glicose como energia e torna suas células mais sensíveis à insulina.
  • História de família. O risco de diabetes tipo 2 aumenta se seus pais ou irmãos tiverem diabetes tipo 2.
  • Corrida. Embora não esteja claro por que, pessoas de certas raças – incluindo negros, hispânicos, índios americanos e asiático-americanos – têm maior probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 do que as pessoas brancas.
  • Era. O risco de diabetes tipo 2 aumenta à medida que você envelhece, especialmente após os 45 anos. Isso provavelmente acontece porque as pessoas tendem a se exercitar menos, perder massa muscular e ganhar peso à medida que envelhecem. Mas o diabetes tipo 2 também está aumentando dramaticamente entre crianças, adolescentes e adultos jovens.
  • Pré-diabetes. Pré-diabetes é uma condição na qual o nível de açúcar no sangue é maior que o normal, mas não alto o suficiente para ser classificado como diabetes. Deixados sem tratamento, o pré-diabetes geralmente evolui para diabetes tipo 2.
  • Diabetes gestacional. Se você desenvolveu diabetes gestacional quando estava grávida, o risco de desenvolver diabetes tipo 2 aumenta. Se você deu à luz um bebê que pesa mais de 4 quilos, você também corre o risco de ter diabetes tipo 2.
  • Síndrome do ovário policístico. Para as mulheres, ter síndrome do ovário policístico – uma condição comum caracterizada por períodos menstruais irregulares, excesso de crescimento de pelos e obesidade – aumenta o risco de diabetes .
  • Áreas de pele escura, geralmente nas axilas e no pescoço. Esta condição geralmente indica resistência à insulina.

Complicações

O diabetes tipo 2 pode ser fácil de ignorar, especialmente nos estágios iniciais, quando você está se sentindo bem. Mas o diabetes afeta muitos órgãos importantes, incluindo o coração, vasos sanguíneos, nervos, olhos e rins. Controlar seus níveis de açúcar no sangue pode ajudar a evitar essas complicações.

Embora as complicações a longo prazo do diabetes desenvolvam-se gradualmente, elas podem eventualmente ser incapacitantes ou até fatais. Algumas das possíveis complicações do diabetes incluem:

• Doença cardíaca e dos vasos sanguíneos. Diabetes aumenta drasticamente o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial e estreitamento dos vasos sanguíneos (aterosclerose).
  • Danos nos nervos (neuropatia). Excesso de açúcar pode causar formigamento, dormência, queimação ou dor que geralmente começa nas pontas dos dedos ou dedos e gradualmente se espalha para cima. Eventualmente, você pode perder todo o sentimento de sentimento nos membros afetados.

Danos aos nervos que controlam a digestão podem causar problemas com náuseas, vômitos, diarreia ou constipação. Para os homens, a disfunção erétil pode ser um problema.

• Danos nos rins. O diabetes pode levar a insuficiência renal ou doença renal irreversível em estágio final, que pode exigir diálise ou transplante renal.
  • Dano ocular. O diabetes aumenta o risco de doenças oculares graves, como catarata e glaucoma, e pode danificar os vasos sanguíneos da retina, levando à cegueira.
  • Cura lenta. Deixados sem tratamento, cortes e bolhas podem se tornar infecções graves, que podem curar mal. Danos graves podem exigir a amputação do pé, pé ou perna.
  • Deficiência auditiva. Problemas auditivos são mais comuns em pessoas com diabetes.
  • Condições da pele. Diabetes pode deixar você mais suscetível a problemas de pele, incluindo infecções bacterianas e fúngicas.
  • Apnéia do sono. A apneia obstrutiva do sono é comum em pessoas com diabetes tipo 2. A obesidade pode ser o principal fator contribuinte para ambas as condições. Tratar a apnéia do sono pode reduzir a pressão arterial e fazer com que você se sinta mais descansado, mas não está claro se isso ajuda a melhorar o controle do açúcar no sangue.
  • Doença de Alzheimer. Diabetes tipo 2 parece aumentar o risco de doença de Alzheimer, embora não esteja claro o porquê. Quanto pior o seu controle de açúcar no sangue, maior o risco parece ser.

Prevenção

Escolhas de estilo de vida saudável podem ajudar a prevenir o diabetes tipo 2, e isso é verdade mesmo se você tiver diabetes em sua família. Se você já recebeu um diagnóstico de diabetes, pode usar opções de estilo de vida saudável para ajudar a evitar complicações. Se você tem pré-diabetes, as mudanças no estilo de vida podem retardar ou interromper a progressão para o diabetes.

Um estilo de vida saudável inclui:

• Comendo alimentos saudáveis. Escolha alimentos com menos gordura e calorias e mais ricos em fibras. Concentre-se em frutas, legumes e grãos integrais.
  • Ficando ativo. Apontar para um mínimo de 30 a 60 minutos de atividade física moderada – ou 15 a 30 minutos de atividade aeróbica vigorosa – na maioria dos dias. Dê uma rápida caminhada diária. Andar de bicicleta. Nadar. Se você não consegue se encaixar em um longo treino, espalhe sua atividade ao longo do dia.
  • Perdendo peso. Se você está acima do peso, perder de 5 a 10% do seu peso corporal pode reduzir o risco de diabetes. Para manter seu peso saudável, concentre-se em mudanças permanentes nos hábitos alimentares e de exercícios. Motive-se lembrando os benefícios da perda de peso, como um coração saudável, mais energia e melhora da auto-estima.
  • Evitando ser sedentário por longos períodos. Permanecer sentado por longos períodos pode aumentar o risco de diabetes tipo 2. Tente levantar a cada 30 minutos e se movimentar por pelo menos alguns minutos.

Às vezes, a medicação também é uma opção. A metformina (Glucophage, Glumetza, outros), um medicamento oral para diabetes, pode reduzir o risco de diabetes tipo 2. Mas mesmo se você tomar medicação, escolhas saudáveis ​​de estilo de vida permanecem essenciais para prevenir ou controlar o diabetes.