Doenças crônica Saúde

Entendendo o diabetes tipo 2

Diabetes é uma condição médica crônica em que os níveis de açúcar, ou glicose, se acumulam na corrente sanguínea. O hormônio insulina ajuda a mover o açúcar do sangue para as células, que são onde o açúcar é usado como energia.

diabetes tipo 2

No diabetes tipo 2, as células do seu corpo não são capazes de responder à insulina tão bem quanto deveriam. Nos estágios posteriores da doença, seu corpo também pode não produzir insulina suficiente.

A diabetes tipo 2 descontrolada pode levar a níveis cronicamente elevados de açúcar no sangue, causando vários sintomas e, potencialmente, levando a complicações sérias.

Sintomas do diabetes tipo 2

No diabetes tipo 2, o seu corpo não é capaz de usar eficazmente a insulina para levar a glicose às células. Isso faz com que seu corpo dependa de fontes de energia alternativas em seus tecidos, músculos e órgãos.

Esta é uma reação em cadeia que pode causar uma variedade de sintomas. A diabetes tipo 2 pode se desenvolver lentamente. Os sintomas podem ser leves e fáceis de serem descartados no começo.

Os primeiros sintomas podem incluir:

• fome constante
  • falta de energia
  • fadiga
  • perda de peso
  • sede excessiva
  • micção frequente
  • boca seca
  • comichão na pele
  • visão embaçada

Conforme a doença progride, os sintomas se tornam mais graves e potencialmente perigosos.

Se os seus níveis de açúcar no sangue tiverem sido elevados durante muito tempo, os sintomas podem incluir:

• infecções fúngicas
  • cortes ou feridas de cicatrização lenta
  • manchas escuras na sua pele
  • dor no pé
  • sentimentos de dormência nas extremidades ou neuropatia

Se você tiver dois ou mais desses sintomas, deve consultar o seu médico. Sem tratamento, o diabetes pode se tornar fatal.

Diabetes tem um efeito poderoso em seu coração. Mulheres com diabetes são duas vezes mais propensas a ter outro ataque cardíaco após o primeiro. Eles são quádruplos o risco de insuficiência cardíaca quando comparados com mulheres sem diabetes. Diabetes também pode levar a complicações durante a gravidez.

Dieta para diabetes tipo 2

A dieta é uma ferramenta importante para manter seu coração saudável e os níveis de açúcar no sangue dentro de uma faixa segura e saudável. Não precisa ser complicado ou desagradável. A dieta recomendada para pessoas com diabetes tipo 2 é a mesma dieta que quase todos devem seguir. Tudo se resume a algumas ações-chave:

• Coma refeições e lanches no horário.
  • Escolha uma variedade de alimentos que são ricos em nutrição e baixos em calorias vazias.
  • Tenha cuidado para não comer demais.
  • Leia atentamente os rótulos dos alimentos.

Alimentos para escolher

Os carboidratos saudáveis ​​podem fornecer fibras. As opções incluem:

• legumes
  • frutas
  • leguminosas, como feijão
  • grãos integrais

Alimentos com ácidos graxos ômega-3 saudáveis ​​para o coração incluem:

• atum
  • sardinhas
  • salmão
  • cavalinha
  • Linguado
  • bacalhau

Você pode obter gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas saudáveis ​​a partir de vários alimentos, incluindo:

• azeite
  • óleo de canola
  • óleo de amendoim
  • amêndoas
  • nozes
  • abacates

Embora essas opções de gordura sejam boas para você, elas são altas em calorias. Moderação é fundamental. Ao escolher produtos lácteos, escolha opções com baixo teor de gordura.

Alimentos para evitar

Existem certos alimentos que você deve limitar ou evitar inteiramente. Esses incluem:

• alimentos pesados ​​em gorduras saturadas
  • alimentos pesados ​​em gorduras trans
  • carne
  • Carnes processadas
  • marisco
  • carnes orgânicas, como carne bovina ou fígado
  • margarina em bastão
  • Encurtando
  • assados
  • snacks processados
  • bebidas açucaradas
  • produtos lácteos com alto teor de gordura
  • alimentos salgados
  • comidas fritas

Converse com seu médico sobre suas metas pessoais de nutrição e calorias. Juntos, você pode elaborar um plano de dieta que tenha um ótimo sabor e atenda às suas necessidades de estilo de vida.

Dicas para Lanches no Trabalho

Meu irmão, que tem diabetes tipo 2, guarda pacotes de amêndoas cruas em sua mesa para mastigar quando evita doces no escritório.

Tratamento para diabetes tipo 2

Você pode efetivamente gerenciar diabetes tipo 2. O seu médico dir-lhe-á com que frequência deve verificar os seus níveis de glicose no sangue. O objetivo é ficar dentro de um intervalo específico.

Siga estas dicas para gerenciar o diabetes tipo 2:

• Inclua alimentos ricos em fibras e carboidratos saudáveis ​​em sua dieta. Comer frutas, verduras e grãos integrais ajudará a manter os níveis de glicose no sangue estáveis.
  • Coma em intervalos regulares
  • Só coma até estar satisfeito.
  • Controle seu peso e mantenha seu coração saudável. Isso significa manter os carboidratos refinados, doces e gorduras animais no mínimo.
  • Receba cerca de meia hora de atividade aeróbica diariamente para ajudar a manter seu coração saudável. O exercício também ajuda a controlar a glicose no sangue.

O seu médico irá explicar como reconhecer os primeiros sintomas do açúcar no sangue, que é muito alto ou muito baixo, e o que fazer em cada situação. Seu médico também ajudará você a saber quais alimentos são saudáveis ​​e quais os alimentos que não são.

Nem todo mundo com diabetes tipo 2 precisa usar insulina. Se você fizer isso, é porque o pâncreas não está fazendo insulina suficiente por conta própria. É crucial que você tome insulina de acordo com as instruções. Existem outros medicamentos prescritos que podem ajudar também.

Causas da diabetes tipo 2

A insulina é um hormônio natural. Seu pâncreas produz e libera quando você come. A insulina ajuda a transportar o açúcar da corrente sanguínea para as células em todo o corpo, onde é usado para energia.

Se você tem diabetes tipo 2, seu corpo se torna resistente à insulina. Seu corpo não está mais usando o hormônio de forma eficiente. Isso força seu pâncreas a trabalhar mais para produzir mais insulina. Com o tempo, isso pode danificar as células do pâncreas. Eventualmente, seu pâncreas pode não ser capaz de produzir insulina.

Se você não produz insulina suficiente ou se seu corpo não a usa eficientemente, a glicose se acumula na corrente sanguínea. Isso deixa as células do seu corpo famintas de energia.

Os médicos não sabem exatamente o que desencadeia essa série de eventos.

Pode ter a ver com disfunção celular no pâncreas ou com sinalização e regulação celular. Em algumas pessoas, o fígado produz muita glicose. Pode haver uma predisposição genética para o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Há também uma predisposição genética para a obesidade, que aumenta o risco de resistência à insulina e diabetes. Também poderia haver um gatilho ambiental.

Provavelmente, é uma combinação de fatores que aumenta o risco de diabetes tipo 2. Pesquisas sobre as causas do diabetes tipo 2 estão em andamento.

Em alguns casos, mudanças no estilo de vida são suficientes para manter o diabetes tipo 2 sob controle. Se não, existem vários medicamentos que podem ajudar. Alguns desses medicamentos são:

• metformina, que pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e melhorar a resposta do seu corpo à insulina
  • sulfoniluréias, que ajudam seu corpo a produzir mais insulina
  • meglitinidas ou glinidas, que são medicamentos de curta duração e de ação rápida que estimulam o pâncreas a liberar mais insulina
  • tiazolidinedionas, que tornam o corpo mais sensível à insulina
  • inibidores da dipeptidil peptidase-4, que são medicamentos mais leves que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue
  • agonistas do receptor do peptídeo-1 semelhante ao glucagon, que retardam a digestão e melhoram os níveis de açúcar no sangue
  • inibidores do cotransportador de sódio-glicose-2, que ajudam a evitar que os rins reabsorram o açúcar no sangue e o enviam para a urina

Cada um desses medicamentos pode causar efeitos colaterais. Pode levar algum tempo para encontrar a melhor medicação ou combinação de medicamentos para tratar seu diabetes.

Se sua pressão arterial ou níveis de colesterol são um problema, você pode precisar de medicamentos para atender a essas necessidades também.

Se o seu corpo não consegue produzir insulina suficiente, você pode precisar de terapia com insulina. Você pode precisar apenas de uma injeção de ação prolongada que pode tomar à noite ou pode precisar tomar insulina várias vezes ao dia.

Talvez você poderá gostar